2025/11/25

O ensino dos poemas de Camões em aulas de PLE em Macau

Estudantes chineses da UCTM participam no I Congresso do Meio Milénio de Camões
organizado pela RCnA&A, na Fundação Rui Cunha, em Macau, no dia 24 fev. 2024

  Olhar a questão a partir de Macau:  
Como é a exploração pedagógica
do texto literário/Camões em PLE?
APONTAMENTOS
para participação no Congresso Internacional
"Ensinar Camões no Século XXI"
Coimbra, 28 nov. 2025

 





Apresentação que destaca 2 fontes:


Podcast - Como ensinar Camões hoje?
Podcast: Episódio 3 do ciclo de debates 
24 jun. 2025 |  15h00 | na BNP, em Lisboa
Moderação de Cristina Costa Gomes
com os profs. José Augusto Cardoso Bernardes e Rui Mateus
[transcrição, parcial]

"Camões na Biblioteca Camilo Pessanha: exposição bibliográfica camoniana"
Patente de 21 a 30 dez. 2025, no Café do Oriente do IPOR, em Macau.
Com curadoria de José Carlos Canoa
Org. IPOR - Instituto Português do Oriente.



 

  ENSINAR A LER CAMÕES...  


1. Reflexão em encontros académicos (5):

1.1. 2025 – Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI, 28 e 29 NOV. 2025, na FLUC.
1.2. 2022 – Os Lusíadas na escola e na sociedade, congresso realizado no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, de 26 a 28 de outubro de 2022. Comissão Organizadora: Maria do Céu Fraga, Madalena Teixeira Silva, Rui Tavares de Faria. 
1.3. 2022 – Os Lusíadas na Escola. - Congresso, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 18 e 19 de novembro de 2022. Org. Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha.
1.4. 2001 – IX Forum Camoniano: A projecção universal de Camões: o ensino de Camões hoje. – [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação da Casa-Memória de Camões; coord. Ana Tavares.
1.5. 1998 – V Fórum Camoniano: O ensino de Camões: práticas e propostas. - [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação Casa-Memória de Camões em Constância.

2. Formação de professores

2.1. Camões e “a necessidade de acolhimento, (JAC Bernardes).

2.2. “A investigação e a didáctica da lírica de Camões (JAC Bernardes)


 

3. Questões metodológicas

3.1. Ler Camões como atividade de estudo em sala de aula / ou como leitura extensiva?

 

3.2. Textos integrais ou excertos? - Ver, por ex., o livro em 2 vols. de Sara Augusto & ... - Português com(n) textos.

 

3.3. Adaptados de que modo? 
- Redução da extensão? (“minificação”) - no caso de Os Lusíadas, redução das estrofes (por x., H. Cidade);
- Antologia de textos? - manuais escolares; seleção de episódios, por ex., por A. Sérgio;
- Reconto em prosa? - João de Barros, Amélia Pinto Pais, etc.
- Adaptação para BD?
- ...

Rui Mateus propõe ou analisa 

a “adaptação como estratégia de mediação dos clássicos 

em contexto escolar” (artigo, 2013)

 

- 3.4. Que edições escolares/pedagógicas: as que existem e as que faltam. - (JAC Bernardes, JL, 2022).

 

3.4. Com recurso aos media: o digital, as TIC, a IA.
- A  comunicação  com  textos literários  e as  TIC. - Há alguma investigação na área: por ex., uma dissertação em Estudos Portugueses Multidisciplinares (2010).
- Consultar as atividades exploratórias propostas pela RBE, no âmbito do projeto"Camões, Engenho e Arte". Para além das competências específicas do português(Leitura, Escrita, Produção e Interação Oral), há atividades no âmbito da expressão arstica, jogos e media.

      

  3.5. Revisitar Camões: as relações intertextuais e interartísticas. - (artigo de Rui Tavares de Faria: 2022).

 

 

EM AULAS DE PLE...  


1. Comunicar com textos? - Nas aulas de Português como língua materna / ou nas de PLNM/PLE (o uso do texto literário nas aulas de língua estrangeira: “comunicar” com o texto literário?);

 

2. Em que língua? - Na língua original ou traduzidos?

 

3. Literatura e referente (i.e., contexto e cultura): 
3.1. a distância e o desconhecimento da cultura/literatura por estudantes universitários oriundos maioritariamente da China Interior (alguns de Macau).
3.2. para aprender e comunicar sobre a memória cultural portuguesa. - (por ex., Iolanda Ogando Gonzalez, Diacrítica, 2019).

 

4. Adaptados de que modo? 
a. Simplificação?  // Acompanhados de notas, comentários/imagens?
b. ”Retextualização?
a. Projeto L EPLE - Literatura no EPLE. - Para além da “retextualização”, inclui “questionários pedagógicos” sobre a obra.
Projeto coordenado pela Professora Ana Maria Machado, sediado na FLUC, e que "tem como principal objetivo introduzir a leitura extensiva de contos retextualizados da literatura portuguesa dos séculos XIX-XXI, no ensino de Português como língua estrangeira".
b. Coleção de adaptação de clássicos da editora LIDEL.
c. Ler Camões escutando? - Os audiolivros, uma possibilidade emergente? (há artigo em espanhol).

Consultar o Guia de leitura: ... PLE...

do Plano Nacional de Leitura, maio de 2025

Entre outros aspetos, o guia aborda as vantagens da leitura literária, 
propõe sugestões de leitura por níveis de competência linguística
estratégias de mediação, propostas para leitura autónoma.
(alguns tipos de livros: 
álbuns sem texto, álbuns com texto, narrativa, poesia)



NA CHINA / MACAU.


1. Romaria de associações, professores, estudantes e do cidadão em geral à Gruta de Camões, no dia 10 de Junho.

2. Os textos poéticos camonianos nas aulas de PLE - na escola, centro de línguas, na universidade. 

3. Produção de vídeos: a partir de poemas de Camões (na UCTM); sobre o Jardim e a Gruta de Camões (concurso do IPOR: “Falar Macau, Falar Português); gravação de recitação de poemas no 5 de maio, Dia M da Língua Portuguesa;

4. Dramatização da vida e dos amores (em Macau) do Poeta;

5. Recitação de poemas no concurso anual de poesia, na UCTM;

6. Traduções: Coleções de obras/clássicos; épica e lírica (sonetos) camonianos. V. painel 4 da expo.

7. Edição de obras inspiradas na obra e na presença de Camões em Macau: álbum poético e fotográfico de Sara Augusto. - V. painel 11 da expo.

8. Em Macau, Lola Geraldes Xavier, professora da U. Politécnica, tem defendido “Um lugar para a literatura no ensino do PLE na China” (2017) e, em coautoria com Adelina Castelo e YUnLiu apresentou em 2024 um estudo sobre os “Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE”.

9. Emergência de jovens investigadores chineses. - V. painel 10 da expo.

10. Realização de uma exposição bibliográfica que é uma mostra do acervo da BCP do IPOR, que será traduzida para chinês e que fará uma itinerância pelas escolas de Macau.

 

  CONCLUSÃO  

 

Ensinar a ler Camões nas escolas, mesmo a estudantes estrangeiros,

é passar da competência comunicativa à competência simbólica;

É valorizar a interpretação do texto, o conhecimento da cultura,

permitindo ao aluno estabelecer um diálogo intercultural

mais profundo e enriquecedor.


Há que repensar o lugar do texto literário nas aulas de PLE.


Ler Camões com os aprendentes 
não só é possível como desejável
 – em qualquer parte do mundo, e também em Macau.
(afirmação inspirada no guia de leitura do PNL)



(Magalhães, Catarina Gomes Monteiro (2016)

Um lugar para o texto literário na aula de PLE [PDF].

Relatório de Mestrado  em  PL2 / PLE. Orient. Luís Fernando de Sá Fardilha. Porto:  FLUP.

 

Moço, Mafalda (2011)

O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem

 

 

Claire. J. Kramsch

From communicative competence to symbolic competence

In The Modern Language Journal, vol. 90, n.º 2 (2006), 249-252.









 

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