organizado pela
RCnA&A, na Fundação Rui Cunha, em Macau, no dia 24 fev. 2024
Olhar a questão a partir de Macau:
Como é a exploração pedagógica
do texto literário/Camões em PLE?
APONTAMENTOS
para participação no Congresso Internacional
"Ensinar Camões no Século XXI"
Coimbra, 28 nov. 2025
Apresentação que destaca 2 fontes:
Podcast - Como ensinar Camões hoje?
24 jun. 2025 | 15h00 | na BNP, em Lisboa
Moderação de Cristina Costa Gomes
com os profs. José Augusto Cardoso Bernardes e Rui Mateus
"Camões na Biblioteca Camilo Pessanha: exposição bibliográfica camoniana"
Patente de 21 a 30 dez. 2025, no Café do Oriente do IPOR, em Macau.
Com curadoria de José Carlos Canoa
Org. IPOR - Instituto Português do Oriente.
ENSINAR A LER CAMÕES...
1. Reflexão em encontros académicos (5):
1.2. 2022 – Os Lusíadas na escola e na sociedade, congresso realizado no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, de 26 a 28 de outubro de 2022. Comissão Organizadora: Maria do Céu Fraga, Madalena Teixeira Silva, Rui Tavares de Faria. 1.3. 2022 – Os Lusíadas na Escola. - Congresso, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 18 e 19 de novembro de 2022. Org. Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha.
1.4. 2001 – IX Forum Camoniano: A projecção universal de Camões: o ensino de Camões hoje. – [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação da Casa-Memória de Camões; coord. Ana Tavares.
1.5. 1998 – V Fórum Camoniano: O ensino de Camões: práticas e propostas. - [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação Casa-Memória de Camões em Constância.
2. Formação de professores
2.1. Camões e “a necessidade de acolhimento”, (JAC Bernardes).
2.2. “A investigação e a didáctica da lírica de Camões” (JAC Bernardes)
3. Questões metodológicas
3.1. Ler Camões como atividade de estudo em sala de aula / ou como leitura extensiva?
3.2. Textos integrais ou excertos? - Ver, por ex., o livro em 2 vols. de Sara Augusto & ... - Português com(n) textos.
3.3. Adaptados de que modo?
- Redução da extensão? (“minificação”) - no caso de Os Lusíadas, redução das estrofes (por x., H. Cidade);
- Antologia de textos? - manuais escolares; seleção de episódios, por ex., por A. Sérgio;
- Reconto em prosa? - João de Barros, Amélia Pinto Pais, etc.
- Adaptação para BD?
- ...
Rui Mateus propõe ou analisa
a “adaptação como estratégia de mediação dos clássicos
em contexto escolar” (artigo, 2013)
- 3.4. Que edições escolares/pedagógicas: as que existem e as que faltam. - (JAC Bernardes, JL, 2022).
3.4. Com recurso aos media: o digital, as TIC, a IA.
- A comunicação com textos literários e as TIC. - Há alguma investigação na área: por ex., uma dissertação em Estudos Portugueses Multidisciplinares (2010).
- Consultar as atividades exploratórias propostas pela RBE, no âmbito do projeto"Camões, Engenho e Arte". Para além das competências específicas do português(Leitura, Escrita, Produção e Interação Oral), há atividades no âmbito da expressão artística, jogos e media.
3.5. Revisitar Camões: as relações intertextuais e interartísticas. - (artigo de Rui Tavares de Faria: 2022).
EM AULAS DE PLE...
1. Comunicar com textos? - Nas aulas de Português como língua materna / ou nas de PLNM/PLE (o uso do texto literário nas aulas de língua estrangeira: “comunicar” com o texto literário?);
2. Em que língua? - Na língua original ou traduzidos?
3. Literatura e referente (i.e., contexto e cultura):
3.1. a distância e o desconhecimento da cultura/literatura por estudantes universitários oriundos maioritariamente da China Interior (alguns de Macau).
3.2. “para aprender e comunicar sobre a memória cultural portuguesa”. - (por ex., Iolanda Ogando Gonzalez, Diacrítica, 2019).
4. Adaptados de que modo?
a. Simplificação? // Acompanhados de notas, comentários/imagens?
b. ”Retextualização?
Projeto coordenado pela Professora Ana Maria Machado, sediado na FLUC, e que "tem como principal objetivo introduzir a leitura extensiva de contos retextualizados da literatura portuguesa dos séculos XIX-XXI, no ensino de Português como língua estrangeira".
b. Coleção de adaptação de clássicos da editora LIDEL.
c. Ler Camões escutando? - Os audiolivros, uma possibilidade emergente? (há artigo em espanhol).
Consultar o Guia de leitura: ... PLE...
do Plano Nacional de Leitura, maio de 2025
Entre outros aspetos, o guia aborda as vantagens da leitura literária,
propõe sugestões de leitura por níveis de competência linguística,
estratégias de mediação, propostas para leitura autónoma.
(alguns tipos de livros:
álbuns sem texto, álbuns com texto, narrativa, poesia)
NA CHINA / MACAU.
1. Romaria de associações, professores, estudantes e do cidadão em geral à Gruta de Camões, no dia 10 de Junho.
2. Os textos poéticos camonianos nas aulas de PLE - na escola, centro de línguas, na universidade.
3. Produção de vídeos: a partir de poemas de Camões (na UCTM); sobre o Jardim e a Gruta de Camões (concurso do IPOR: “Falar Macau, Falar Português”); gravação de recitação de poemas no 5 de maio, Dia M da Língua Portuguesa;
4. Dramatização da vida e dos amores (em Macau) do Poeta;
5. Recitação de poemas no concurso anual de poesia, na UCTM;
6. Traduções: Coleções de obras/clássicos; épica e lírica (sonetos) camonianos. V. painel 4 da expo.
7. Edição de obras inspiradas na obra e na presença de Camões em Macau: álbum poético e fotográfico de Sara Augusto. - V. painel 11 da expo.
8. Em Macau, Lola Geraldes Xavier, professora da U. Politécnica, tem defendido “Um lugar para a literatura no ensino do PLE na China” (2017) e, em coautoria com Adelina Castelo e YUnLiu apresentou em 2024 um estudo sobre os “Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE”.
10. Realização de uma exposição bibliográfica que é uma mostra do acervo da BCP do IPOR, que será traduzida para chinês e que fará uma itinerância pelas escolas de Macau.
CONCLUSÃO
Ensinar a ler Camões nas escolas, mesmo a estudantes estrangeiros,
é passar da competência comunicativa à competência simbólica;
É valorizar a interpretação do texto, o conhecimento da cultura,
permitindo ao aluno estabelecer um diálogo intercultural
mais profundo e enriquecedor.
Há que repensar o lugar do texto literário nas aulas de PLE.
Ler Camões com os aprendentes
não só é possível como desejável
– em qualquer parte do mundo, e também em Macau.
(afirmação inspirada no guia de leitura do PNL)
(Magalhães, Catarina Gomes Monteiro (2016)
Um lugar para o texto literário na aula de PLE [PDF].
Relatório de Mestrado em PL2 / PLE. Orient. Luís Fernando de Sá Fardilha. Porto: FLUP.
Moço, Mafalda (2011)
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem
Claire. J. Kramsch
From communicative competence to symbolic competence
In The Modern Language Journal, vol. 90, n.º 2 (2006), 249-252.