2025/10/04

Porquê ler Camões?, artigo por Regina dos Santos Duarte

 

 "Porquê ler Camões? 
 Entre o desejo e a realidade" 

por Regina dos Santos Duarte
Comissária do Plano Nacional de Leitura

in Expresso, 24.02.2025


"Para leitores menos experientes, essa mediação é indispensável. 
No contexto escolar, o mediador é o professor, 
que deve orientar os alunos na exploração do poema, 
na descoberta das suas chaves de leitura, 
na formulação de questões que os envolvam no texto. 
Deve ensiná-los a ler os poemas em voz alta, 
a sentir os seus ritmos e sonoridades, 
a captar as emoções que o poeta quis transmitir."

"A escola deve cumprir ambos os papéis: 
ler Camões pelo seu valor cultural 
e criar momentos de reflexão 
em que a sua leitura contribua para 
o crescimento pessoal e social dos alunos."

Regina Duarte

Citação do artigo
pode lê-lo integralmente aqui.




Regina dos Santos Duarte
Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL)

Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses (1995) pela U. NOVA
e doutorada em Literacias e Ensino da Literatura 
pela U. Minho, com a tese Ensino da Literatura: nós e laços (2013).

Foi coord. do Ensino de Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, 
como membro da rede de ensino do Camões, I.P., 
e adida para a Educação na Embaixada de Portugal em Londres.

Foi investigadora no projeto LIFT2 
– A Literary Framework for Teachers of Secondary Education –
Definição de níveis de competência de leitores 
e classificação de livros de literatura juvenil 
em níveis de complexidade.

Foi também membro e Líder da Equipa de Português, 
na DGIDC, Ministério da Educação (2002–2009).


Regina dos Santos Duarte
Tese de doutramento em  Educação: Literaturas e Ensino do Português.
Ed. impressa e em CD-ROM. | X, 367 p. : il. (30 cm). | [PDF]
Orient. Rui Vieira de Castro, Vítor Aguiar e Silva.
Braga: Instituto de Educação, Univ. Minho, 2013
 


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Redação: 4.10.2025