"Porquê ler Camões?
Entre o desejo e a realidade"
por Regina dos Santos Duarte
Comissária do Plano Nacional de Leitura
in Expresso, 24.02.2025
"Para leitores menos experientes, essa mediação é indispensável.
No contexto escolar, o mediador é o professor,
que deve orientar os alunos na exploração do poema,
na descoberta das suas chaves de leitura,
na formulação de questões que os envolvam no texto.
Deve ensiná-los a ler os poemas em voz alta,
a sentir os seus ritmos e sonoridades,
a captar as emoções que o poeta quis transmitir."
"A escola deve cumprir ambos os papéis:
ler Camões pelo seu valor cultural
e criar momentos de reflexão
em que a sua leitura contribua para
o crescimento pessoal e social dos alunos."
Regina Duarte
Citação do artigo
pode lê-lo integralmente aqui.
Regina dos Santos Duarte
Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL)
Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses (1995) pela U. NOVA
e doutorada em Literacias e Ensino da Literatura
pela U. Minho, com a tese Ensino da Literatura: nós e laços (2013).
Foi coord. do Ensino de Português no Reino Unido e Ilhas do Canal,
como membro da rede de ensino do Camões, I.P.,
e adida para a Educação na Embaixada de Portugal em Londres.
Foi investigadora no projeto LIFT2
– A Literary Framework for Teachers of Secondary Education –
Definição de níveis de competência de leitores
e classificação de livros de literatura juvenil
em níveis de complexidade.
Foi também membro e Líder da Equipa de Português,
na DGIDC, Ministério da Educação (2002–2009).
Regina dos Santos Duarte
Tese de doutramento em Educação: Literaturas e Ensino do Português.
Ed. impressa e em CD-ROM. | X, 367 p. : il. (30 cm). | [PDF]
Orient. Rui Vieira de Castro, Vítor Aguiar e Silva.
Braga: Instituto de Educação, Univ. Minho, 2013
para saber +
Redação: 4.10.2025