2025/10/05

CAMONISTA - Rui Tavares de Faria






















Rui Miguel Ventura do Couto Tavares de Faria
n. 1977
Professor, investigador, camonista

Licenciado em Estudos Portugueses e Franceses (2000),
pela U. Açores, e em Estudos Clássicos (2019) pela FLUC;
doutorado em Literatura Portuguesa (2009) pela FLUP
e em Estudos Clássicos - Ramo de Poética e Hermenêutica:
Literatura grega e história antiga (2023) pela FLUC.

Professor na Universidade dos Açores,
em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel
e na Escola Secundária Domingos Rebelo.

Membro do CECH – Universidade de Coimbra
rui.mv.faria@uac.pt




OS LUSÍADAS

na escola e na Sociedade

450 anos

 Coordenação dos Professores Doutores:
Maria do Céu FragaRui Tavares de Faria e Madalena Teixeira da Silva
Ponta Delgada: Letras Lavadas edições - CEHu da  U. Açores, 2024
Saber mais aqui.



Os Lusíadas na escola e na sociedade

Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

de 26 a 28 de outubro de 2022
Comissão Organizadora: 
Maria do Céu Fraga | Madalena Teixeira Silva | Rui Tavares de Faria
Saber mais aqui.



Herança clássica no teatro camoniano: 
géneros, temas e personagens

"O teatro de Camões reveste-se de particular importância para se conhecer e analisar a produção dramática criada e representada no século XVI, em Portugal. São três as peças cuja autoria é atribuída a Luís Vaz de Camões, número reduzido se comparado com a obra de outros dramaturgos da época, como Gil Vicente e António Ferreira. 

No presente artigo, pretende-se dar a conhecer a obra teatral de Camões à luz da tradição clássica greco-latina. Procurar-se-á demonstrar como o autor português recupera e recria os modelos antigos no que diz respeito ao(s) género(s), aos temas e às personagens intervenientes nos enredos das suas peças.

Palavras‑chave: Camões, teatro, modelos, género(s), temas, personagens."

Resumo In Humanitas online, n.º 85 (2025), 279-299.



"Revisitar os Clássicos no Ensino Secundário: 
propostas de relação intertextual e interartística"

"O presente artigo apresenta um conjunto de propostas de relação intertextual e interartística entre autores e obras da Antiguidade Clássica e os conteúdos que, no âmbito da Educação Literária, integram os Programas (P), as Metas Curriculares (MC) e as Aprendizagens Essenciais (AE) das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa, ao nível do 10.º ano de escolaridade. 

Tendo em conta a extensão cronológica e a diversidade de modos e géneros literários elencados nos documentos referidos, circunscreve-se o corpus de exemplificação às obras dos períodos medieval e renascentista.

Palavras-chave: clássicos, ensino, intertextualidade, literatura portuguesa."

Resumo in Boletim de Estudos Clássicos online, n.º 67 (2022), 133-150.



Jornadas de Estudos Clássicos em Ponta Delgada 
– promover o mundo greco-romano: da universidade ao ensino secundário.

"Consta,  desde  2018,  do  Plano  Anual  de  Atividades  do  Departa-mento de Línguas Românicas e Línguas Clássicas da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, a realização anual das Jornadas de Estudos Clássicos. Trata-se de um projeto que visa promover, junto da comunidade educativa, o gosto pela Antiguidade Clássica, nos seus mais variados domínios. Aliados a este objetivo principal, surgem outros propósitos: comprovar a importância do mundo antigo greco-romano na  construção  da  matriz  do  pensamento  ocidental,  por  um  lado,  e  consciencializar alunos e docentes dos ensinos secundário e superior do valor que tem a aprendizagem das línguas clássicas na atualidade, por outro.

in Boletim de Estudos Clássicos online, n
.º 65 (2020), 177-180.



Destacam-se ainda os títulos:

Representações e legados da mulher na Antiguidade Clássica: 
olhares e perspetivas
Coord. Rui Tavares de Faria. 
Linda-a-Velha: DG, 2022.

Temas de cultura clássica
Coord. Rui Tavares de Faria. 
Linda-a-Velha : DG, 2021.


para saber +

Rui Tavares de Faria
in Diário da lagoa online, 16.09.2024

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 21.04.2024

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 21.10.2022





Redação: 4.10.2025