O Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes
na sua intervenção em torno de "Ensinar Camões: inquietações e alegrias"
na ação de formação: Pensar (com) Camões e (Re)Descobri-lo na atualidade
Coimbra, Escola Secundária Infanta D. Maria, 14 mai. 2025
PLANEAR O ENSINO DE CAMÕES
"Com a consciência da importância agregadora que a figura e a obra de Camões
continuam a representar para Portugal e para os países de língua portuguesa,
estas comemorações estruturam-se num programa amplo e dinâmico,
que cruza investigação, criação artística, ação pedagógica e reflexão crítica."
Celebrar Camões,
por José Augusto Cardoso Bernardes
Comissário-Geral da Estrutura de Missão
para as Comemorações do
V Centenário do Nascimento de Luís de Camões
CURRÍCULO NACIONAL DE PORTUGUÊS
ENSINO BÁSICO (EB)
9.º ano de escolaridade
EDUCAÇÃO LITERÁRIA: "Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões, um auto de Gil Vicente, narrativa (uma) e poemas (nove poemas de oito autores)."
ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:
EPOPEIA CAMONIANA:
Luís de Camões, Os Lusíadas (1572)
Incidência nos seguintes episódios e estâncias- Canto I – estâncias 1‐3, 19‐41
- Canto III – estâncias 118‐135
- Canto IV – estâncias 84‐93
- Canto V – estâncias 37‐60
- Canto VI – estâncias 70‐94
- Canto IX – estâncias 18‐29
- Canto X – estâncias 142‐144, 145‐146 e 154‐156
POEMAS:
- Fernando Pessoa: “O Mostrengo”, “Mar português” (in Mensagem, 1934).
- Almada Negreiros: “Luís, o poeta, salva a nado o poema” (in Obras Completas: Poesia).
- Jorge de Sena: “Camões dirige‐se aos seus contemporâneos” (in Poesia II)
- Sophia de M. B. Andresen: “Camões e a tença” (in Obra Poética)
- Nuno Júdice: “O conceito de metáfora com citações de Camões e Florbela” (in Rimas e Contas).
Fonte: Documentos curriculares de referência:
ENSINO SECUNDÁRIO
Cursos Científico-Humanísticos (CCH): Curso de Línguas e HumanidadesPortuguês (CH)
10.º ano de escolaridade | PROGRAMA
Conteúdos programáticos | Domínio: Educação literária
4. Luís de Camões, Rimas:
[Textos:]
Redondilhas (escolher 4); Sonetos (escolher 8).
[Tópicos do conteúdo:]
Contextualização histórico-literária.
[Temas da poesia lírica]:
- A representação da amada.
- A representação da Natureza.
- A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.
- A reflexão sobre a vida pessoal.
- O tema do desconcerto.
- O tema da mudança.
Linguagem, estilo e estrutura:
- a lírica tradicional;
- a inspiração clássica;
- discurso pessoal e marcas de subjetividade;
- soneto: características;
- métrica (redondilha e decassílabo), rima e esquema rimático;
- recursos expressivos: a aliteração, a anáfora, a antítese, a apóstrofe e a metáfora.
5. Luís de Camões, Os Lusíadas:
[Textos:]
- visão global;
- a constituição da matéria épica: canto I, ests. 1 a 18; canto IX, ests. 52, 53, 66 a 70, 89 a 95; canto X, ests. 75 a 91;
- reflexões do Poeta: canto I, ests. 105 e 106; canto V, ests. 92 a 100; canto VII, ests. 78 a 87; canto VIII, ests. 96 a 99; canto IX, ests. 88 a 95; canto X, ests. 145 a 156.
[Tópicos do conteúdo:]
Imaginário épico:
- matéria épica: feitos históricos e viagem;
- sublimidade do canto;
- mitificação do herói.
Reflexões do poeta.
Linguagem, estilo e estrutura:
- a epopeia: natureza e estrutura da obra;
- o conteúdo de cada canto;
- os quatro planos: viagem, mitologia, História de Portugal e reflexões do poeta. Sua interdependência;
- estrofe e métrica;
- recursos expressivos: a anáfora, a anástrofe, a apóstrofe, a comparação, a enumeração, a hipérbole, a interrogação retórica, a metáfora, a metonímia e a personificação.
[Textos:]
“As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho (1565)” (excertos, da adaptação de António Sérgio de História Trágico-Marítima, Lisboa: Sá Costa, várias ed.).
[Tópicos do conteúdo:]
- Aventuras e desventuras dos Descobrimentos.
Fonte: Documentos curriculares de referência:
Programa
e Metas Curriculares
de Português: Ensino Secundário (2014), p. 12, 15.
10.º ano de escolaridade | APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- "Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre os séculos XII e XVI (ver Anexo 1)."
- "Contextualizar textos literários portugueses anteriores ao século XVII em função de marcos históricos e culturais."
ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:
AUTORES E OBRAS:
Luís de Camões, Rimas (1595, 1598)
Escolher 4 redondilhas e 8 sonetos.
Luís de Camões, Os Lusíadas (1572)
Reflexões do Poeta – 3 de entre as seguintes:
- canto I, ests. 105 e 106;
- canto V, ests. 92 a 100;
- canto VII, ests. 78 a 87;
- canto VIII, ests. 96 a 99;
- canto IX, ests. 88 a 95;
- canto X, ests. 145 a 156
Fonte: Documentos curriculares de referência:
Aprendizagens Essenciais - Secundário, Português 10.º ano escolaridade, p. 7, 11.
12.º ano de escolaridade | PROGRAMA
...
Fonte: Documentos curriculares de referência:
Programa e Metas Curriculares de Português: Ensino Secundário (2014), p. 12, 15.
12.º ano de escolaridade | APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- "Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX (ver Anexo 1).
- Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais.
- Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais."
ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:
OBRAS DE FERNANDO PESSOA:
Poesia épica, Mensagem
Escolher seis poemas.
Fonte: Documentos curriculares de referência:
Aprendizagens Essenciais - Secundário, Português 12.º ano de escolaridade, p. 7, 11.
para saber +
Notas soltas:
A lírica:
Orientações de leitura para os textos líricos, as Rimas - 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Os Lusíadas:
Orientações de leitura para o texto épico, Os Lusíadas - 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Redação: 1.10.2025