2025/10/01

Planear o ensino de Camões


O Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes
na sua intervenção em torno de "Ensinar Camões: inquietações e alegrias"
Coimbra, Escola Secundária Infanta D. Maria, 14 mai. 2025 

PLANEAR O ENSINO DE CAMÕES



"Com a consciência da importância agregadora que a figura e a obra de Camões
continuam a representar para Portugal e para os países de língua portuguesa, 
estas comemorações estruturam-se num programa amplo e dinâmico, 
que cruza investigação, criação artística, ação pedagógica e reflexão crítica."
 
Celebrar Camões,
por José Augusto Cardoso Bernardes
Comissário-Geral da Estrutura de Missão 
para as Comemorações do 
V Centenário do Nascimento de Luís de Camões



CURRÍCULO NACIONAL DE PORTUGUÊS


 ENSINO BÁSICO (EB) 

9.º ano de escolaridade

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:  "Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões, um auto de Gil Vicente, narrativa (uma) e poemas (nove poemas de oito autores)."

ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:  

EPOPEIA CAMONIANA: 
Luís de Camões, Os Lusíadas (1572)
Incidência nos seguintes episódios e estâncias
  • Canto I – estâncias 1‐3, 19‐41
  • Canto III – estâncias 118‐135
  • Canto IV – estâncias 84‐93
  • Canto V – estâncias 37‐60
  • Canto VI – estâncias 70‐94
  • Canto IX – estâncias 18‐29
  • Canto X – estâncias 142‐144, 145‐146 e 154‐156
POEMAS:
  • Fernando Pessoa:  “O Mostrengo”, “Mar português” (in Mensagem, 1934).
  • Almada Negreiros: “Luís, o poeta, salva a nado o poema” (in Obras Completas: Poesia).
  • Jorge de Sena: “Camões dirige‐se aos seus contemporâneos” (in Poesia II)
  • Sophia de M. B. Andresen: “Camões e a tença” (in Obra Poética)
  • Nuno Júdice:  “O conceito de metáfora com citações de Camões e Florbela” (in Rimas e Contas).
Fonte: Documentos curriculares de referência:
Aprendizagens Essenciais - 3.º Ciclo do EB, Português 9.º ano de escolaridade, p. 8, 12, 14.


 ENSINO SECUNDÁRIO 

Cursos Científico-Humanísticos (CCH): Curso de Línguas e Humanidades
Português (CH)

10.º ano de escolaridade | PROGRAMA


Conteúdos programáticos | Domínio: Educação literária

4. Luís de Camões, Rimas

[Textos:]
Redondilhas (escolher 4); Sonetos (escolher 8).

[Tópicos do conteúdo:]
Contextualização histórico-literária.
[Temas da poesia lírica]:
  • A representação da amada.
  • A representação da Natureza.
  • A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.
  • A reflexão sobre a vida pessoal.
  • O tema do desconcerto.
  • O tema da mudança.
Linguagem, estilo e estrutura:
  • a lírica tradicional;
  • a inspiração clássica;
  • discurso pessoal e marcas de subjetividade;
  • soneto: características;
  • métrica (redondilha e decassílabo), rima e esquema rimático;
  • recursos expressivos: a aliteração, a anáfora, a antítese, a apóstrofe e a metáfora.
5. Luís de Camões, Os Lusíadas:

[Textos:]
  • visão global;
  • a constituição da matéria épica: canto I, ests. 1 a 18; canto IX, ests. 52, 53, 66 a 70, 89 a 95; canto X, ests. 75 a 91;
  • reflexões do Poeta: canto I, ests. 105 e 106; canto V, ests. 92 a 100; canto VII, ests. 78 a 87; canto VIII, ests. 96 a 99; canto IX, ests. 88 a 95; canto X, ests. 145 a 156.
[Tópicos do conteúdo:]
Imaginário épico:
  • matéria épica: feitos históricos e viagem;
  • sublimidade do canto;
  • mitificação do herói.
Reflexões do poeta.

Linguagem, estilo e estrutura:
  • a epopeia: natureza e estrutura da obra;
  • o conteúdo de cada canto;
  • os quatro planos: viagem, mitologia, História de Portugal e reflexões do poeta. Sua interdependência;
  • estrofe e métrica;
  • recursos expressivos: a anáfora, a anástrofe, a apóstrofe, a comparação, a enumeração, a hipérbole, a interrogação retórica, a metáfora, a metonímia e a personificação.


6. História Trágico-Marítima: 
[Textos:]
“As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho (1565)” (excertos, da adaptação de António Sérgio de História Trágico-Marítima, Lisboa: Sá Costa, várias ed.).

[Tópicos do conteúdo:]
  • Aventuras e desventuras dos Descobrimentos.

Fonte: Documentos curriculares de referência:

10.º ano de escolaridade | APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 


EDUCAÇÃO LITERÁRIA: 
  • "Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre os séculos XII e XVI (ver Anexo 1)."
  • "Contextualizar textos literários portugueses anteriores ao século XVII em função de marcos históricos e culturais."
ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:  

AUTORES E OBRAS:
Luís de Camões, Rimas (1595, 1598)
Escolher 4 redondilhas e 8 sonetos.

Luís de Camões, Os Lusíadas (1572)
Reflexões do Poeta – 3 de entre as seguintes: 
  • canto I, ests. 105 e 106; 
  • canto V, ests. 92 a 100; 
  • canto VII, ests. 78 a 87; 
  • canto VIII, ests. 96 a 99; 
  • canto IX, ests. 88 a 95; 
  • canto X, ests. 145 a 156
Fonte: Documentos curriculares de referência:
Aprendizagens Essenciais - Secundário, Português 10.º ano escolaridade, p. 7, 11.

12.º ano de escolaridade | PROGRAMA


...




Fonte: Documentos curriculares de referência:


12.º ano de escolaridade | APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 


EDUCAÇÃO LITERÁRIA: 
  • "Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX (ver Anexo 1).
  • Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais.
  • Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais."
ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:  

OBRAS DE FERNANDO PESSOA:

Poesia épica, Mensagem
Escolher seis poemas.


Fonte: Documentos curriculares de referência:
Aprendizagens Essenciais - Secundário, Português 12.º ano de escolaridade, p. 7, 11.





para saber +





Notas soltas:

A lírica:
Orientações de leitura para os textos líricos, as Rimas - 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Os Lusíadas:





Redação: 1.10.2025

Notícias