🎓 REFERÊNCIAS E 🛠 RECURSOS DIDÁTICOS
Legenda:
- 🎓 Referências contendo essencialmente reflexões e problematizações de temáticas camonianas.
- 🛠 Instrumentos e propostas de atividades para abordagem/leitura dos textos camonianos.
- 🚻 O ensino da língua e da literatura / textos camonianos a estrangeiros.
- 🌏 O ensino da literatura / textos camonianos e as TIC.
- ⌛ ... no séc. XXI.
AA.VV
- 🎓 ⌛AA.VV (2025) Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI, 28 e 29 NOV. 2025, sexta-feira e sábado, das 09:30 às 18h00, na Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraComissão Executiva: Filipa Araújo; Martinho Soares; Rui Mateus. Orga. Faculdade de Letras da U. Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (CIEC), Centro de Literatura Portuguesa (CLP), Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH). - Com o alto patrocínio da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Camões e da Reitoria da Universidade de Coimbra.
- 🎓 ⌛ AA.VV (2024) Os Lusíadas na escola e na Sociedade: 450 anos [Atas do Congresso homónimo]. Coord. de Maria do Céu Fraga, Rui Tavares de Faria e Madalena Teixeira da Silva. Ponta Delgada: Letras Lavadas edições - Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores. | Apresentação da obra. | Na livraria.
- 🎓 AA.VV (2022) Os Lusíadas na escola e na sociedade, congresso realizado no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, de 26 a 28 de outubro de 2022. Comissão Organizadora: Maria do Céu Fraga, Madalena Teixeira Silva, Rui Tavares de Faria. Org. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
- 🎓 AA.VV (2022) Os Lusíadas na Escola. - Congresso, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 18 e 19 de novembro de 2022. Org. Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha.
- 🎓 AA.VV (1998) V Fórum Camoniano: O ensino de Camões: práticas e propostas. - [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação Casa-Memória de Camões em Constância. Constância: CIEC. / Lisboa: Cosmos. – [82, [4] p. (23cm). ISBN 972-762-128-7].
- 🎓 AA.VV (2001) IX Forum Camoniano: A projecção universal de Camões: o ensino de Camões hoje. – [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação da Casa-Memória de Camões; coord. Ana Tavares. Lisboa: Colibri / Constância: Associação da Casa-Memória de Camões em Constância. – [ISBN 972-772-413-2].
- 🎓 AA.VV (2013) Revista de Estudos Literários [online]. Vol. 3: Ensino da Literatura (jul. 2013), coord. deste n.º por Cristina Mello e Ana Maria Machado.Coimbra: FLUC∕CLP.
- 🎓 AA.VV (2000) Didáctica da língua e da literatura: actas / do V Congresso Internacional de Didáctica... ; org. Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras de Coimbra, Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura. Coimbra : Almedina, 2000. - [O Congresso foi em 1998, as atas são de 2000].
- 🎓 AA.VV (1999) Ensino da literatura: reflexões e propostas a contracorrente. Org. Maria Isabel Rocheta & Margarida Braga Neves. Lisboa: Cosmos / Dep. de Literaturas Românicas da FLUL.
A
Marie-Claude Albert
- 🎓 🛠 ALBERT, Marie-Claude & Marc Souchon (2000) Les textes littéraires en classe de langue [Excerto: PDF]. Paris: Hachette, FLE.
- 🎓 ALBERT, Marie-Claude (1991) De l'Utilisation des textes en français langue étrangère: apport de la réflexion sur les typologies textuelles, Cahiers du CRELEF, n° 32, Université de Besançon, 71-94.
***
- 🌏 🎓 Água, Ana Lúcia Freilão (2010) A comunicação com textos literários e as tecnologias de informação e comunicação na web 2.0: um estudo de caso no ensino básico português [PDF]. - Dissertação de mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares. Lisboa: U. Aberta. - 115, [76] p.
- ARON, Thomas (1982) Littérature et réfèrent; a propos de l'enseignement de la littérature française à des étudiants étrangers, Études de linguistique appliquée, n° 45, 71-79.
- 🎓 Associação de Professores de Português (dez. 2013) Parecer sobre o programa e metas curriculares de português do Ensino Secundário [PDF] - Lisboa.
B
- 🎓 🛠 Barros, Baltazar Firmino (2021) Interdisciplinaridade entre a História e Literatura: o conhecimento da História de Portugal a partir d’Os Lusíadas. - Dissertação de Mestrado em Ensino de português e de espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientador: José Henrique Manso. - Covilhã: UBI.
- BRAIT, Beth (2000) Língua e literatura: uma falsa dicotomia, Revista da Anpoll, n.º 8, p. 187-206.
José Augusto Cardoso Bernardes
- 🎓BERNARDES, José Augusto Cardoso (2024) Camões na Escola: celebrações e desafios, in JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias / Descartável “Educação: Camões na Escola”, n.º 1401 (de 12 a 25 jun. 2024), p. 1-3.
- 🎓 ⌛ (2024) “Os Lusíadas (ainda) hoje", Introdução ao volume de atas: FRAGA, Maria do Céu (ed.) Os Lusíadas na Sociedade e na Escola. Ponta Delgada: Letras Lavradas e Centro de Estudos Humanísticos da U. Açores, 5-13.
- 🎓 (2022) Edições escolares: as que existem e as que faltam, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 2-3.
- 🎓 (2022) Conferência: “O Ensino de Camões nas Escolas Portuguesas”, 14 .12.2024, às 15 horas, na sala do DEPER, FLUP. Org. Zulmira Santos, Luís Fardilha, Isabel Morujão, Paula Almeida Mendes.
- 🎓 (2022) “Os Lusíadas e a necessidade de acolhimento”, comunicação, in Os Lusíadas na Escola. - Congresso, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 18 e 19 de novembro de 2022. Org. Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha.
- 🎓 🛠 (2022) A oficina de Camões: apontamentos sobre Os Lusíadas [LIVRO] Coimbra: Imprensa da Universidade.
- 🎓 (2019) A oficina de Camões (apontamentos sobre Os Lusíadas), in Revista de Estudos Literários, n.º 9 - A historicidade da literatura (2019), Coimbra: FLUC - CLP, 289-321.
- 🎓 Bernanardes, José Augusto Cardoso e Rui Afonso Mateus (2013), A Literatura e o Ensino do Português [LIVRO : PDF]. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- 🎓 (2012) O ensino de Camões: aproximações a um problema maior, in José Cândido Martins e Maria do Céu Fraga (orgs.), Camões e os Contemporâneos. Braga/Ponta Delgada: CIEC, U. Açores e U. Católica Portuguesa, 17-35 [ou 35-50?]. - Texto reprod., com o mesmo título, em A oficina de Camões, Coimbra: Imprensa da Universidade, p. 211-252.
- 🎓 (2011) Os estudos literários na Universidade, in João Amadeu Carvalho da Silva, José Cândido de Oliveira Martins & Miguel Gonçalves (orgs.) Pensar a literatura no séc. XXI. Braga: Faculdade de Filologia, 27-52.
- 🎓(2010) Cultura literária e formação de professores, in Colóquio de Didática língua e literatura. Coimbra: FLUC, 29-62.
- 🎓 (2010) Sá de Miranda e o cânone literário escolar, in José Cândido Martins e Sérgio Guimarães de Sousa (orgs.) Sá de Miranda: estética e ética. Guimarães: Opera Omnia, 17-43.
- 🎓 (2007) Literatura e Ensino: entrevista com José Augusto Cardoso Bernardes, por Marinete Luzia Francisca de Souza, in Polifonia, v. 24, n.º 36 (jul-dez. 2017), Cuiabá-MT, p. 181-188.
- 🎓 (2005) Como abordar a literatura no Ensino Secundário: outros caminhos. Porto: Areal Ed.
- 🎓 (2002) História literária e ensino da literatura, in Cristina Mello et alii (coords.), II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. Coimbra: Almedina, 15-39.
- 🎓 (2000), A investigação e a didáctica da lírica de Camões [PDF], in Didática da língua e da literatura: atas, Coimbra: Livraria Almedina, 745-762.
- 🎓 (2000) As estâncias finais d’Os Lusíadas ou “Nunca ouvido canto” de Camões, in Mathésis, n.º 9, Viseu: Universidade Católica Portuguesa, Departamento de Letras, p. 69-84. – texto reprod. em A oficina de Camões, Coimbra: Imprensa da Universidade, p. 117-137, agora com o título “O nunca ouvido canto de Camões e as estâncias finais de Os Lusíadas”.
- 🎓 (1999) Os Lusíadas e a pedagogia dos valores, in Separata das I Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, Coimbra: ILLP (1999), p. 123-145.
- 🎓 (1999) História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. II - Humanismo e Renascimento. Lisboa: Verbo.
- 🎓 (1998), A investigação e a didáctica da lírica de Camões, in Actas da V Reunião Internacional de Didática da Língua e da Literatura, Coimbra: Livraria Almedina, p. 745-762.
António Afonso Borregana
- 🛠 BORREGANA, António Afonso (1989) Análise de Os Lusíadas. 2.ª ed., Setúbal: ed. de autor.
- 🛠 (1995) Os Lusíadas de Luís de Camões: o texto em análise. 2.ª ed., Lisboa: Texto. / 4.ª ed., 2.ª tir., 1998. / 5.ª ed., 1998. / 6.ª ed., 2.ª tir., 2003; 3.ª tir., 2005; 4.ª tir., 2006; 5.ª tir., 2007.
- 🛠 (1998) Camões lírico: o texto em análise. 4.ª ed., Lisboa: Texto. / 5.ª ed., 2001.
***
- BOURDET, Jean-François (1999) Lire la littérature en Français langue étrangère: lecture, apprentissage, référence , Études de linguistique appliquée, n° 115, 329-348.
- Branco, António (2001) O programa de Literatura Portuguesa do Ensino Secundário: o último reduto? [PDF], Revista Portuguesa de Educação, 14, n.º 2 (2001), U. Minho Braga.
- Branco, António (1999) Pedagogia do cânone literário escolar: Adequação e violência, rejeição e desejo.
Helena Carvalhão Buescu
- 🎓 BUESCU, Helena Carvalhão(2013) Experiência do incomum e boa vizinhança: literatura comparada e literatura-mundo. Porto: Porto Editora.
- 🎓 (2011) Literatura, cânone e ensino, Revista de Estudos Literários, nº 1 - Os Estudos Literários em Portugal no Século XX (jul. 2011), coord. do número por António Apolinário Lourenço; Osvaldo Manuel Silvestre, Coimbra: FLUC - CLP, 59-83. [Confirmar se foi na revist de Coimbra!]
- 🎓 (1999) Ensinar literatura: reflexões e uma proposta de programa”, in Maria Isabel Rocheta e Margarida Braga Neves (orgs.) Ensino da literatura: reflexões e propostas a contracorrente. Lisboa: Cosmos / Dep. de Literaturas Românicas da FLUL, 69-80.
***
- 🛠 BUESCU, Maria Leonor Carvalhão (1984) Apontamentos de Literatura Portuguesa. Porto: Porto Ed. – [Com variantes no subtítulo – para os alunos dos liceus; segundo o programa para o 10.º e 11.º anos de escolaridade. – Existem edições de 1964, 1966, 1971, 1977 (2.ª ed.), 1980 (3.ª ed.) e uma ed. revista de 1993. - Diponho da ed. de 1984.]
C
Avelino Soares Cabral
- 🛠 CABRAL, Avelino Soares (1997) Camões épico: introdução à leitura de “Os Lusíadas”: 10.º ano. Mem Martins: Sebenta. – [Série “Cadernos de Português”].
- 🛠 CABRAL, Avelino Soares (1997) Camões lírico: 10.º ano. Mem Martins: Sebenta. – [Série “Cadernos de Literatura”].
***
- 🎓 Calvino, Ítalo (1991) Porquê ler os Clássicos? - Trad. José Colaço. Lisboa: Teorema. | 1994 | 2009 | 1.ª ed. Alfragide: D. Quixote, 2015.
- Cardoso, Abílio Hernandez (1996) A letra e a imagem: o ensino da literatura e o cinema, in Discursos, 11-12, 15-35.
- 🎓 Carvalho, Jorge Vaz e (2020) Porquê ler os clássicos. Lisboa: U. Católica Editora, 2020. - 43 p.
- Castño, Joana Filipa Abreu de (2009) O literário no ensino a distância de Português Língua Estrangeira: um post. - Dissertação de Mestrado. Lisboa: FCSH/UNL.
- 🎓 Castro, Rui Vieira de (2001) A «questão» de Os Lusíadas: acerca das condições de existência da literatura no Ensino Secundário”, Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, n.º 16 - "Diacrítica 1986-200", 75-103.
Carlos Ceia
- 🎓 CEIA, Carlos (2010) O professor na caverna de Platão: as recentes políticas para a formação de professores em Portugal e o futuro da profissão. Lisboa: Caleidoscópio.
- (2009) "Didáctica da literatura", verbete, in E-Dicionário de Termos literários de Carlos Ceia [online], 30.12.2009.
- 🎓 (2002) O que é ser professor de literatura? Lisboa: Colibri.
***
- CICUREL, Francine (1991) Lectures interactives en langue étrangère. Paris: Hachette. - V. Recensão-crítica por Véronique Gocel em Journal of French Language Studies, Cambridge University Press, 1993.
- Clüver, Claus (2001) Estudos interartes: introdução crítica, in Helena Buescu, João Ferreira Duarte e Manuel Gusmão (orgs.), Floresta encantada. Lisboa: Dom Quixote, 333-382.
- Coelho, Eduardo Prado (1979) A Letra Litoral: ensaios sobre a literatura e seu ensino. Lisboa: Moares.
Jacinto Prado Coelho
- 🎓 COELHO, Jacinto Prado, coord. (1980) Problemática da leitura: aspetos sociológicos e pedagógicos. Lisboa: INIC / CLEPUL.
- 🎓🛠 COELHO, Jacinto Prado (1978) D'Os Lusíadas à Mensagem, in Actas do I Congresso Internacional de Estudos Pessoanos. Porto: Brasília Ed., 307-315.
- (1976) A literatura ensina-se?, in Ao contrário de Penélope. Lisboa: Bertrand, 45-71.
- 🎓 (1975) Ensino da literatura e crítica literária. - Separata de palestra proferida no dia 25.03.1973 no Rotary Clube. Figueira da Foz: Mar Alto.
***
- 🎓 Coimbra, Gonçalo Alexandre Moura (2019) A possibilidade de cânone no ensino de literatura em contexto de Português como Língua Estrangeira [PDF]. - Dissertação de Mestrado em PL2 e PLE. Orient. Ana Maria Martinho. Lisboa: FCSH - UNL.
- 🎓 CORDEIRO, Heloísa Maria Freire de Oliveira (2008) Correm turvas as águas deste rio": Camões no ensino secundário, hoje. – Dissertação de mestrado em Ensino e Investigação em Literatura Portuguesa. Orientação: José Augusto Cardoso Bernardes, Coimbra: FLUC.
Amélia Maria Loureiro Correia
- Correia, Amélia Maria [Loureiro?!] (2016) Camões no cânone escolar: paradigmas e leituras(s), Limite, Vol. 10, n.º 1 (2016), 179-199.
- 🎓 ⌛ CORREIA, Amélia Maria Loureiro (2010) (Re)pensar a literatura na escola do século XXI. - Tese de doutoramento em Literatura Portuguesa: Investigação e Ensino. Coimbra: FLUC. - Nota: Acesso indisponível, o texto está embargado!
***
- 🎓 Correia, Ana Marília Salvado (2014) Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário. - Covilhã: Universidade da Beira Interior: Artes e Letras. Orientação: José Henrique Rodrigues Manso.
***
- Costa, Paulo Lampreia (2003) Os textos literários nos programas escolares (1895-…): o lugar do texto vicentino, in Adágio, 34/35, p. 98-105.
D
- Dionísio, João (2008) Defesa e ilustração de um cânone escolar, in Carlos Reis (dir.) Atas da conferência internacional sobre o ensino do Português. Lisboa: Ministério da Educação / Direção-Geral da Inovação e do Desenvolvimento Curricular, 209-215.
- 🎓 Dionísio, Maria de Lourdes (2000) A construção escolar de comunidades de leitores. Coimbra: Almedina.
- 🎓 Droit, Roger-Pol Droit (2011) Voltar a ler os clássicos. Lisboa: Temas e Debates / Círculo de Leitores.
- 🎓 Duarte, Regina dos Santos (2025) "Porquê ler Camões? Entre o desejo e a realidade", in Expresso online, 24.02.2025.
Isabel Margarida Duarte
- 🎓Duarte, Isabel Margarida e Olívia Figueiredo, coords. (2012) O Português: língua e ensino. Porto: FLUP.
- 🎓 Duarte, Isabel Margarida (2007) Ensino da Língua Portuguesa em Portugal: o texto, no cruzamento dos Estudos Linguísticos e Literários [PDF], Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 2, nº. 1.
- 🎓(2005) É possível ler Os Lusíadas no Ensino Básico, separata de Gramática e humanismo: atas do colóquio de homenagem a Amadeu Torres, II, Braga: Faculdade de Filosofia da U. Católica Portuguesa, 361-377.
***
- 🎓 S. Doubrovsky, S. & T. Todorov, eds. (1971) L’ Enseignement de la littérature. Plon. | Reed., Paris: Hermann Éditeurs, 2012 [Excertos: PDF]. - V. Compte-rendu par Steen Jansen.
F
Rui Tavares de Faria
- 🎓 🛠 Faria, Rui Tavares de (2022) Revisitar os Clássicos no Ensino Secundário: propostas de relação intertextual e interartística, Boletim de Estudos Clássicos [online], n.º 67 (2022), 133-150.
- 🎓 (2020) Jornadas de Estudos Clássicos em Ponta Delgada – promover o mundo greco-romano: da universidade ao ensino secundário, Boletim de Estudos Clássicos [online], n.º 65 (2020), 177-180.
***
- 🎓FERREIRA, Ana Maria Dias (1998) Literaturas no ensino da língua: algumas propostas pedagógico-didácticas. - Dissertação de doutoramento. Lisboa: FLUL.
- 🎓 Fonseca, Fernanda Irene (2000) Da inseparabilidade entre o ensino da língua e da literatura, in Reis, Carlos et al. (org.) Didáctica da Língua e da Literatura: atas, vol. 1, Coimbra, Almedina, 37-45.
- 🎓 Fraga, Maria do Céu (2000) Para uma didática/pedagogia renovada de Os Lusíadas, in Didáctica da Língua e Literatura: atas. Coimbra: Almedina, vol. II, 999-1006.
G
- 🎓 Galisson, Robert (1991) De la langue à la culture par les mots. Paris: CLE International.
- 🎓 Gagliardi, Caio (2013) O ensino da literatura clássica à luz do seu diálogo com a modernidade [PDF], Revista de Estudos Literários [online]. Vol. 3: Ensino da Literatura (jul. 2013), coord. deste n.º por Cristina Mello e Ana Maria Machado, Coimbra: FLUC∕CLP, p. 97-110.
- 🎓 Gonzalez, Iolanda Ogando (2019) A literatura nas aulas de PLE: para aprender e comunicar sobre a memória cultural portuguesa, Diacrítica, vol. 32, n.º 2 (2019), 211–237.
- 🎓 González, Neide T. Maia (1990) La utilización del texto literario en las clases de lengua extranjera, in SILVA, Pedro Câncio da (org.) Língua, literatura e integração hispano-americana. Porto Alegre: SEC, Editora da UFRGS, 116-123.
J
- Jorge, Lídia (1989) Espaço para a literatura nas escolas, Diário de Notícias, 15.01.1989.
L
- Li, Xueqing (2020) Uma proposta pedagógica para o ensino das literaturas dos países de língua portuguesa na China: teoria da estética da recepção em prática, Revista Linguagem & Ensino, vol. 23, n.º 2,
- 🎓 Lopes, Silvina Rodrigues (1999) O ensino da literatura como aproximação ao paradoxo, in Incidências, 1, p. 17-25.
- 🎓 🛠 Luscher J.-M. (2009) L’enseignement de la littérature selon la perspective actionnelle. Que pourrait être une «tâche littéraire»?, Le français à l’université, vol. 14, n.º 2 (2009), Montréal: AUF - Agence universitaire de la francophonie.
M
- 🎓 Machado, Ana Maria (2002) Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva.
- 🎓 ⌛ MARNOTO, Rita – A leitura de Os Lusíadas: anacronismo e atualização, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 1-3.
Rui Manuel Afonso Mateus
- 🎓 MATEUS, Rui Manuel Afonso (2013) Fundamentos e práticas da adaptação de clássicos da literatura para leitores jovens. - Tese dout. em Literatura de Língua Portuguesa (Investigação e Ensino). Orientação: Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre. Coimbra: FLUC.
- 🎓 (2013) Os Lusíadas (en)light(ened): a adaptação como estratégia de mediação dos clássicos em contexto escolar [PDF], Revista de Estudos Literários [online]. Vol. 3: Ensino da Literatura (jul. 2013), coord. deste n.º por Cristina Mello e Ana Maria Machado, Coimbra: FLUC∕CLP, p. 111-133.
***
- 🎓 Mello, C. (1992) Línguas e Literaturas, Revista da Faculdade de Letras do Porto, Universidade do Porto, 65-79.
Margarida Vieira Mendes
- 🎓MENDES, Margarida Vieira (1999) Didáctica da Literatura: um espaço devido na Faculdade de Letras, in Maria Isabel Rocheta e Margarida Braga Neves (eds.) Ensino da Literatura. Lisboa: Cosmos.
- 🎓 (1997) Didáctica da Literatura, in Biblos - Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, vol. 2, Lisboa: Verbo, 143-147.
N
- 🛠 Nabais, Sandra Sofia Esteves (2012) Caminhos para a intertextualidade no triângulo Eneida – Lusíadas – Mensagem: uma leitura didática. - Relatório apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português e das Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação: Graça Videira Lopes & Manuel Rodrigues. Lisboa: FCSH da UNL.
O
- 🎓 OLIVEIRA, Carolina Santos (2011) Ensinar a literatura em contexto de português língua estrangeira a alunos universitários italianos [PDF]. - Dissertação de Mestrado em EPL2 e EPLE. Orinet. Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho Carver Gale. Lisboa: FCSH - UNL.
P
- PAPO, Éliane & Dominique Bourgain (1989) Littérature et communication dans la classe de langue: une initiation à l'analyse du discours littéraire. Hatier-Credif, coll. LAL.
- 🎓 Pardal, Eugénia da Conceição Calado Rodrigues (2013) Camões lírico na aula de Português à luz da cultura clássica. - Relatório (Despacho Reitoral n.º 137/2011) equivalente a Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Orient. Cristina Mello Doutora Cláudia Cravo. Coimbra: FLUC.
Jean PEYTARD
- 🎓 PEYTARD, Jean & Sophie Moirand (1992) Discours et enseignement du français, Hachette Français langue étrangère.
- PEYTARD, Jean (1991) Variations de l'écriture, ou la littérature comme enseignement de la langue, Les Cahiers de l'ASDIFLE, n° 3, « Les enseignements de la littérature », in Actes des 7e rencontres (janvier 1991), 47-56.
- PEYTARD, Jean. et al. (1982) Littérature et classe de langue, HatierCredif.
- 🎓 PEREIRA, Maria Helena Rocha (1986) Reflexões sobre o ensino de Os Lusíadas, Boletim de Estudos Clássicos, n.º 5, da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e do Inst. de Estudos Clássicos, Coimbra: Imprensa da Universidade, 73-83.
- 🎓 ⌛ PINHEIRO, Daniela – Haverá lugar para Os Lusíadas na sala de aula do século XXI?, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 3-4.
- 🎓 PIRES, Maria da Conceição Mateus (2003) Modos de ler Camões lírico no ensino secundário. - Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas. Orientação: João Carlos Firmino Andrade de Carvalho. - Faro: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, U. Algarve. - Bibliografia, p. 347-371.
- 🛠 🌏 ⌛ PORTUGAL. RBE - Rede de Bibliotecas Escolares. - “Camões, Engenho e Arte”. - Programa de comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões a realizar a partir das bibliotecas escolares, em articulação com as diferentes estruturas das escolas. | Blogue RBE, 4.08.2024. || GUIÃO do projeto da RBE “Camões, Engenho e Arte”. - Diretório de Camonística, 7.09.2024.
- PORTUGAL. Departamento do Ensino Secundário (2000), Revisão curricular no ensino secundário. Cursos Gerais e Tecnológicos – I. Lisboa: Ministério da Educação
- PORTUGAL. Departamento do Ensino Secundário (1997) Encontros no secundário. Documentos de apoio ao debate -1. Lisboa: Ministério da Educação.
- PORTUGAL. Ministério da Educação (1997) Desenvolver, consolidar, orientar. Documento orientador das políticas para o ensino secundário. Lisboa: Ministério da Educação.
- Price, Ada (2009) New books from old: turning classics into comics, in Publishers Weekly [online], 21.12.2009.
R
Micaela Ramón
- Ramón, Micaela (2022) O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas [PDF], Diacrítica, vol. 36, n.º 2 (2022), 267–276.
Carlos Reis
- 🛠 Reis, Carlos (2015) Rimas e os Lusíadas, Luís de Camões: inclui História trágico-marítima: leituras orientadas, 10.º ano. Porto: Porto Ed. – Contém bibliografia, p. 158-159. – V. descrição aqui.
- 🎓 (2005) A construção de memória: a literatura como dualidade e conflito, in separata História(s) da Literatura - Actas do 1º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas. Coimbra: Almedina, 169-182.
- 🎓 (1992) Didáctica da Literatura, in ADRAGÃO, José Victor; REIS, Carlos, Didáctica do Português. Lisboa: U. Aberta, 113-157.
- 🎓 (1992) Reflexões genéricas sobre o estatuto da didática da literatura, in O Professor, n.º 26 (3ª série, mai-jun.), Lisboa.
***
- 🛠 REZENDE, Cecília (2022) Saber Os Lusíadas: uma guia para compreender Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Lisboa: Edições Viera da Silva.
- 🎓 🛠RIBEIRO, Marilène Jesus Silva (2006) Um estudo dos clássicos no ensino básico: Os Lusíadas de Luís de Camões e a sua adaptação às crianças e ao povo por João de Barros. – . Orient. Maria Luísa de Castro Soares. Vila Real: UTAD.
S
- 🎓 Santoro, Elisabetta (2007) Da indissociabilidade entre o ensino de língua e de literatura: uma proposta para o ensino do italiano como língua estrangeira em cursos de Letras [PDF]. - Tese de doutoramento em Letras. Orient. José Luiz Fiorin. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da U. São Paulo.
- 🎓 Santos Neto, João Leonel (2019) Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio. - Monografia de conclusão da Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. Orient. Abdoral Inácio da Silva. - Cajazeiras, Paraíba, Brasil: Universidade Federal de Campina Grande. - 44 f.
- 🎓 SARAIVA, António José (1997) Luís de Camões: estudo e antologia. 3.ª ed., Lisboa: Europa- América.
Rosa Maria Sequeira
- 🎓 🚻 Sequeira, Rosa Maria (2013) A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural [PDF], in Machado, Ana Maria e Mello, Cristina (orgs.) Revista de Estudos Literários, n.º 3 - O Ensino da Literatura (jul. 2013), Coimbra: FLUC - CLP, 211-229.
- 🎓 🚻 (2012). A comunicação intercultural é uma utopia?, in Peter Petrov etl al. (eds.) Avanços em literatura e cultura portuguesas: século XX, vol. 3. Santiago de Compostela/Faro: Associação Internacional de Lusitanistas e Através Editora, 303-316.
- 🎓 🚻 (2003) O poder e o desejo: o ensino da literatura a estrangeiros na universidade [livro - PDF]. Lisboa: Ministério da Educação.
Cristina Serôdio
- 🎓 Serôdio, Cristina (2000) O ensino da literatura: concepções e práticas, in Didáctica da Língua e da Literatura: actas, vol. 1, Coimbra: Almedina, 467-473.
- 🛠 Serôdio, Cristina (1999) Práticas de tratamento escolar de Camões lírico, in Maria Isabel Rocheta & Margarida Braga Neves, Ensino da literatura: reflexões e propostas a contracorrente. Lisboa: Cosmos/ Dep. de Literaturas Românicas da FLUL.
Vítor Aguiar e Silva
- 🎓 SILVA, Vítor Aguiar e, org. (2011) Dicionário de Luís de Camões. Lisboa: Caminho.
- 🎓(2010) Teses sobre o ensino do texto literário na aula de Português, in As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da Literatura e a política da Língua Portuguesa, Coimbra: Almedina, 207-216. (Confirmar texto original em: Diacrítica, 1998-1999, p. 13-14).
- 🎓 (2010) "'O naufrágio' de Os Lusíadas no ensino secundário, in As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da Literatura e a política da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 249-254. - Texto publicado originalmente no jornal Público, 01.09.2001.
- 🎓 (2010) A poesia no ensino, in As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da Literatura e a política da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 255-258.
- 🎓 (2008) Horizontes de uma nova interdisciplinaridade entre os Estudos Literários e os Estudos Linguísticos, in Carlos Reis (coord.) Actas da Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Desenvolvi-mento Curricular,19-32.
- 🎓 (2003) A epopeia, Os Lusíadas e as leituras antológicas, Ariane, n.º 18-19-20 (2003/5). – Texto datado de “Braga, março de 2004” na sua reprod. em A lira dourada e a tuba canora: novos ensaios camonianos, Lisboa: Cotovia, 2008, 93-107.
- 🎓 (2002-5) Variações sobre o cânone literário, Ave Azul - Revista de Arte e Crítica, (Verão 2002-2005) Viseu.
- 🎓 (1998-99) As relações entre a teoria da literatura e a didáctica da literatura: filtros, máscaras e torniquetes, Diacrítica, 13-14.
* * *
- 🛠 SILVA, Lino Moreira da (2005) Tópicos para uma abordagem renovada de Os Lusíadas, na aula, I encontro de Leituras em Português. XX: I.E.P. da U. Minho.
- 🛠 SOUSA, Andreia; Regina Carvalho (2019) Luís de Camões para exame: guia prático de preparação para o exame nacional, 12.º ano. Porto: Areal. ISBN 978-989-767-424-2.
- 🛠 SUCENA, Cecília; CHUMBINHO, Dalila (s.d.) Para estudar Os Lusíadas: Camões épico. S. João do Estoril: Edições Bonanza. – [“Sebenta de Português].
T
🎓 Tabilo, Lía (2011) O ensino do português como língua estrangeira por professores não nativos. - Dissertação de Mestrado em EPL2 e EPLE. Orient. Maria do Carmo Vieira da Silva. Colocar no blogue de PLE, em teses.
- 🎓 TAVARES, Maria de Sousa (1989) A transmissão escolar dos valores literários: os textos consagrados, in Fátima Sequeira, Rui Vieira de Castro & Maria de Lourdes Sousa,orgs., O ensino-aprendizagem do Português: teoria e práticas. Braga: Universidade do Minho.
- 🎓 TORMENTA, José Rafael (2003) Manuais escolares de língua portuguesa: como conciliá-los com a reorganização curricular, in Didáctica das línguas e Literaturas em Portugal: Contextos de Emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento: actas do I Encontro Nacional da SPDLL. Coimbra: Pé de Página Editores, 257-260.
V
- 🎓Verdelho, Telmo (2013) A língua e a literatura: reflexões para uma pedagogia coalescente [PDF], Revista de Estudos Literários [online]. Vol. 3 - Ensino da Literatura (jul. 2013), coord. do n.º por Cristina Mello e Ana Maria Machado, Coimbra: FLUC∕CLP, p. 13-53.
W
- 🎓 Walter, Letícia (2014) A didática da literatura na perspectiva da formação de professores de língua portuguesa: reflexos e contributos para a escola e sociedade [PDF]. - Dissertação de Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino. Orient. Maria Cristina de Almeida Mello. Coimbra: FLUC.
X
Lola Geraldes Xavier
- Xavier, Lola Geraldes (2019) Ler textos literários em aula de PLE: alguns pressupostos e interrogações, Diacrítica, vol. 33, n.º 3, 113-121.
para saber +
Consultar também:
Redação: atualizado em 30.09.2025