2025/05/14

Pensar (com) Camões e (Re)Descobri-lo na atualidade, Ação de formação para professores


Pensar (com) Camões e (Re)Descobri-lo na atualidade

AÇÃO DE FORMAÇÃO

Formadores:
Antonino da Conceição de Almeida e Silva
Maria Nazarete Soares da Silva costa Catré
Leonor dos Santos Custodio Goncalves


14 MAI. 2025, quarta-feira | 14:30 - 17:30, presencial

No Auditório da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra

Destinatários:

Educadores de Infância, Profs. do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Obrigatoriedade de Registo 
na Plataforma de Gestão da Formação do CFAE Minerva 
para inscrições na ACD e emissão do Certificado.

Organização:

Professoras Bibliotecárias 
do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro
em articulação com 
a Comissão Organizadora das Comemorações dos 
500 anos do Nascimento de Camões na Universidade de Coimbra 
a RBE - Rede de Bibliotecas Escolares 
e o Centro de Formação da AE Minerva 

Descrição:

"No ano em que se assinalam os 500 anos do seu nascimento, somos desafiados, pela Rede de Bibliotecas Escolares, a Pensar (com) Caões e a (Re)Descobri-lo. 

Esta Ação de Formação almeja, assim, proporcionar aos docentes uma reflexão crítica da obra de Camões, que, neste contexto, surge como uma lente através da qual se pretende compreender e discutir os desafios do presente, num diálogo interdisciplinar em torno de ideias e valores que se encontram nela expressos, carreando para o debate distintas áreas do saber como a filosofia, a ética e a arte, assim como outros aspetos da sociedade atual, entre eles a política educativa, o currículo e as ciências da educação. 

Pretende-se, deste modo, promover uma abordagem da obra camoniana sob diferentes ângulos, como um estímulo à criação de abordagens pedagógicas interdisciplinares e inovadoras inspiradas na riqueza dessa obra."

Objetivos:

  • Compreender a dimensão emblemática da obra de Camões e como as suas imagens poéticas podem ser interpretadas além do texto escrito;
  • Descobrir como Camões incorporou o humorismo, a sátira e a paródia na sua obra e qual o impacto dos mesmos;
  • Estimular abordagens pedagógicas interdisciplinares e inovadoras inspiradas na riqueza da obra de Camões.

 Uma iniciativa formativa que pretende estimular o debate 
sobre a atualidade da obra camoniana." 


PROGRAMA


Sessão de Abertura: 
Momento cultural e literário
por alunos da Escola Secundária Avelar Brotero, 
que declamaram poemas camonianos em várias línguas


Comunicações:

1. 
Camões: humorismo, sátira e paródia
pelo Dr. Paulo Silva Pereira

2. 
Pintura que fala? 
Qual a verdadeira dimensão emblemática da poesia Camoniana?
Dr. Filipa Medeiros Araújo

3. 
Ensinar Camões: inquietações e alegrias
Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes

Mesa-redonda I Debate 
com a participação dos formandos

Espaço de debate informal entre palestrantes e formandos 
sobre a atualidade da obra Camoniana, 
como estímulo a uma reflexão crítica sobre a mesma, 
numa interligação à pertinência da sua lecionação nas escolas, 
e ao seu modus operandi, com partilha de experiências.

Encerramento e conclusões finais

Metodologias:

"Esta formação socorrer-se-á de diversas metodologias, entre as quais a realização de comunicações por três especialistas em cultura clássica e na obra de Camões. Haverá ainda um espaço de debate sobre a atualidade da obra Camoniana, estratégias pedagógicas, bem como a partilha de práticas, com vista à participação ativa dos participantes.

Os formadores convidados farão as comunicações e os restantes, para além de assegurarem a organização do evento, terão um papel de promotores de uma reflexão séria e fundamentada em torno da(s) temática(s) em apreço, enquanto moderadores das comunicações, mesa-redonda/debate.

Para envolvimento com a obra de Camões, proporcionar-se-á, ainda, um momento cultural e literário."


Redescobrir Camões na atualidade 

"O evento iniciou-se com um momento cultural protagonizado por alunos da Escola Secundária Avelar Brotero, que declamaram poemas camonianos em várias línguas. Esta abertura artística sublinhou a atualidade da obra de Camões.

A sessão de abertura contou com a presença dos representantes de cada uma das Escolas, António Couceiro, Diretor do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro e Cláudia Corker, Subdiretora da Escola Secundária Infanta D. Maria e também da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Helena Duque, que atestaram e reconheceram a importância do trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares.

A sessão de encerramento ficou a cargo da Dr.ª Hilda Pinto Gonçalves, Diretora do Centro de Formação de Escolas Associadas (CFAE) Minerva.

 A componente formativa foi enriquecida por um distinto painel de oradores da Universidade de Coimbra, que aceitaram o desafio de cruzar saberes académicos com os contextos da Educação Básica e Secundária e falaram das distintas facetas de Luís de Camões e dos estudos que vêm sendo feitos a propósito do mesmo e da sua obra, permitindo uma reflexão sobre a forma de os lecionar: 
  • o Professor Doutor Paulo Silva Pereira proferiu a comunicação intitulada Camões: humorismo, sátira e paródia; 
  • a Professora Doutora Filipa Medeiros Araújo, Pintura que fala? Qual a verdadeira dimensão emblemática da poesia Camoniana? 
  • e o Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes, Ensinar Camões: inquietações e alegrias.
A moderação das comunicações, assim como a organização do evento, foi assegurada pelas duas Professoras Bibliotecárias do nosso Agrupamento de Escolas, Leonor Custódio e Nazarete Catré, e, ainda, pelo Professor de Português, Antonino Silva, em estreita colaboração com a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e com as Professoras Bibliotecárias das Escolas envolvidas, num ambiente de verdadeira partilha, reflexão e enriquecimento mútuo, contando ainda a colaboração da Diretora do CFAE  Minerva, assim como da Diretora da Escola Secundária Infanta D. Maria, Cristina Ferrão, a quem muito agradecemos pelo acolhimento desta Formação, e pelo momento de confraternização que nos proporcionou, nessa escola, dados os constrangimentos existentes no nosso Agrupamento de Escolas, com as obras. 
 
Este momento formativo evidenciou, uma vez mais, que as Bibliotecas Escolares são espaços de dinamização pedagógica, cultural e de desenvolvimento profissional contínuo, promovendo pontes entre diferentes níveis de ensino e potenciando práticas colaborativas com impacto real nas escolas, num trabalho em rede que se revelou profícuo.

Bem hajam a todos os que tornaram este momento possível!"

in Facebook, 21.05.2025



para saber +

O cartaz e todas as imagens apresentadas neste post 
encontram-se no Facebook nas páginas da 







Redação: 1.10.2025

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