2025/05/09

Um Dia para Camões em Vila Real

 

Um Dia para Camões em Vila Real

CONCERTO e SEMINÁRIO


28 e 29 ABR. 2025 | Em Vila Real

28 de abril - Concerto na Sé de Vila Real
29 de abril - Seminário no Conservatório

Organização:

Município de Vila Real
Evento promovido pela estrutura de missão para as 
comemorações dos 500 anos de Camões, 
em articulação com o Conservatório de Vila Real.


O Município de Vila Real associa-se às 
Comemorações dos 
500 anos do nascimento de Luís de Camões


PROGRAMA


Dia 28 ABR. 2025 | 21h00
Na Sé Catedral de Vila Real

Concerto "Lírica de Camões"

pelo CONCERTO ATLÂNTICO
Direção de Pedro Caldeira Cabral

Maria Repas Gonçalves, soprano, atabales e pandeireta.
Susana Moody, contralto, viola de arco tiple.
Hélder Rodrigues, sacabucha
Joaquim António Silva, viola de arco tenor, bombarda e viola de mão.
Duncan Fox, viola de arco contrabaixa e atabaque.
Pedro Caldeira Cabral, viola de arco tiple, charamela, tamboril e flautas

"A Música da Lírica de Camões"

"Luís de Camões (1524-1580), por todos considerado uma figura ímpar da cultura portuguesa e um dos grandes poetas do Renascimento europeu, foi igualmente personalidade controversa, crítico da sociedade do seu tempo, viajante aventureiro, soldado, pensador e, muito possivelmente, cantor e músico também.

Esta faceta, menos conhecida hoje (apesar de já apontada por João de Freitas Branco no seu ensaio A Música na obra de Camões), é sugerida pelas inúmerras referências a práticas musicais na sua obra poética. Nos seus Autos, Camões usa fragmentos de cantigas bem conhecidas e revela uma particular minúcia descritiva das qualidades do canto: a voz rouca, a voz sussurrante, as dimensões de intensidade e timbre, próprias de quem conheceu de perto a prática vocal, os cantos de trabalho, o canto distrativo, ou nos celebrados versos de sonetos em que diz: «Eu cantei já, agora vou chorando» ou «Quem canta seus males espanta», etc.

Indica também alguns dos instrumentos musicais mais comuns no seu tempo como a guitarra, a viola e a cítara, bem como outros populares, em contexto jocoso, como a gaita, a buzina, o chocalho, o pentem e a telhinha, etc.

Entre as normas educativas em uso pelos fidalgos no tempo de Camões, compilados no famoso livro Il Cortegiano, de Baldesar Castiglione, contavam-se as práticas da equitação, da esgrima, da caça e das artes, como o teatro, a dança, a música instrumental, o canto e a poesia, sendo que estas últimas, desde a Antiguidade, se consideravam inseparáveis e que, na obra de Castiglione, as encontramos com a referência explícita da prática corrente de cantar acompanhado de quatro ou cinco violas de arco.

No caso de Portugal em concreto, existia uma forte tradição poético-musical secular palaciana desde o período trovadoresco (séculos XIII/XIV), retomada com intensidade a partir da segunda metade do século XV. É neste contexto que devemos inserir a produção lírica camoniana, à qual tem faltado nos tempos modernos a dimensão musical que a acompanhava na origem, com a devida instrumentação, de acordo com as fontes literárias e musicais desse período.

Com a redescoberta recente (anos 1980/90) de quatro novos cancioneiros peninsulares, contendo poesia e música polifónica secular dos séculos XV, XVI e XVII, tendo algumas das peças os versos do nosso maior poeta do renascimento, foi possível iniciar a reconstrução da dimensão musical da produção lírica de Camões, seguindo de perto uma prática por ele próprio enunciada à cabeça de alguns dos seus versos: a da música contrafacta.

Expliquemos: na época de Camões, tal como ainda hoje em dia sucede, a uma mesma base musical os poetas aplicavam diferentes textos e esta é provavelmente uma das razões para que tanta da produção lírica do século XVI chegasse até nós sem música, apesar de muitos destes poemas se basearem em «cantos velhos» ou «cantiga de todos sabida» como nos indicam os editores de Gil Vicente, de Sá de Miranda, de Bernardes, de Camões e de Andrade de Caminha, entre outros.

É essa lacuna que procurámos suprir, ao seleccionarmos para este programa um conjunto de poemas escritos por Camões, com músicas provenientes de cancioneiros ibéricos, às quais juntamos de forma intercalar, algumas peças da produção instrumental bem conhecida na época em que o poeta viveu."
© Pedro Caldeira Cabral 2024 | Facebook, 19.04.2025




Dia 29 ABR. 2025
Seminário no Conservatório


10h00
Sessão de abertura - Dia para Camões em Vila Real
Estrutura de Missão
Presidente da Câmara, Alexandre Favaios

10h20
"Eu, Luís Vaz de Camões, apresento-me"
por Rede de Bibliotecas de Vila Real

10h30 
"Camões, hoje"
 por Isaque Ferreira

11h 30
"Leitura em Sinfonia"
por alunos

11h40
Momento Musical 
pelo Conservatório de Vila Real

11h50
Encerramento
Vereadora da Cultura, Mara Minhava


Alguns momentos do dia 29
Fotografias em Município de Vila Real | Facebook, 7.05.2025



para saber +


in Notícias de Vila Real, 8.05.2025

Município de Vila Real | Facebook, 

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 16.03.2025







Redação: 9.05.2025