A sua obra

Bibliografia ativa



CAMONIANA CRONOLÓGICA - Todas as edições da obra de Camões



LÍRICA (Clique aqui.)


Redondilhas, Sonetos, Canções, Sextinas, Odes, Elegias, Oitavas, Éclogas, Epigramas.








1.ª edição:
Rhytmas / de Lvis de Camoens. – Organizada por “Manoel de Lyra”, a expensas de Estêvão Lopes, mercador de livros, em Lisboa. Lisboa: Manuel de Lira, 1595.
BNP, versão digital: http://purl.pt/14880.






* * *

OS LUSÍADAS (Clique aqui.)

Alvará régioParecer do censor do Santo Ofício, Frei Bartolomeu Ferreira.
Índice dos nomes próprios.

 



1.ª edição:
Os Lvsiadas / de Lvis de Camões. Com privilegio real. Impressos em Lisboa, com licença da Sancta Inquisição, e do Ordinario : em casa de Antonio Gõçaluez Impressor. 1572. – Ed. princeps conhecida por edição “Ee”, distingue-se pelo sétimo verso da primeira estrofe E entre gente remota edificarão”. Na portada, cabeça do pelicano voltada para a esquerda do observador. – [2], 186 f. ; 4º (20 cm).
BNP: Cota do exemplar digitalizado: cam-3-p, endereço Web: http://purl.pt/1.
Na Biblioteca Digital Luso-Brasileira, aqui.


* * *

TEATRO (Clique aqui.)



 
1.as edições:
Primeira parte dos Autos e comedias portuguesas feitas por Antonio Prestes & por Luis de Camões & por outros autores portugueses cujos nomes vão no principio das obras. Lisboa: Andres Lobato, 1587. – Este vol. integra os textos dramáticos camonianoshh Filodemo e Anfitriões.

Rimas / de Lvis de Camões. Primeira parte. – Agora nouamente emendadas nesta vltima impressaõ, & acrecentada hu[m]a Comedia nunca atègora impressa. - Em Lisboa: na officina de Paulo Craesbeeck Impressor, & Liureiro das tres Orde[n]s Militares, & à sua custa, 1645. – Contém o texto dramático camoniano El Rei Seleuco.



* * *

CARTAS (Clique aqui.)

Esta vai com a candeia na mão... – carta, escrita em Ceuta para um amigo
Uma vossa me deram... – carta, de Lisboa a um seu amigo
Quanto mais tarde vos escrevo... – carta, de Lisboa a um seu amigo, em que lhe dá novas da cidade
Desejei tanto uma vossa... – carta, mandada da Índia a um amigo




* * *


OBRAS COMPLETAS

Edições de 1669 até hoje.



Obras / de Luis de Camoens principe dos poetas portugueses ; com os argumentos do lecenceado João Franco Barreto & por elle emendadas em esta nova impressaõ, que comprehende todas as obras, que deste insigne autor se achàraõ impressas, & manuscritas, com o index dos nomes proprios : offerecidas a D. Francisco de Sousa capitão da guarda po Principe N.S. por Antonio Craesbeeck d ́Mello impressor da casa rea
l. Lisboa : por Antonio Craesbeeck daMello. 1669.[8], 376, 78 p. ; 4o (20 cm). – Contem: Alvará do Príncipe Regente com “Privilegio” (p. que antecede início do texto) a favor de António Craesbeeck de Melo por 10 anos, de 23.10.1669. – Por baixo do pé de imprensa: “Com as licenças necessarias e Previlegio Real”.


BNP: cota do exemplar digitalizado: cam-45-p; endereço Web: http://purl.pt/14197.


na Casa Fernando Pessoa



na BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL



Leia 
na íntegra a edição de 1572 de Os Lusíadas
Mais informação
aqui.