Imagem-cartaz extraído do site da RCnA&A onde se divulga o Congresso do Meio Milénio
Spencer Low, de origem canadiana, ao estudar e trabalhar em variadas latitudes do planeta, especialmente na Ásia, apercebeu-se do histórico contacto da língua e da cultura portuguesas com outras culturas, tendo ocorrido influências mútuas. O seu blog The Portuguese in Asia: five hundread years of influence "procura explorar a presença portuguesa na Ásia que começou há mais de 500 anos". Ver também no Facebook a página homónima do mesmo autor.
Num seu recente post intitulado "Luís de Camões in Asia", para além de traçar o percurso do Poeta como soldado e escritor na Ásia, Spencer Low explicita o programa das celebrações do meio milénio do nascimento de Camões, as quais terão início em 2024. Em Macau, nos dias 24 (em Macau) e 25 (virtual) desse ano, será realizado o Congresso do Meio Milénio do nascimento de Camões, organizado pela Rede Camões na Ásia & África (RCnA&A).
Então, tendo como fonte a referida RCnA&A, Spencer Low destaca que 2024 também será um ano "comemorado como o 460º aniversário da estadia de Camões em Macau". É esse tema que nos interessa e que visamos destacar, pois nunca foi referido alhures. Que novidades ou sistematizações nos trará a efeméride? É bom lembrar que o principal ensaísta e historiador da estadia de Camões em Macau e na Ásia é Eduardo Ribeiro, autor de Camões em Macau: uma verdade historiográfica, 2.ª ed., “revista e atualizada”, Lisboa: Mythus de Er, 2020 (1.ª ed., Lisboa: Labirinto de Letras, 2012); Camões no Oriente e outros textos, 2.ª ed., Lisboa, 2018 (1.ª ed., Lisboa: Labirinto de Letras, 2012) e Camões in Asia (1553-1570), Lisboa: Centro Científico e Cultural de Macau, 2016.
Cabeçalho identificador do blogue de Spencer Low
Spencer Low apresenta ainda, no post dedicado a Camões,
um vídeo em cantonês, com legendas em inglês, onde se mostra
O vídeo é extraído do canal do Youtube da MYMacao TV.