2023/12/09

100 poetas brasileiros homenageiam Luís de Camões em coletânea a lançar em 2024





100 poetas brasileiros contemporâneos, homenageiam

500 anos do nascimento do príncipe dos poetas – Camões

ANTOLOGIA



Autora Convidada: Ju Ju Dias


Poeta inspirador de Poetas

Não se trata de um projeto académico, embora no aparato crítico contemple um prefácio e um posfácio. Portanto, não se espere o rigor exigido nesse tipo trabalhos: prevê-se que a "antologia" junte 100 poetas, mas os géneros contemplados serão a lírica, a ficção e a crónica jornalística; não há distinção entre coletânea / antologia, e de facto visa-se uma obra coletiva de textos de homenagem, não escolhidos de obras maiores. Assuma-se, pois, que se trata de uma coleção de textos em verso e em prosa escritos por 100 autores brasileiros, maiores de 18 anos e residentes no país. Cada autor poderá enviar até três textos que corresponderão, no máximo, a três páginas da coletânea (veja o Edital com o respetivo regulamento).

O louvável do projeto literário organizado por Zecca Paim encontra-se na capacidade de este ter encontrado um meio de homenagear Camões "à altura" através de uma publicação que consegue reunir participantes das mais diversas proveniências e formações do território brasileiro, que apresentam um aspeto em comum - gostarem de Poesia expressa em português. A língua de Luís de Camões, o "príncipe dos poetas", homenageado no meio milénio do seu nascimento. E haverá forma mais adequada e iluminadora de homenagear um grande poeta? Felicitamos a iniciativa!

Como refere o Organizador no edital, "o objetivo desta Antologia Poética é comemorar e celebrar o contributo do poeta autor de Os Lusíadas para a história da literatura" lusófona e da língua portuguesa, constituindo a efeméride "uma oportunidade única para pensar o legado de um poeta omnipresente, tanto na literatura como na identidade portuguesas"; sobretudo - visto tratar-se de autores brasileiros - para avaliar a "influência de Camões" como modelo inspirador para a literatura brasileira.

Luís de Camões, poeta inspirador de poetas, "símbolo da vocação universalista da língua" e das culturas lusófonas.

Para saber + e eventualmente participar na coletânea, consulte:

Edital com o regulamento [PDF]

Ficha de Inscrição [formulário online]

na Antologias Brasil