2025/11/28

Oficina - Semeando Camões: Vozes na Rádio, Raízes na Escola

  Atividade do programa do Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI

Quando: 28 nov. 2025 | A partir das 11h30
Local: FLUC, sala 7



 “Semeando Camões: 
  Vozes na Rádio, Raízes na Escola”  

  OFICINA SOBRE CAMÕES NO ENSINO BÁSICO  

por Maria Elisa Figueiredo
Agrupamento de Escolas Tondela Tomaz Ribeiro


Acerca da comunicação no Congresso da FLUC

"A comunicação deu a conhecer um projeto transdisciplinar desenvolvido na Escola Secundária de Tondela, tendo como público-alvo os alunos do 8.º ano, com referências também à sua expansão a todo o agrupamento.

O projeto teve a sua génese e fonte de inspiração na exposição "As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões", da Universidade de Coimbra, e resulta de um trabalho de estreita articulação e parceria entre a biblioteca escolar, as equipas educativas, o clube do ambiente da Escola Secundária de Tondela e demais parceiros.

Como resultados da cocriação dos alunos destacamos o programa de rádio dedicado à vida e obra de Camões e à presença das plantas na lírica e épica camoniana ("O Som dos Livros"), bem como a criação e cultivo do jardim camoniano, após visita guiada à Serra do Caramulo para descoberta e identificação da flora autóctone referida na obra camoniana."
Bibliotecas AE Tondela Tomaz Ribeiro
no Facebook, 29.11.2025

 Colher plantas na obra de Camões

" A exposição digital e impressa “As plantas na obra poética de Camões” foi o ponto de partida para um projeto interdisciplinar promovido pela equipa educativa do 8.º ano da EST, em articulação com a Biblioteca Escolar (BE). Esta mostra, integrada nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, destaca-se pela combinação de rigor científico e apelo visual, reunindo trechos poéticos e aguarelas baseadas na investigação do Doutor Jorge Paiva.

As ilustrações, da autoria de Ursula Beau (1906–1984), representam espécies da flora espontânea portuguesa e pertencem à Sociedade Broteriana. Cada painel inclui o poema, a imagem botânica, o nome comum e o nome científico da planta mencionada. Este recurso serviu de base a um percurso educativo transdisciplinar.

A visita à exposição, promovida pela BE, lançou as bases para o trabalho em várias disciplinas – Ciências Naturais, Geografia, Português, História e Educação Visual – permitindo explorar conteúdos como biodiversidade e conservação, ecossistemas, vida e obra de Camões, os Descobrimentos, desenho científico e escrita da época.

Destacam-se, como resultados da cocriação com os alunos:
  1. Visita de campo à serra do Caramulo, incluindo a Reserva Botânica de Cambarinho e o Carvalhal da Gândara, para identificação de espécies autóctones presentes na obra camoniana;
  2. Programa de rádio “O Som dos Livros”, dedicado à presença das plantas na poesia de Camões, com guião elaborado em Ciências Naturais e na Biblioteca Escolar, orientação da professora bibliotecária e produção musical dos alunos do ensino articulado, com supervisão do professor António Nunes, da equipa da BE. O programa foi transmitido pela Rádio Observador e está disponível em podcast.
  3. Trabalhos de ilustração dos alunos, integrados na exposição final do Agrupamento: “Camões, Engenho e Arte: 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões”;
  4. Criação do “Jardim Camoniano”, junto à estufa da escola, com plantas referidas por Camões, identificadas por placas ilustradas pelos alunos e com QR codes informativos, numa colaboração entre a Biblioteca Escolar, o Clube do Ambiente e a disciplina de Ciências Naturais.
O projeto, em expansão, envolve também turmas do 1.º ciclo, no âmbito das medidas da Autonomia e Flexibilidade Curricular, e do 9.º ano do agrupamento, e liga-se ao trabalho pedagógico das equipas educativas e do projeto “Campus Autóctone”, reforçando o trabalho em rede entre escolas e bibliotecas do agrupamento.
in Resumos das oficinas pedagógicas:
Camões no Ensino Básico – 28.11.2025 | [PDF]
Congresso Internacional “Ensinar Camões no Século XXI”

  ÁLBUM  

©
Todas as fotografias estão divulgadas no Facebook 
das Bibliotecas AE Tondela Tomaz Ribeiro,  29.11.2025


para saber +



Página principal do Congresso neste Diretório:
Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade, 27 a 29 nov. 2025
Comissão Executiva: Filipa Araújo, Martinho Soares, Rui Mateus.
Com o alto patrocínio da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos 
do Nascimento de Camões e da Reitoria da Universidade de Coimbra.






Redação: 12.12.2025 

Arquivo cronológico