2025/11/28

Oficina - Narrar Camões com Scratch: linguagens que ensinam e conectam

 Atividade do programa do Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI

Quando: 28 nov. 2025 | A partir das 11h30
Local: FLUC, Anf. III


Projeto AnimArq, com a Turma 2.°C (Montagem de imagens)

  “Narrar Camões com Scratch:   
 Linguagens que ensinam e conectam” 

OFICINA SOBRE CAMÕES NO ENSINO BÁSICO

por Elisabete Carvalho e Fátima Pinto
Escola Secundária de Palmela 
Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage


Abordar Camões com Scratch

"Apresentamos experiências pedagógicas desenvolvidas com alunos do concelho de Setúbal, do Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos em parceria com a sala de aula e a biblioteca escolar, no âmbito do concurso nacional "A Criar com Scratch! 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões", centrada na integração da figura e obra de Camões em contextos educativos digitais.

É um projeto concretizado com base na parceria entre a Rede de Bibliotecas de Setúbal e o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

O projeto promoveu a utilização do Scratch, linguagem de programação gratuita e acessível, onde crianças e jovens criaram e partilharam as suas próprias histórias interativas, jogos e animações. Esta tecnologia, desenvolvida com fins educativos, tem-se revelado fundamental
para o desenvolvimento do pensamento computacional desde idades precoces. No entanto, o
seu potencial vai muito além da tecnologia, permitindo integrar e explorar literacias múltiplas.

O código não é apenas uma linguagem técnica, mas um instrumento de leitura e escrita contemporâneas, permitindo aos alunos explorar, recontar e reinterpretar os textos camonianos de forma criativa e interativa. Ao programarem histórias, jogos e animações inspiradas na vida e obra de Camões, desenvolvem simultaneamente competências linguísticas, literárias e digitais, traduzindo conteúdos clássicos em formas expressivas que dialogam com os seus mundos e interesses.

Os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e alunos, com o apoio dos educadores, professores e professores bibliotecários, inspiram-se no percurso biográfico e literário de Camões, particularmente em Os Lusíadas, versando temas como o amor, a aventura, o mar, o desconhecido e os encontros entre culturas. Através da criação de narrativas digitais, jogos educativos e animações temáticas, os alunos foram convidados a ler, interpretar, reescrever e representar episódios camonianos com criatividade e sentido crítico, usando uma linguagem que lhes é próxima.

Estas práticas demonstram que é possível ensinar Camões de forma envolvente e atual, em faixas etárias muito jovens, promovendo simultaneamente o reconhecimento da herança literária portuguesa e a aquisição de competências para o século XXI. O envolvimento com o Scratch impulsionou a motivação dos alunos, fortaleceu a articulação entre áreas curriculares e a biblioteca escolar, promovendo o desenvolvimento de literacias fundamentais para formar leitores críticos, cidadãos participativos, criadores digitais conscientes, onde a autonomia dos alunos e a valorização da cultura portuguesa em contexto escolar estão presentes."

in 
Resumos das oficinas pedagógicas:
Camões no Ensino Básico – 28.11.2025 | [PDF]
Congresso Internacional “Ensinar Camões no Século XXI”



 ÁLBUM 


para saber +



Página principal do Congresso neste Diretório:
Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade, 27 a 29 nov. 2025
Comissão Executiva: Filipa Araújo, Martinho Soares, Rui Mateus.
Com o alto patrocínio da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos 
do Nascimento de Camões e da Reitoria da Universidade de Coimbra.





Redação: 10.12.2025

Arquivo cronológico