2025/10/01

Luís de Camões no currículo nacional de Português



in Direção-Geral da Educação



CAMÕES NO CURRÍCULO DE PORTUGUÊS


   ENSINO BÁSICO (EB) 

 9.º ano de escolaridade

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:  "Ler e   interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões, um auto de Gil Vicente, narrativa (uma) e poemas (nove poemas de oito autores)."

ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:  

EPOPEIA CAMONIANA: 
Luís de Camões, Os Lusíadas (1572)
Incidência nos seguintes episódios e estâncias
  • Canto I – estâncias 1‐3, 19‐41
  • Canto III – estâncias 118‐135
  • Canto IV – estâncias 84‐93
  • Canto V – estâncias 37‐60
  • Canto VI – estâncias 70‐94
  • Canto IX – estâncias 18‐29
  • Canto X – estâncias 142‐144, 145‐146 e 154‐156

POEMAS:
  • Fernando Pessoa:  “O Mostrengo”, “Mar português” (in Mensagem, 1934).
  • Almada Negreiros: “Luís, o poeta, salva a nado o poema” (in Obras Completas: Poesia).
  • Jorge de Sena: “Camões dirige‐se aos seus contemporâneos” (in Poesia II)
  • Sophia de M. B. Andresen: “Camões e a tença” (in Obra Poética)
  • Nuno Júdice:  “O conceito de metáfora com citações de Camões e Florbela” (in Rimas e Contas).
Fonte: Documentos curriculares de referência:
Aprendizagens Essenciais - 3.º Ciclo do EBPortuguês 9.º ano de escolaridade, p. 8, 12, 14.

Propostas: 
Autoria: Diretório

 ENSINO SECUNDÁRIO 

Cursos Científico-Humanísticos (CCH): Curso de Línguas e Humanidades
Português (CH)

10.º ano de escolaridade | PROGRAMA


Conteúdos programáticos | Domínio: Educação literária

4. Luís de Camões, Rimas

[Textos:]
Redondilhas (escolher 4); Sonetos (escolher 8).

[Tópicos do conteúdo:]
Contextualização histórico-literária.
[Temas da poesia lírica]:
  • A representação da amada.
  • A representação da Natureza.
  • A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.
  • A reflexão sobre a vida pessoal.
  • O tema do desconcerto.
  • O tema da mudança.
Linguagem, estilo e estrutura:
  • a lírica tradicional;
  • a inspiração clássica;
  • discurso pessoal e marcas de subjetividade;
  • soneto: características;
  • métrica (redondilha e decassílabo), rima e esquema rimático;
  • recursos expressivos: a aliteração, a anáfora, a antítese, a apóstrofe e a metáfora.
5. Luís de Camões, Os Lusíadas:

[Textos:]
  • visão global;
  • a constituição da matéria épica: canto I, ests. 1 a 18; canto IX, ests. 52, 53, 66 a 70, 89 a 95; canto X, ests. 75 a 91;
  • reflexões do Poeta: canto I, ests. 105 e 106; canto V, ests. 92 a 100; canto VII, ests. 78 a 87; canto VIII, ests. 96 a 99; canto IX, ests. 88 a 95; canto X, ests. 145 a 156.
[Tópicos do conteúdo:]
Imaginário épico:
  • matéria épica: feitos históricos e viagem;
  • sublimidade do canto;
  • mitificação do herói.
Reflexões do poeta.

Linguagem, estilo e estrutura:
  • a epopeia: natureza e estrutura da obra;
  • o conteúdo de cada canto;
  • os quatro planos: viagem, mitologia, História de Portugal e reflexões do poeta. Sua interdependência;
  • estrofe e métrica;
  • recursos expressivos: a anáfora, a anástrofe, a apóstrofe, a comparação, a enumeração, a hipérbole, a interrogação retórica, a metáfora, a metonímia e a personificação.


6. História Trágico-Marítima: 
[Textos:]
“As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho (1565)” (excertos, da adaptação de António Sérgio de História Trágico-Marítima, Lisboa: Sá Costa, várias ed.).

[Tópicos do conteúdo:]
  • Aventuras e desventuras dos Descobrimentos.

Fonte: Documentos curriculares de referência:

10.º ano de escolaridade | APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 


EDUCAÇÃO LITERÁRIA: 
  • "Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre os séculos XII e XVI (ver Anexo 1)."
  • "Contextualizar textos literários portugueses anteriores ao século XVII em função de marcos históricos e culturais."
ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:  

AUTORES E OBRAS:
Luís de Camões, Rimas (1595, 1598)
Escolher 4 redondilhas e 8 sonetos.

Luís de Camões, Os Lusíadas (1572)
Reflexões do Poeta – 3 de entre as seguintes: 
  • canto I, ests. 105 e 106; 
  • canto V, ests. 92 a 100; 
  • canto VII, ests. 78 a 87; 
  • canto VIII, ests. 96 a 99; 
  • canto IX, ests. 88 a 95; 
  • canto X, ests. 145 a 156
Fonte: Documentos curriculares de referência:
Aprendizagens Essenciais - SecundárioPortuguês 10.º ano escolaridade, p. 7, 11.

12.º ano de escolaridade | PROGRAMA

Conteúdos programáticos | Domínio: Educação literária


1. Fernando Pessoa
[Textos:]
1.4. Mensagem 
Escolher 8 poemas.

[Tópicos do conteúdo:]
O Sebastianismo.
O imaginário épico:
  • natureza épico-lírica da obra;
  • estrutura da obra;
  • dimensão simbólica do herói;
  • exaltação patriótica.
Linguagem, estilo e estrutura:
  • estrutura estrófica, métrica e rima;
  • recursos expressivos: a apóstrofe, a enumeração, a gradação, a interrogação retórica e a metáfora.


4. José Saramago

[Textos:]
O Ano da Morte de Ricardo Reis (integral)

[Tópicos do conteúdo:]
  • Intertextualidade: José Saramago, leitor de Luís de Camões, Cesário Verde e Fernando Pessoa.

Fonte: Documentos curriculares de referência:


12.º ano de escolaridade | APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 


EDUCAÇÃO LITERÁRIA: 
  • "Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX (ver Anexo 1).
  • Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais.
  • Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais."
ANEXO 1 - Lista de obras e textos para Educação Literária:  

OBRAS DE FERNANDO PESSOA:

Poesia épica, Mensagem
Escolher seis poemas.


Fonte: Documentos curriculares de referência:
Aprendizagens Essenciais - SecundárioPortuguês 12.º ano de escolaridade, p. 7, 11.




para saber +


Rui  Vieira  de Castro
 Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho,
 n.º 16 - "Diacrítica 1986-200", 2001, p. 75-103.
"Em meados de agosto de 2001 surgiram em vários jornais portugueses notícias que davam conta de que o estudo de Os Lusíadas estaria em severo recuo no ensino secundário, na sequência do processo de «revisão curricular» então em curso. Nas semanas subsequentes assistiu-se, na imprensa portuguesa de referência, a sucessivas tomadas de posição que envolveram, entre outros, professores, escritores, jornalistas, políticos e investigadores em vários domínios.
A multiplicidade de textos produzidos, de natureza mais ou menos polémica, fizeram com que, pela primeira vez em muitos anos, um assunto relativo ao ensino do Português tivesse ganho acentuada visibilidade na esfera pública."









Redação: 4.10.2025