ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CAMÕES
A obra de Camões: os temas e a sua expressão
LEITURA:
lírica
- O que os olhos veem? : "Exploração do poema de Camões 'Verdes são os campos' e produção criativa associada." - Público-alvo: 1.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- Camões - Matemática em rimas: "Utilização de ferramentas matemáticas para desvendar a complexidade e a beleza da poesia camoniana" [a sextina]. - Público-alvo: 2.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- Camões: visão feminina, arte e humor: "Exploração do poema de Camões 'Vós sois ua dama de grã merecer'". - Público-alvo: 3.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
épica
- Camões - A arte de trovar: "Exploração do engenho de Camões a partir da estrutura externa d’ Os Lusíadas e do Banquete de trovas." [um episódio biográfico: o banquete literário de Goa]. - Público-alvo: 3.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- Os Lusíadas: - Encontros com o outro: "Reflexão crítica sobre a relevância da obra de Camões no contexto atual, com foco na temática da multiculturalidade." - Público-alvo: 3.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- Camões - vícios antigos, lições atuais: "Leitura das reflexões do poeta do canto VIII de Os Lusíadas e transposição das críticas para a atualidade portuguesa." - Público-alvo: Ensino Secundário. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- “Um bicho da terra” - da fragilidade à superação: "Análise crítica da reflexão sobre a condição humana expressa n' Os Lusíadas e discussão sobre a sua contemporaneidade." - Público-alvo: Ensino Secundário. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
ESCRITA:
- Cartas de amor à moda de Camões : "Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana." - Público-alvo: 2.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte". (Embora se tenha valorizado a competência de Escrita, esta atividade pressupõe a Leitura, que poderá ser mais valorizada).
- Cartas de amor com Camões: "Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana." - Público-alvo: 3.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte". (Embora se tenha valorizado a competência de Escrita, esta atividade pressupõe a Leitura, que poderá ser mais valorizada).
- "Criação de SMS inspirados na poesia de Camões, mas mantendo a essência dos textos originais". - Atividade proposta em "Ações subsequentes" de Cartas de amor com Camões: "Elaboração de cartas de amor inspiradas na poesia camoniana." - Público-alvo: 3.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- Cartas a Camões (Correspondência criativa entre alunos): "Troca de cartas, postais ou textos entre turmas de escolas parceiras, imaginando um diálogo com Camões nos dias de hoje. ▪ As cartas podem incluir reflexões, perguntas, desabafos ou descrições do quotidiano, dirigidos a Camões como figura simbólica. NOTA: As cartas podem ser trocadas em formato físico ou digital e apresentadas numa exposição conjunta sob o título Cartas a Camões.". | Autoria: RBE, celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio) com o projeto "Latitudes da língua portuguesa", 2025.
MEDIA:
lírica
- Camões - mudança e transformação: "Exploração de temas estruturantes da lírica camoniana, através da sua aproximação a desafios da atualidade, relacionados com marketing e publicidade." [Poemas: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"; "Endechas a Barbara escrava" e "Ondados fios d’ouro reluzentes", para a representação da beleza feminina] - Público-alvo: Ensino Secundário. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- Camões aos nossos olhos (Antologia partilhada): "Cada escola seleciona, em articulação com a parceira, um conjunto de excertos camonianos (versos, estrofes, sonetos) e trabalha-os com os alunos. Os alunos produzem comentários ou recriações. ▪ Os contributos de ambas as escolas são partilhados num mural digital, organizados por tema ou por autor". | Autoria: RBE, celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio) com o projeto "Latitudes da língua portuguesa", 2025.
épica
- Pedro & Inês, uma história que perdura: "Produção de podcasts a partir da obra de Camões". [Episódio de Inês de Castro] - Público-alvo: 2.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
total
- Produção de um vídeo com a leitura expressiva do(s) texto(s) camoniano(s).
PRODUÇÃO (E INTERAÇÃO) ORAL:
Gravação de podcasts:
- Vozes da lusofonia (Podcasts colaborativos): "Alunos das duas escolas parceiras preparam, em articulação, um podcast conjunto dividido em segmentos temáticos, como por exemplo: ▪ Camões por nós – leitura comentada de um excerto camoniano por cada escola; ▪ Palavras que nos ligam – expressão idiomática local explicada por alunos de cada escola; ▪ Do outro lado do mar – entrevista a um colega da escola parceira sobre o que significa ser falante de português." | Autoria: RBE, celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio) com o projeto "Latitudes da língua portuguesa", 2025.
Videoconferências:
- Camões entre nós (Leituras partilhadas em diferentes vozes): "As escolas parceiras organizam uma sessão conjunta por videoconferência, onde os alunos leem, em direto, excertos d’Os Lusíadas, sonetos ou outros textos camonianos." | Autoria: RBE, celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio) com o projeto "Latitudes da língua portuguesa", 2025.
- Leituras corais.
EXPRESSÃO ARTÍSTICA:
- "Elaboração de obras de arte inspiradas na história de Pedro & Inês, como pinturas, esculturas ou instalações." - Atividade proposta nas "Observações" a Pedro & Inês, uma história que perdura: "Produção de podcasts a partir da obra de Camões". - Público-alvo: 2.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- Camões visto de longe (Criações por grupos de alunos): "Em cada escola, grupos de alunos criam peças artísticas inspiradas na figura ou obra de Camões (Knolling literário, poema visual, ilustração, colagem, vídeo, canção, fotografia encenada, etc.). ▪ As duas escolas parceiras reúnem os trabalhos numa exposição virtual conjunta, num espaço digital coorganizado." | Autoria: RBE, celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio) com o projeto "Latitudes da língua portuguesa", 2025.
- Espelho camoniano (Troca de reflexões e criações): "Cada escola propõe um desafio criativo à sua escola parceira com base num excerto ou tema camoniano. ▪ A escola parceira responde ao desafio com um trabalho livre (texto, imagem, vídeo, música, etc.), gerando uma espécie de diálogo artístico e literário. | Autoria: RBE, celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio) com o projeto "Latitudes da língua portuguesa", 2025.
DRAMATIZAÇÕES:
- "Adaptação da história de Pedro & Inês a texto dramático, adicionando elementos contemporâneos." - Atividade proposta nas "Observações" a Pedro & Inês, uma história que perdura: "Produção de podcasts a partir da obra de Camões". - Público-alvo: 2.º Ciclo do EB. | Autoria: RBE, "Atividades exploratórias" do projeto "Camões, Engenho e Arte".
- Camões ao Vivo (Dramatizações cruzadas): "Alunos das duas escolas criam pequenas encenações baseadas na vida de Camões ou na sua obra. As dramatizações podem ter abordagens criativas (históricas, contemporâneas, humorísticas…) e apresentadas em direto." | Autoria: RBE, celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio) com o projeto "Latitudes da língua portuguesa", 2025.
Representações dramáticas
o Teatro dirigido às Escolas ou concebido nas Escolas
- ...
- Na língua de Camões. - Encenação de Cristóvão Carvalheiro; dramaturgia de Suzanna Rodrigues / Teatro à Solta. Marinha Grande, auditório ACR Comeira, 24 de outubro de 2020. / Centro Cultural, 8-10 de março de 2023.
- Partilhar Os Lusíadas. - Dir. Cecília Sousa. Lisboa, na Fábrica Braço de Prata, 12 a 26 março de 2022.
- Somos todos Camões. - Dir. Rita Costa. Texto João Garcia Miguel. Lisboa, FITA 2022 - Teatro Ibérico, 5 a 14 de maio de 2022.
- Lusíadas Preto no Branco. – Peça teatral adaptada de “Os Lusíadas” por Anabela Mateus e Paula Gomes e interpretada pelo Grupo de Teatro MarAlegre, o clube de teatro da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto. – Ílhavo, Centro Cultural de Ílhavo, 8.05.2015. – [Duração: 60’; público-alvo: público em geral e alunos a partir do 2.º ciclo de escolaridade.
JOGOS:
- Desafios camonianos (Jogos entre escolas): "Cada escola prepara um conjunto de desafios para a sua parceira, relacionados com a vida e obra de Camões: ▪ Quiz de escolha múltipla, ▪ Adivinhas, ▪ Sopa de letras, ▪ Escape room, ▪ …". - | Autoria: RBE, celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio) com o projeto "Latitudes da língua portuguesa", 2025.
DIVULGAÇÃO:
- A "atividade pode culminar com o lançamento de um e-book na biblioteca escolar, com a presença das famílias e de outros membros da comunidade educativa." | RBE.
para saber +
Notas soltas:
Temas da poesia lírica: o retrato da mulher amada; a descrição da Natureza; a experiência amorosa e a reflexão sobre o amor; a reflexão sobre a vida pessoal; o desconcerto do mundo; o tema da mudança.
A linguagem e o estilo da lírica de Camões.
Temas da poesia épica: feitos históricos e viagem; episódios diversos; a ilha dos amores; a mitologia; sublimidade do canto; mitificação do herói; reflexões do poeta; visão global da epopeia.
A linguagem, o estilo e a estrutura da épica de Camões.
Os Lusíadas:
Vídeo produzido por alunos do IFSP Jacareí,
como trabalho da disciplina de História - Idade Moderna em 2019.
Redação: 1.10.2025