1 de maio de 2022

Somos Todos Camões - peça de teatro infantojuvenil sobre Camões


SOMOS TODOS CAMÕES

FITA 2022 - Teatro Ibérico
5 a 14 de MAIO
Duração: 50’

Texto: João Garcia Miguel
Encenação: Rita Costa
Interpretação: Beatriz Gonçalves
Criação e interpretação musical: Ricardo Martins
Cenografia: Rita Prata
Desenho de luz: João Rafael da Silva
Direção de Produção: Inês Pires
Direção Técnica: Miguel Dias
Assistência de encenação: Pedro Bedim
Design e comunicação: Ruben Ferreira
Apoio à divulgação: Telmo Botelho
Apoio Técnico: AUDEX
Assessoria de imprensa: The Square, Raquel Alfredo, Carla Brito, Carla Brito, Catarina Pontes Media: Partner Rádio Sons do Sul




Sinopse

"Tendo por começo uma leitura de vários ensaios e biografias da vida de Camões – João Garcia Miguel reescreve uma história acerca de um homem que iria, através dos seus sonhos e das aventuras que viveu, tornar-se numa das maiores figuras literárias portuguesas de todos os tempos.

Camões: quem foi o homem e onde começa a sua lenda? O que é que o tornou nesta figura quase mítica e gigante que vive no imaginário de todos nós? Como podemos imaginar a sua vida, o seu percurso, do qual sabemos tão pouco, aproximando-o do homem comum, apaixonado e aventureiro?

Com encenação de Rita Costa, SOMOS TODOS CAMÕES, pretende desconstruir uma figura fantástica de um Camões e falar nele acima da obra que nos deixou. É tentar contar Camões no seu dia-a-dia, imaginando as aventuras que o levaram a escrever uma obra acerca dos portugueses, mas também de uma nova humanidade e de um mundo futuro.

Esta tarefa não é fácil, pois sabe-se muito pouco acerca da sua vida. Podemos apenas levar o público a pensar o poema e a poesia como algo ainda possível, mesmo nos dias de hoje.

Contado por uma mulher, este Camões sou eu, és tu, somos todos."