ONQOTÔ
[Onde é que que eu estou?]
ESPETÁCULO DE DANÇA E MÚSICA
ONQOTÔ, corruptela de uma das indagações existenciais
que atravessam a criação da banda sonora e do espetáculo como um todo:
“Onde é que eu estou?” | “Para onde é que eu vou?” | “Quem é que eu sou?”
ou, em mineirês castiço: “Onqotô?”, “Pronqovô”, “Qemqosô?”
É o nome do espetáculo de dança que marcou as três décadas de vida
do Grupo Corpo, em 2005.
2015 | Belo Horizonte, MG, Brasil
Coreografia: Rodrigo Pederneiras
Música: Caetano Veloso e Zé Miguel Wisnik
Cenografia e Iluminação: Paulo Pederneiras
Figurinos: Freusa Zechmeister
Criação:
Em 2005, ao completar 30 anos de percurso,
a renomada companhia de dança brasileira Grupo Corpo
apresentou “Onqotô”, uma obra
de dança, música e literatura
que contempla também versos de Camões.
A música foi intencionalmente criada pelo cantor e compositor Caetano Veloso,
e José Miguel Wisnik, poeta, músico e professor universitário.
"Tão Pequeno"
"Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que não se arme e se indigne o Céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequeno?"
Versos d'Os Lusíadas de Camões, musicados por Caetano Veloso
Grupo Corpo - Onqotô | Vídeo, 05:25
GrupoCorpoOficial | Youtube
"Pesar do Mundo"
Caetano fez uma releitura de "Pesar do Mundo,
de José Miguel Wisnik e Paulo das Neves,
peça gravada originalmente no primeiro disco do compositor paulista (1993)
e agora incorporado na banda sonora do espetáculo:
...
pesar de tudo
pesar do peso
pesar do mundo
sobre si mesmo
...
José Miguel Wisnik e Paulo Neves
Grupo Corpo - Onqotô, 2005: Pesar do Mundo | Vídeo, 04:49
GrupoCorpoOficial | Youtube
"Mortal Loucura"
é uma composição musical de José Miguel Wisnik
inspirada no poeta barroco Gregório de Mattos,
e com coreografia no espetáculo.
Na oração, que desaterra … a terra,
Quer Deus que a quem está o cuidado … dado,
Pregue que a vida é emprestado … estado,
Mistérios mil que desenterra … enterra
Quem não cuida de si, que é terra, … erra,
Que o alto Rei, por afamado … amado,
É quem lhe assiste ao desvelado … lado,
Da morte ao ar não desaferra, … aferra.
Quem do mundo a mortal loucura … cura,
A vontade de Deus sagrada … agrada
Firmar-lhe a vida em atadura … dura.
O voz zelosa, que dobrada … brada,
Já sei que a flor da formosura, … usura,
Será no fim dessa jornada … nada.
José Miguel Wisnik sobre soneto de Gregório de Matos
Grupo Corpo - Onqotô, 2005: Mortal Loucura | Vídeo, 07:31
In GrupoCorpoOficial | Youtube
Bailarinos: Silvia Gaspar, Beto Venceslau, Janaina Castro, Juliana Meziat
A pequeneza do Homem face à vastidão do Universo
"Onqotô, em 2005, marcou as comemorações
dos 30 anos de atividade do Grupo Corpo.
Assinada por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik,
a trilha sonora tem como ponto de partida
uma bem-humorada discussão sobre a “paternidade” do Universo.
De um lado, estaria a teoria do Big-Bang, a grande explosão primordial,
cuja expressão consagrada pela comunidade científica mundial
parece atribuir à cultura anglo-saxônica dominante a criação do Universo;
e, de outro, uma máxima espirituosa
formulada pelo genial dramaturgo (e comentarista esportivo) Nelson Rodrigues
sobre o clássico maior do futebol carioca, segundo a qual se poderia inferir que
o Cosmos teria sido “concebido” sob o signo indelével da brasilidade:
“O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada”.
Instrumentais ou com letra, os nove temas que compõem os 42 minutos de trilha
estabelecem uma sucessão de diálogos rítmicos, melódicos e poéticos
em torno das “cenas de origem” eleitas por seus criadores
e do sentimento de desamparo inerente à condição humana.
Na coreografia criada por Rodrigo Pederneiras,
verticalidade e horizontalidade, caos e ordenação,
brusquidez e brandura, volume e escassez
se contrapõem e se superpõem, em consonância
(e, eventualmente, em dissonância) com a trilha musical,
desvelando significados, melodias e ritmos que subjazem ao estímulo sonoro.
Urdida com tiras de borracha cor de grafite, a cenografia de Paulo Pederneiras
funda um espaço cênico côncavo que sugere
tanto um recorte do globo terrestre com seus meridianos
quanto um oco, um buraco negro, o nada ou a anterioridade de tudo.
Com todos os refletores fixados na estrutura metálica que sustenta a fileira de tiras,
a luz projetada por Paulo Pederneiras imprime na cena
uma iluminação que remete à dos estádios de futebol.
A figurinista Freusa Zechmeister transforma os bailarinos
em uma massa anônima que se funde (e se confunde) com o espaço cênico,
permitindo, deste modo, que coreografia e cenário
exerçam plenamente sua tridimensionalidade."
In GrupoCorpoOficial | Youtube, 30.03.2015
para saber +
Av. Bandeirantes, 866, Mangabeiras
30315-382, Belo Horizonte - MG
+55 - 31 3221 7701
Grupo Corpo | Site oficial
GrupoCorpoOficial | Youtube
Angela de Almeida
Folha de lançamento do espetáculo | [PDF]
Jul. 2005
Redação: 29.06.2025