![]() |
Cartaz do evento no Facebook - 4 jun. 2025 |
"Sete Mulheres, Sete Musas:
Lírica de Camões"
LANÇAMENTO DA OBRA
Sete Mulheres, Sete Musas: lírica de Camões
Coordenação de Alexandra Lourenço Dias.
Londres: Camões - Centre for Portuguese Language and Culture do King’s College, 2025.
"Partindo da lírica camoniana e do lugar central que nela ocupam as figuras femininas, esta obra propõe uma reinterpretação visual e literária de sete musas camonianas — Leonor, Dinamene, Bárbara, Violante, Francisca, Catarina e a Menina dos Olhos Verdes — através do olhar contemporâneo de sete artistas da banda desenhada portuguesa: Amanda Baeza, Daniela Viçoso, Miguel Rocha, Jorge Marinho, José Smith Vargas, Rita Mota e Susa Monteiro, com argumento de Pedro Vieira de Moura.
Concebida pelo Camões Centre for Portuguese Language and Culture do King’s College London, sob coordenação de Alexandra Lourenço Dias, a antologia apresenta-se como uma homenagem às mulheres que povoam o imaginário camoniano, explorando o cruzamento entre texto poético, narrativa gráfica e representação feminina.
Mais do que uma simples adaptação literária, Sete Mulheres, Sete Musas é um exercício de intermedialidade que convoca o lirismo de Camões para o universo da banda desenhada, promovendo o encontro entre a tradição literária e as linguagens visuais contemporâneas. A obra destaca o papel da mulher — real ou imaginada — na poesia camoniana e celebra a sua pluralidade, dando corpo e voz a figuras que, durante séculos, inspiraram música, literatura e arte em Portugal."
Exposição: "CAMÕES 500"
para saber +
Evento | Facebook
Redação: 24.05.2025