Atividade do programa do Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI
Quando: 28 nov. 2025 | A partir das 11h30
Local: FLUC, sala 7
“Um olhar de poeta:
Camões na voz, na arte e no mundo dos alunos”
OFICINA SOBRE CAMÕES NO ENSINO BÁSICO
por Susana Lourenço
Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre
Semear palavras que criam pontes
O Agrupamento de Escolas marcou presença no Congresso Internacional Ensinar Camões no séc. XXI, realizado hoje na Universidade de Coimbra, através da participação da professora bibliotecária, Susana Lourenço.
A apresentação incidiu sobre o trabalho desenvolvido no último ano letivo em torno de Camões e da sua obra, integrando-os em projetos estruturantes do Agrupamento, nomeadamente Educação Relacional, o Projeto de Interculturalidade e o Ubuntu.
A participação no congresso constituiu uma oportunidade de elevada relevância académica e pedagógica, permitindo partilhar práticas, aprofundar reflexão e reforçar o compromisso do Agrupamento com uma educação humanista, culturalmente inclusiva e promotora de relações significativas.
Porque ensinar Camões no século XXI é, também, semear palavras que iluminam, criam pontes e fazem crescer futuros."
Camões num projeto intercultural
"No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, várias escolas do agrupamento têm desenvolvido atividades pedagógicas e culturais que visam aproximar os alunos da vida e obra do maior poeta da língua portuguesa. Estas iniciativas não só promovem o conhecimento literário, como também incentivam a criatividade, o espírito crítico e o orgulho na herança cultural portuguesa.
Entre as atividades dinamizadas destacam-se projetos interdisciplinares que envolvem as áreas de Português, História e Expressões.
Em algumas escolas, os alunos saíram à rua para ler Camões a quem passava e também o “levaram” a quem está institucionalizado. Estas apresentações permitiram um contacto mais vivencial com a obra, despertando o interesse dos mais novos por um texto clássico e promovendo pontes intergeracionais.
Importa ainda destacar que a figura de Camões esteve presente no projeto da interculturalidade, tema, de cidadania e desenvolvimento, transversal ao agrupamento neste ano letivo. A partir das viagens e dos encontros descritos n’Os Lusíadas, promoveu-se uma reflexão sobre os contactos entre culturas e os legados partilhados ao longo da história. Esta abordagem serviu de ponto de partida para a recolha de contos e lendas em língua portuguesa oriundos de países por onde os portugueses passaram — como Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Timor — muitos dos quais refletem as raízes culturais dos próprios alunos. Desta forma, o trabalho em torno de Camões tornou-se uma oportunidade de valorização e reconhecimento da diversidade presente na comunidade escolar.
Também se realizaram sessões de leitura encenada e oficinas de escrita criativa, onde os alunos foram desafiados a escrever poesia partindo de versos do poeta.
Na área das Expressões, os alunos exploraram ainda a imagem icónica de Camões em Pop Art, criando retratos vibrantes e contemporâneos do poeta, reinterpretando-o com cores intensas, padrões repetitivos e elementos gráficos atuais.
Paralelamente, e numa abordagem original e lúdica, os alunos participaram em várias modalidades desportivas com uma condição especial: realizar as atividades tapando um dos olhos, em alusão à imagem de Camões. Esta experiência gerou reflexões sobre superação, resiliência e inclusão, reforçando o simbolismo do poeta como figura de coragem e determinação.
Estas ações têm tido grande impacto na formação cultural e linguística dos alunos, e representam um esforço coletivo de valorização da literatura portuguesa no ensino básico.
Consideramos que esta partilha será enriquecedora, tanto para o nosso Agrupamento como para as restanes escolas envolvidas."
in Resumos das oficinas pedagógicas:
Camões no Ensino Básico – 28.11.2025 | [PDF]
Congresso Internacional “Ensinar Camões no Século XXI”
ÁLBUM
©
Todas as fotografias estão divulgadas no Facebook
para saber +
Página principal do Congresso neste Diretório:
Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade, 27 a 29 nov. 2025
Comissão Executiva: Filipa Araújo, Martinho Soares, Rui Mateus.
Com o alto patrocínio da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos
do Nascimento de Camões e da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Redação: 12.12.2025




