2025/12/03

Oficina - “Camões num diário inventado” por Carla Fernandes

Atividade do programa do Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI

Quando: 28 nov. 2025 | A PARTIR DAS 11H30
Local: FLUC, sala TP1



“Camões num diário inventado"

OFICINA SOBRE CAMÕES NO ENSINO BÁSICO

por Carla Fernandes
Agrupamento de Escolas Martim de Freitas


 Entre a biblioteca escolar e a sala de aula

"No âmbito da comemoração do centenário de Luís Vaz de Camões, apresenta-se uma intervenção pedagógica que se desenvolve entre a biblioteca escolar e a sala de aula, com a participação das famílias, no 1.º ciclo do ensino básico. 

A dinâmica colaborativa intitulada “Diário Inventado de Camões” integra os domínios da Oralidade, da Leitura, da Educação Literária e da Escrita. No que respeita às áreas de literacia, as estratégias partem da literacia da leitura e estendem-se à literacia da informação e dos média, contempladas no Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. 

O Programa a Ler mais e melhor, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, no qual o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas está integrado, sob o mote “Construir Discursos Ser+”, define como eixos de ação a visibilidade da leitura, a leitura orientada, a leitura recreativa, o envolvimento da família e a socialização da leitura. Esta proposta de escrita criativa nasce na leitura de ficção, alicerça-se na pesquisa de informação e à produção textual em trabalho de grupo, com recurso às tecnologias.

Tendo bebido da leitura orientada de um livro destinado à infância e juventude, alarga-se no aprofundamento de saberes sobre a vida e obra do Poeta, bem como dos lugares e culturas que conheceu e das experiências que viveu. Dos vazios das fontes documentais brota a invenção na escrita, sustentada pelos dados que se puderam apurar. 

As metodologias são ativas e centram-se nos alunos, que, nas diferentes fases de implementação do projeto, leem, pesquisam, discutem e escrevem. A professora bibliotecária e os professores titulares de turma selecionam as fontes, elaboram os materiais, orientam as tarefas e acompanham o processo de textualização. 

Os padrões de desempenho explicitados nas Aprendizagens Essenciais para o 4º ano do 1.º ciclo do ensino básico serviram de enquadramento às atividades desenvolvidas em termos de conhecimentos e capacidades."
in Resumos das oficinas pedagógicas:
Camões no Ensino Básico – 28/11/2025 | [PDF]
Congresso Internacional “Ensinar Camões no Século XXI”

 ÁLBUM 


para saber +


Página principal do Congresso neste Diretório:
Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade, 27 a 29 nov. 2025
Comissão Executiva: Filipa Araújo, Martinho Soares, Rui Mateus.
Com o alto patrocínio da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos 
do Nascimento de Camões e da Reitoria da Universidade de Coimbra.





Redação: 2.11.2025

Arquivo cronológico