organizado pela
RCnA&A, na Fundação Rui Cunha, em Macau, no dia 24 fev. 2024
Olhar a questão a partir de Macau:
Como é a exploração pedagógica
do texto literário/Camões em PLE?
(1) Ensino (da leitura) dos textos poéticos de Camões
(2) em aulas de PLE
(3) na China / Macau
ENSINAR A LER CAMÕES...
1. Reflexão em encontros académicos (5):
1.2. 2022 – Os Lusíadas na escola e na sociedade, congresso realizado no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, de 26 a 28 de outubro de 2022. Comissão Organizadora: Maria do Céu Fraga, Madalena Teixeira Silva, Rui Tavares de Faria. 1.3. 2022 – Os Lusíadas na Escola. - Congresso, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 18 e 19 de novembro de 2022. Org. Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha.
1.4. 2001 – IX Forum Camoniano: A projecção universal de Camões: o ensino de Camões hoje. – [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação da Casa-Memória de Camões; coord. Ana Tavares.
1.5. 1998 – V Fórum Camoniano: O ensino de Camões: práticas e propostas. - [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação Casa-Memória de Camões em Constância.
2. Formação de professores
2.1. Camões e “a necessidade de acolhimento”, (JAC Bernardes).
2.2. “A investigação e a didáctica da lírica de Camões” (JAC Bernardes)
3. Questões metodológicas
3.1. Ler Camões com atividade de estudo em sala de aula / ou como leitura extensiva;
3.2. Textos integrais ou excertos? - Livro em 2 vols. de Sara Augusto & ... - Português com(n) textos.
3.3. Adaptados de que modo?
- Redução da extensão? (“minificação”) - a No caso de “Os Lusíadas”, redução das estrofes (H. Cidade);
- Antologia de textos? - manuais escolares; seleção de episódios de A. Sérgio;
- Reconto em prosa? - João de Barros, Amélia Pinto Pais...
- Adaptação para BD?
Rui Mateus propõe ou analisa a “adaptação como estratégia de mediação dos clássicos em contexto escolar” (artigo, 2013)
- 3.4. Que edições escolares/pedagógicas: as que existem e as que faltam. - (JAC Bernardes, JL, 2022).
3.4. Com recurso aos media: o digital, as TIC, a IA.
- A comunicação com textos literários e as TIC. - Há alguma investigação: dissertação de mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares, 2010).
- Consultar as atividades exploratórias propostas pela RBE, no âmbito do projeto"Camões, Engenho e Arte". Para além das competências específicas do português(Leritura, Escrita, Produção e Interação Oral), há atividades no âmbito da expressão artística, jogos e media.
3.5. Revisitar Camões: as relações intertextuais e interartísticas. - (artigo de Rui Tavares de Faria: 2022).
EM AULAS DE PLE...
1. Comunicar com textos? - Nas aulas de Português como língua materna / ou nas de PLNM/PLE (o uso do texto literário nas aulas de língua estrangeira: “comunicar” com o texto literário?);
2. Em que língua? - Na língua original ou traduzidos?
3. Literatura e referente (i.e., contexto e cultura):
3.1. a distância e o desconhecimento da cultura/literatura por estudantes universitários oriundos maioritariamente da China Interior (alguns de Macau).
3.2. “para aprender e comunicar sobre a memória cultural portuguesa”. - (Gonzalez, Iolanda Ogando Gonzalez - Diacrítica, 2019).
4. Adaptados de que modo?
a. Simplificação? // Acompanhados de notas, comentários/imagens?
b. ”Retextualização?
a. Projeto L EPLE - Literatura no EPLE. - Para além da “retextualização”, inclui “questionários pedagógicos” sobre a obra.
b. Coleção de adaptação de clássicos da editora LIDEL.
c. Ler Camões escutando? - Os audiolivros, uma possibilidade emergente? (há artigo em espanhol).
NA CHINA / MACAU.
1. Traduções: Coleções de obras/clássicos; épica e lírica (sonetos) camonianos;
2. Produção de vídeos: a partir de poemas de Camões (na UCTM); sobre o Jardim e a Gruta de Camões (concurso do IPOR: “Falar Macau, Falar Português”); gravação de recitação de poemas no 5 de maio, Dia M da Língua Portuguesa;
3. Romaria de associações, professores, estudantes e de cidão em geral à Gruta de camões, no dia 10 de Junho.
4. Dramatização da vida e dos amores (em Macau) do Poeta;
5. Recitação de poemas no concurso anual de poesia, na UCTM;
6. Realização de uma exposição bibliográfica que é uma mostra do acervo da BCP do IPOR, que será traduzida para chinês e que fará uma itinerância pelas escolas de Macau,
7. Edição de obras inspiradas na obra e na presença de Camões em Macau: álbum poético e fotográfico de Sara Augusto.
8. Em Macau, Lola Geraldes Xavier, professora da U. Politécnica, tem defendido “Um lugar para a literatura no ensino do PLE na China” (2017) e, em coautoria com Adelina Castelo e YUnLiu apresentou em 2024 um estudo sobre os “Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE”.
CONCLUSÃO
Ensinar a ler Camões nas escolas, mesmo a estudantes estrangeiros,
é passar da competência comunicativa à competência simbólica;
É valorizar a interpretação do texto, o conhecimento da cultura,
Permitindo ao aluno estabelecer um diálogo um interculturalidade
mais profunda e enriquecedor.
Há que repensar o lugar do texto literário nas aulas de PLE.
(Magalhães, Catarina Gomes Monteiro (2016)
Um lugar para o texto literário na aula de PLE [PDF].
Relatório de Mestrado em PL2 / PLE. Orient. Luís Fernando de Sá Fardilha. Porto: FLUP)
Moço, Mafalda (2011)
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem
Fonte:
Claire. J. Kramsch
From communicative competence to symbolic competence
In The Modern Language Journal, vol. 90, n.º 2 (2006), 249-252.