Trinta anos de Camões:
ensaios e intervenções 1991-2021
de Hélio J. S. Alves
Lisboa: Caleidoscópio, 2024
362 p.
Uma colectânea de crítica literária, filológica e histórico-cultural
"Este livro consiste numa recolha de reflexões realizadas entre dois regressos do autor a Portugal, o primeiro antes de iniciar a carreira universitária, o último logo depois de mudanças determinantes nela. A migração é o entre-lugar certo para entender Luís de Camões e os seus intérpretes mais voluntariosos e influentes (Manuel de Faria e Sousa, António José Saraiva e Jorge de Sena foram, como ele, emigrantes). A vida noutras paisagens e culturas permite adquirir o distanciamento necessário para, sem deixar de ver a árvore, vislumbrar a floresta.
Camões como autor não é o que tem parecido ser. Não é tão independente, ousado ou desinteressado como se tem dito, nem é o cantor do povo que direita e esquerda nele quiseram ver. Queixa-se insistentemente de que a poesia, a cultura e as artes são desdenhadas em Portugal, mas aquilo que incomoda Camões pessoalmente é a falta do «favor com que mais se acende o engenho», isto é, a falta de subvenção mecenática – e não, como erradamente se tem visto, a «apagada e vil tristeza» da pátria. Queixa-se, como é fama, de ser vítima de infortúnios e miséria; foi, porém, tratado pela Coroa de modo invulgarmente favorável.
Grande poeta épico e lírico, capaz duma fluência e energia inigualáveis, Camões levanta, ao mesmo tempo, problemas terríveis. Trinta Anos de Camões é uma colectânea de crítica literária, filológica e histórico-cultural que pretende contribuir para uma compreensão mais genuína da sua poesia, ao arrepio das interpretações excepcionalistas e exclusivistas predominantes desde há séculos."
Da sinopse no site da Caleidoscópio
Hélio J. S. Alves
n. Coimbra, 1963
Professor, investigador, camonista
Mestre em Línguas e Literaturas Românicas
pela Universidade de Londres (1986)
e doutorou-se em Literatura na U. Évora em 1999,
onde defendeu provas de agregação, em 2008.
É professor de Literatura na FLUL
e director do Centro de Estudos Comparatistas (CEComp).
Entre outros artigos e monografias, publicou
Camões e Tasso, ficções em diálogo (Évora, 1996);
Camões, Corte-Real e o sistema da epopeia quinhentista (Coimbra, 2001);
"O som e a fúria d'Os Lusíadas" /Coimbra, 2006 - p. 49-65);
"Camões e o lirismo confessional na epopeia quinhentista,
separta da revista Românica 16 (2007), Lisboa;
Sepúlveda e Lianor : canto primeiro / Jerónimo Corte-Real -
ed. crítica e comentada de Hélio J. S. Alves (Coimbra, 2014);
Poetas que não eram Camões = Poets who weren't Camões
coautoria de Landeg White e Hélio J. S. Alves (Lisboa, 2018).
- Cartaz do lançamento da obra, provavelmente com apresentação de José Alberto Ferreira.
- No dia 16 de maio de 2025, pelas 10h00, o professor Hélio Alves falou de "Camões, de Redondo e de outras coisas mais" na palestra intitulada "Nos princípios de Camões".
para saber +
Hélio Alves | Facebook
Hélio J. S. Alves | U. Évora
Vítor Serrão
O Camões de Hélio Alves | Facebook, 2.10.2025
Redação: 2.11.2025