Il viaggio in Oriente nella tradizione letteraria portoghese
Dal Cinquecento ai giorni nostri
Organização de
Catarina Nunes de Almeida | Fabrizio Boscaglia
Col. Oficina Lusitana. Riflessioni sul mondo di lingua portoghese, n.º 10
Edizioni ETS, 2025
Amostra da obra | PDF
A viagem ao Oriente e a memória cultural portuguesa
"Com o objectivo de estimular a reflexão sobre o Orientalismo português e fomentar a investigação internacional sobre o tema, os estudos deste volume oferecem novas perspetivas sobre a relação que a literatura portuguesa estabeleceu com o chamado Oriente.
O objetivo é, sobretudo, interpretar a viagem ao Oriente como um discurso de memória cultural portuguesa. Neste discurso, os escritores regressam continuamente a cenários, reminiscências simbólicas e figuras arquetípicas (o navegador, o peregrino, o homo viator de tempos passados), revelando o legado dos seus antecessores.
O corpus analisado nos vários capítulos não se limita ao "diário de viagem": um dos objectivos é alargar o âmbito da investigação e considerar diferentes géneros, incluindo obras de ficção ou poesia, desde que claramente ligadas ao tema da viagem, em particular à viagem empreendida fisicamente, na "realidade" geográfica.
Dada a presença deste topos em obras literárias muito recentes, o volume foi elaborado com o objectivo de abarcar, sem pretensão de ser exaustivo ou sistemático, um recorte temporal muito alargado, que vai, do ponto de vista textual e editorial, desde a época dos Descobrimentos até ao século XXI."
para saber +
Redação: 24.10.2025

