Torres Novas no Tempo de Camões
FEIRA QUINHENTISTA
29 MAI. - 1 JUN. 2025 | Em Torres Novas
Organização:
Município de Torres Novas
"Setembro, 1525. As cortes reúnem-se na vila: o rei pede ao povo mais tributos para o dote de casamento da Infanta D. Isabel com o Imperador Carlos V. Nesse tempo, nasce um Poeta que percorre o reino e atravessa os mares. Canta a epopeia, exalta a língua. Torres Novas é próxima da coroa, mas o Santo Ofício já marca o compasso.
Anos mais tarde, na vila, os notáveis, Ângela Sigeia, dama erudita que havia sido educada na corte, e Antão Mogo de Melo, juiz dos órfãos e secretário de Jaime de Lencastre – representante da casa de Aveiro, confessor da rainha e tido como primeiro inquisidor-geral do reino -, constituem família e dão à terra uma prole de filhas e filhos que aqui hão-de morar e perpetuar, por décadas, o nome da família.
Camões, poeta, homem letrado, de instrução clássica, deambula por terras banhadas pelo Tejo e seus afluentes. Convive com humanistas, artistas de renome, e escreve belos poemas que hoje a história e a literatura rememoram."
«1525 - Os 500 anos das Cortes de Torres Novas e
o contrato de casamento de Isabel de Portugal com o Imperador Carlos V»
Conferência
por Ana Isabel Buescu
Professora na FCSH da U.NOVA
e Investigadora do Centro de Humanidades (CHAM/UNL)
Autora, entre outros títulos, das biografias de D. João III, Catarina de Áustria e D. Beatriz de Portugal. "A livraria renascentista de D. Teodósio I, duque de Bragança» e
"Na Corte dos Reis de Portugal: saberes, ritos e memórias".
17 MAI. 2025 | às 21h00
Na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes
Fotografias por Elvira Sequeira | Facebook, 24.05.2025
para saber +
Município de Torres Novas | Facebook, 29.04.2025
Feira Quinhentista de Torres Novas | Grupo no Facebook
Redação: 25.05.2025