Chegada à Ilha dos Amores, por Gouveia Portuense, pseud.
In Camões, Luís de – Os Lusíadas. Porto: Lello & Irmão, 1973
Reprod. na capa do catálogo da exposição, 1.ª divulgação em 2019.
Os Lusíadas – Utopias de Luz e de Sombra na ilha dos amores
Exposição bibliográfica e iconográfica
19 e 20 de novembro de 2022
Org. Equipa do Livro Antigo da BGUC
Textos: José Augusto Cardoso Bernardes
Recolha de imagens, tratamento iconográfico e legendagem técnica: Maria de Fátima Bogalho
Curadoria bibliográfica e montagem: A. E. Maia Amaral, Isabel Ramires, José Mateus, Maria José Otão e Maria Luísa Machado
Extensão pedagógica: Teresa Mendes
Os Lusíadas – Utopias de Luz e de Sombra na ilha dos amores é uma exposição bibliográfica e iconográfica integrada no programa do congresso “Os Lusíadas na Escola”, ambos realizados no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, nos dias 18 e 19 de novembro de 2022.
A exposição teve como comissário o Professor Doutor José Augusto Bernardes que foi assessorado pelos Drs. António Maia do Amaral, Maria Luísa Sousa Machado, José Alberto Mateus, Fátima Bogalho, Maria José Otão, Isabel Ramires e Teresa Mendes. Consultar ficha técnica supra.
A presente Exposição constitui uma escolha de gravuras (reproduzidas) alusivas ao episódio da Ilha dos Amores de alguns exemplares camonianos que se guardam na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. As gravuras são da autoria de diversos artistas nacionais e estrangeiros, como Lima de Freitas e Miloslav Troup e foram expostas conjuntamente com as várias edições de Os Lusíadas, desde o século XVII com as ilustrações da edição monumental comentada de Manuel de Faria e Sousa (1639) até ao século XX.
Esta exposição, em moldes semelhantes mas mais ampla e com catálogo, já tinha Integrado o programa do 11.º Festival das Artes em Coimbra, tendo estado patente de 19 de julho a 2 de agosto de 2019, na Sala de São Pedro da BGUC. Consultar aqui a mensagem informativa sobre a mesma.