2020/08/23

Esta vai com a candeia na mão... - carta, escrita em Ceuta para um amigo, de Luís de Camões


Imagem in: "Epistolário Camoniano" / Missiva.pt


Esta vai com a candeia na mão...

"Carta II. A outro amigo" (1598)

"Carta I, Escrita de Ceuta" (H. Cidade, 1946, 4.ª ed. 1985)


Esta vai com a candeia na mão morrer nas de v.[ossa] m[ercê] e se daí passar seja em cinza, porque não quero que do meu pouco comam muitos. E se, todavia, quiser meter mais mãos na escudela, mande-lhe lavar o nome, e valha sem cunhos.

 

La mar en medio, y tierras he dejado,

Y cuanto bien, cuitado, yo tenía.

Mas cuan vano imaginar, cuan claro engaño

Es darme yo a entender que, con partir-me,

De mi se a de partir un mal tamaño.

 

Quão mal está no caso quem cuida que a mudança do lugar muda a dor do sentimento! E se não, digam quien dijo que la ausencia causa olvido. Porque, enfim, la tierra queda, e o mais a alma acompanha. Ao alvo destes cuidados jogam meus pensamentos à barreira, tendo-me já, pelo costume, tão contente de triste, que triste me faria ser contente; porque o longo uso dos anos se converte em natureza. Pois o que é para mor mal, tenho eu para mor bem. Ainda que para viver no mundo, me debruo doutro pano, por não parecer coruja entre pardais, fazendo-me um para ser outro, sendo outro para ser um; mas a dor dissimulada dará seu fruito, que a tristeza no coração é como a traça no pano:

 

E por tão triste me tenho,

Que se sentisse alegria,

de triste não viveria.

Porque a tal sorte vim,

que não vejo bem algum

em quanto vejo,

que não nasceu para mim;

e por não sentir nenhum,

nenhum desejo.

 

Porque cousas impossíveis, é melhor esquecê-las que desejá-las. E por isso,

 

Só tristeza ver queria,

Pois minha ventura quer

Que só ela

Conheça por alegria;

E que, se outra quiser,

Morra por ela.

 

Pouco sabe da tristeza quem (sem remédio para ela) diz ao triste que se alegre. Pois não vê que alheios contentamentos a um coração descontente, não lhe remediando o que sente, lhe dobram o que padece. Vós, se vem à mão, esperareis de mim palavrinhas joeiradas, enforcadas de bons propósitos. Pois desenganai-vos, que dês[de] que professei tristeza, nunca mais soube jogar a outro fito. E porque não digais que não sou gente fora do meu bairro, vedes vai uma volta feita a este mote, que escolhi na manada dos enjeitados. E cuido que não é tão dedo queimado, que não seja dos que El-Rei mandou chamar; o qual fala assim:

 

Não quero, não quero

jubão amarelo.

 

Se de negro for,

Também me parece,

Quanto m’aborrece

Toda a alegre cor!

Cor que mostra dor

Quero, e não quero

jubão amarelo.

 

Parece-vos que se pode dizer mais? não me respondais: Quem gabará a noiva? Porque assentai que fui comendo e fazendo, ou assoprando, que não é tão pequena habilidade. E porque vos não pareça que foi mais acertar que querê-lo fazer, vedes vai outra do mesmo jaez, contanto que se não vá a pasmar:

 

Perdigão perdeu a pena,

Não há mal que lhe não venha.

 

Em um mal outro começa,

Que nunca vem só nenhum;

E o triste que tem um

A sofrer outro s’ofereça;

E só pelo ver conheça,

Que basta um só que tenha,

Para que outro lhe venha.

 

Que graça será esperardes de mim propósitos em cousas que os não tem pera comigo?, pois ainda que queira, não posso o que quero; que um sentido remontado de não pôr pé em ramo verde, tudo lhe sucede assim; e cada um acode ao que lhe mais dói. E mais eu que o que mais me entristece é contentamento ter, pois fujo dele, que minha alma o aborrece, [por]que lhe lembra que é virtude de viver sem ele. Porque já sabeis que magoa é, vê-lo-ás e não o paparás. Por fugir destes inconvenientes,

 

Toda a cousa descontente

Contentar-me só convinha.

De meu gosto;

Que o mal de que sou doente,

Sua mais certa mezinha

É desgosto.

 

Já ouviríeis dizer: Mouro o que não podes haver, dá-o pela tua alma. O mal sem remédio, o mais certo que tem, é fazer da necessidade virtude: quanto mais, se tudo tão pouco dura, como o passado prazer. Porque, enfim, Allegados son iguales, / los que viven por sus manos / etc. A este propósito, pouco mais ou menos, se fizeram umas voltas a um mote de enche mão, que diz por sua arte zombando, mais que não de sizo (que toda a galantaria é tirá-la donde senão espera) o qual crede, que tem mais que roer do que um praguento. Portanto recuerde el alma adormida, e mande escumar o entendimento, que de outra maneira, De fuera dormiredes pastorzico. E o meu, Senhor, diz assim:

 

Dava-lhe o vento no chapeirão,

Quer [lhe] dê, quer não.

 

Bem o pode revolver

Que o vento não traz mais fruito

E mais vento é sentir muito,

O que, enfim, fim há de ter.

O melhor é melhor ser

Que o vento no chapeirão,

Quer lhe dê, quer não.

 

Uma cousa sabei de mim: que queria antes o bem do mal, que o mal do bem; porque muito mais se sente o por vir, que o passado. E a morte até matar, mata. Não sei se sereis marca de voar tão alto; porque para tomar a palha a esta matéria, são necessárias asas de nebri. Mas vos sois homem de prol, e desculpa-me a conta em que vos tenho. E a que de mim vos sei dar, é:

 

Que esperança me despede,

Tristeza não me falece,

E tudo o mais m’aborrece.

Já que mais não mereceu

Minha estrela,

Só a tristeza conheço,

Pois que para mim nasceu

E eu para ela.

 

No mundo não tem boa sorte, senão quem tem por boa a que tem. E daqui me vem contentar-me de triste. Mas olhai de que maneira:

 

Vivo assim ao revés,

tomando por certa vida

certa morte,

com que folgo em que me pês,

pois minha sorte é servida

de tal sorte.

 

Uma cousa sabei: que o mal, inda que às vezes o vejais louvar, não há quem o louve com a boca que o não tache com o coração.

 

Ajudai-me a sofrer,

Vida tão sem sofrimento

E tão sem vida,

Ver que enfim, fim há de ter

Desgosto e contentamento,

Uma medida.

 

Atentai que não são maus confeitos de enforcado para os que estão com o baraço na garganta, cuidar que o bem e o mal, ainda que sejam diferentes na vida, são conformes na morte; porque vemos

 

Que não há tão alta sorte,

nem ventura tão subida,

ou desastrada,

a quem não assopre a morte,

não sopre o fogo da vida,

A seu fim todas as cousas vão correndo.

Nem há cousa a que o tempo não consuma,

nem vida que de si tanto presuma,

que se não veja nada, em se vendo,

 

que o mais certo que temos

é nada termos certo

cá na terra,

pois para seus não nascemos;

se o seu nos dá incerto,

nada erra.

 

Quero-vos dar conta de um Soneto sem pernas, que se fez a um certo recontro que se teve com este destruidor de bons propósitos, e não se acabou, porque se teve por mal empregada a obra; cujo teor é o seguinte:

 

Forçou-me Amor um dia que jogasse;

Deu as cartas, e [ás] de ouros levantou,

E sem respeitar mão, logo trunfou,

Cuidando que o metal que m’enganasse.

 

Dizendo, pois trunfou, que triunfasse

A uma cota de ouros que jogou;

Eu então por burlar quem me burlou,

Três paus joguei, e disse que ganhasse.

 

Príncipes de condição, ainda que o sejam de sangue, são mais enfadonhos que a pobreza; fazem com sua fidalguia com que lhe cavemos fidalguias de seus avós: onde não há trigo tão joeirado, que não tenha alguma ervilhaca. Já sabeis que basta um frade ruim, para dar que falar a um convento. Três cousas não se sofrem sem discórdia: companhia, namorar, mandar vilão ruim sobre cousa de seu interesse. Não se pode ter paciência com quem quer que lhe façam o que não faz. Desaguardecimentos de boas obras, destroem a vontade para não fazê-las a amigo, que tem mais conta com o interesse, que com a amizade, rezai dele que é dos cá nomeados.

 

Grande trabalho é querer fazer alegre rosto, quando o coração está triste: pano é que não toma nunca bem esta tinta, que a lua recebe a claridade do sol, e o rosto do coração. Nada dá quem não dá honra no que dá. Não tem que aguardecer quem no que recebe a não recebe: porque bem comprado vai, o que com ela se compra. Nada se dá de graça, o que se pede muito. Está certo que não tem uma vida, tem muitas. Onde a razão se governa pela vontade, há muito que praguejar e pouco que louvar. Nenhuma cousa homizia os homens tanto consigo como males de que se não guardaram, podendo. Não há alma sem corpo, que tantos corpos faça sem almas, como este purgatório, a que chamais honra, donde muitas vezes os homens cuidam que a ganham, aí a perdem. Onde há inveja, não há amizade, nem a pode haver em desigual conversação. Bem mereceu o engano, quem creu mais o que lhe dizem, que o que viu. Agora, ou se há de viver no mundo sem verdade, ou com verdade sem mundo. E para muito pontual, perguntai-lhe de onde vem; vereis que algo tiene en el cuerpo que le duele.

 

Hora temperai-me lá esta gaita, que nem assim, nem assim achareis meio real de descanso nesta vida, ela nos trata somente como alheios de si, e com razão:

 

Pois somente nos é dada

para ganharmos nela,

o que sabemos:

se se gasta malgastada,

juntamente com perdê-la,

nos perdemos.

 

Enfim, esta minha senhora, sendo a cousa por que mais fazemos, é a mais fraca alfaia de que nos servimos. E se queremos ver quão breve é,

 

Ponderemos e vejamos,

que ganhamos em viver,

os que nascemos:

veremos que não ganhamos,

senão algum bem fazer,

se o fazemos.

 

E por que respeitando,

 

Que o por vir tal será,

entesouremos,

porque não sabemos,

quando a morte nos pedirá,

que lhe paguemos.

 

Nunca vi cousa mais para lembrar, e menos lembrada, que a morte; sendo mais aborrecida que a verdade, tem-se em menos conta que a virtude. Mas, contudo, com seu pensamento, quando lhe vem à vontade, acarreta mil pensamentos vãos, que tudo para com ela é um lume de palhas. Nenhuma cousa me enche tanto as medidas, para com estes que vivem a mor bonança como ela. Porque quando lhe menos lembra, então lhe arranca as amarras, dando com os corpos à costa, e se vem à mão com as almas no inferno, que é bem ruim guasalhado.

 

E pois todos isto temos

Não nos engane a riqueza

Porque tanto esmorecemos

E trás que vamos,

Já que temos por certeza

Que quando mais a queremos,

A deixamos.

 

Gastamos em alcançá-la

A vida, e quando queremos

Usar dela,

Nos tira a morte lográ-la;

Assim que a Deus perdemos,

E a ela.

 

Porque já ouviríeis dizer ninho feito, pega morta. Que me dizeis ao contentamento do mundo, que toda a dura dele está em quanto se alcança? Porque, acabado de passar, acabado de esquecer. E com razão, porque acabado de alcançar é passado, e maior saudade deixa, do que é o contentamento que deu. Esperai por me fazer m[ercê] q[ue] lhe quero dar umas palavrinhas de propósito.

 

Mundo, se te conhecemos

Porque tanto desejamos

Teus enganos?

E se assi te queremos,

Mui sem causa nos queixamos,

De teus danos.

 

Tu não enganas ninguém

Pois a quem te desejar,

Vemos que danas,

Se te querem qual te veem,

Se se querem enganar,

Ninguém enganas.

 

Vejam-se os bens que tiveram

Os que mais em alcançar-te

Se esmeraram;

Que uns vivendo, não viveram

E outros só com deixar-te,

Descansaram.

 

Se esta tão clara fé

Te aclara teus enganos,

Desengana,

Sobejamente mal vê

Quem com tantos desenganos

Se engana.

 

Mas como tu sempre mores

No engano em que andamos

E que vemos,

Não cremos o que tu podes,

Senão o que desejamos

E queremos.

 

Nada te pode estimar

Quem bem quiser conhecer-te,

E estimar-te,

Que em te perder ou ganhar,

O mais seguro ganhar-te

É perder-te.

 

E quem em ti determina

Descanso poder achar

Saiba que erra;

Que sendo a alma divina,

Não a pode descansar

Nada da terra.

 

Nascemos para morrer,

Morremos para ter vida

Em ti morrendo;

O mais certo é merecer

Nós a vida conhecida

Cá vivendo.

 

Enfim, mundo, és estalagem

Em que pousam nossas vidas

De corrida;

De ti levam de passajem

Ser bem, ou mal recebidas

Na outra vida.

 

Afuera, afuera, Rodrigo, que eu, se muito for por este caminho, darei em enfadonho. Ainda que me pareça já me não livrará privilégio de cidadão do Porto. E pois me vendo a vós, sofrei-me com meus encargos. E porque não digais que sou herege de Amor, e que lhe não sei orações: vedes vai uma, “Di Juan de que murió Blas?” com um pé à Portuguesa e outro à Castelhana, e não vos espanteis da libré, que eu em qualquer palmo desta matéria perco o norte. E os suplicantes dizem assim:

 

— Di, Juan, de que murió Blas,

Tan niño, y tan mal logrado?

— Gil, murió de desamado.

 

—  Dime, Juan, quien le engañó,

Que con amor se engañase

Pensando que el bien hallase,

Adonde el mal cierto halló?

Después que el engaño vio

Que hizo, desengañado?

Gil, morió de desamado.

 

Travou com ele pendença

Em ter razão confiado;

Mas amor, como é letrado,

Houve contra ele a sentença;

E com aquela diferença

Disse entre si o coitado:

— Gil, morreó de desamado.

 

Quem tem razão tão cerrada

Que não saiba, sendo rudo

E sem respeito,

Que, sem Deus, é tudo nada,

E nada, com ele, tudo

Sem defeito?

 

E sendo isto tão certo,

Como todos confessamos,

E sabemos,

Não demos pelo incerto

O em que tão certo estamos

Pois o vemos.

 

A tudo isto podeis responder, que todos morremos do mal de Faetão, porque del dicho al hecho, va gran trecho. E de saber as cousas, e passar por elas, há mais diferença que de consolar a ser consolado. Mas assim entrou o mundo, e assim há de sair; muitos a repreendê-lo, e poucos a emendá-lo. E com isso amaino, beijando essas poderosas mãos uma quatrinqua de vezes, cuja vida e reverendíssima pessoa, nosso Senhor, etc.

 

 

 

Fonte:

Rimas / Luís de Camões. Lisboa, 1598, 193-200.

Carta I, in Autos e cartas / Luís de Camões. – Vol. III das Obras Completas, com pref. e notas do Prof. Hernâni Cidade. 4.ª ed., Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1985. [1.ª ed., 1946], p. 225-242.





Quanto mais tarde vos escrevo... – carta, de Lisboa a um seu amigo, em que lhe dá novas da cidade, de Luís de Camões


Quanto mais tarde vos escrevo...


“Carta IV, De Lisboa, a um seu amigo em que lhe dá novas da cidade” (H. Cidade, 1946, 4.ª ed. 1985)

 

 

Quanto mais tarde vos escrevo, tanto mais me ficais devendo, e se uma vossa vale três das minhas, é necessário que faça quatro. E quanto às novas que me na vossa pedis, aguardei pondo à parte a muita necessidade que de vós me faz ter, que já não quero que as façais por mais amizade. Sabereis que eu ando não de paz, mas de guerra, laus Deo, e porque o ladrar sem morder nesta terra é como bucha de papel, que dá grande estouro e não leva pelouro, grandes mãos de ferro, capuzes de lâminas, maças de Hércules e golpes de Amadis, tudo contra o pobre de Camões.

 

Simão Rodrigues paga soldo aos maiores matadores desta terra, os quais já de in illo tempore lhe tinham cozinhado a morte. Este soldo se paga no tesouro, scilicet em talhadas de marmelada e púcaros de água fria, com uns debruns da vista da senhora sua irmã. Que ainda que esta mercadoria seja defessa, pelo senhor da fortaleza, nestas viagens da China, mais se ganha no furtado que no ordenado.

 

Vosso comborço Denis Boto foi espancado nesse ressio uma boca da noite, e não se sabe donde veio este desastre, mais que quanto os homens alcançam por sua lança, mas não é pera espantar se isto de longe se guarda, por quem por amores de Lia dá isto e mais se há de passar. E por que este senhor não cuidasse que era solus peregrinus in Jerusalem, lhe fez companhia daí a uns dias Gaspar Borges Corte-Real, à porta de Pêro Vaz. Dizem que com uns paus o sacudiram como oliveira. Cuidou ele que as pedras não falavam, e disse que dera de comer a seus companheiros com as orelhas que tirara, mas São Lucas afirma que só São Pedro tirou uma a Malco na prisão de Cristo.

 

É certo que cuidastes que esta cantiga que era a duo, pois desenganai-vos, que um mouro da estrebaria do Carneiro lhe levou as contrabaixas, outra noite, mas cuido que não levou mais que duas ou três cargas, porque as outras eram já gastadas, com as figuras acima escritas.

 

Parece-me que já gora querereis que troque as bolas, tocando outras histórias. Tratando algumas cousas das Ninfas da água doce, sou contente, porque sei que há pedaço que me aí aguardais.

 

Dizem que Francisca Gomes, que [já] não amassa no forno aonde soia, por que veio outro mercadante, competidor, e fez a cama fora do leito chorando. Gabai-me esta estratagema, que é de ambas as bandas como tafecira.

 

A senhora Isabel Barbosa, com a outra senhora, deixou a casa para Isabel Nunes, crendo que faria a sua vinda mais cedo, mas já não virá até que paira, salvo se vier também o amante cantante, que por nome não perca.

 

Bajana fez grande festa aos soldados de cima, caindo da sela como Lúcifer da cadeira, e despois da caída, foi salteado pelos franceses, aonde por partido lhe deixaram as armas, mas a verdade é que ele se remeteu a certas cantigas de volta, das que tinha feito, mas não lhe valeu, que aquele privilégio tinha quebrado já em Orfeu, que se escreve que foi moído com as feridas.

 

Parece-me que já terei merecido os mil bens, e porém, não quero que me digais que vos não meço sobre o funil; tomai mais esta minha Algozaria: a terceira Ninfa, Antónia Brás, foi levada a galera Nueva, aonde foram atados seus cabelos de ouro ao pé do mastro.

 

Aonde com triste som

lhe cantaram a mangana

e com esta dor profana

gritos dava de pasión

aquella Reina troyana.

 

Um talabarte zunia

na dama por que foi peca;

ela com dor dizia:

Atentai mano Fonseca,

la terrible pena mía.

 

Ao outro dia esperámos que a cidade fosse posta em armas, mas estorvou-lhe o rifão que está na regra de viver em paz, que diz, dos arruídos, mas a puta leu outra regra que está mais abaixo, que diz: “Atenta bem o que fazes, não te fies de rapazes”, e dês que caiu no entendimento dela, disse, ao seu homem: “Não me sirvais, cavalheiro, i-vos con Dios, que eu mudarei o vinte a parte onde não digam os de Alfama que não tenho guardador, de modo que já hão deixado os três Cupidos do Rompeu.

 

E se vos enfadardes de ler tanto, não acordeis o cão que dorme, mas sofrei mais estas duas regras, nas quais vos darei conta de mi, Já que ma vos não dais:

 

Dizem que é passado nesta terra um mandado para prenderem a uns dezoito de nós, e porque nestas pressas grandes sem vós não somos nada, sabei que deste rol vós sois o primeiro, como sempre fostes em tudo. A razão dizem que é por um homem fidalgo, que dizem que foi espancado uma noite de São João pelo senhor João de Melo, e ele saberá se é assim.

 

O senhor António de Resende beija as mãos a vossa mercê, o mesmo faz Pero Ribeiro Serpe.

 

Depois de ter escrito, soube que não foi Afonso de Bajana o que deixara a espada, senão que fugira, e a espada foi de Simão Ribeiro, tanto monta.

 

Trazei de lá estudado um conluio que faça a Brás Antónia porque, pedindo lhe sobre aposta seu corpo, me fez perder, cousa de que ando muito magoado, e desejoso de vos ver nesta terra. – Vale.

 

 

 

Fonte:

1.     [...]

2.     Carta IV, in Autos e cartas / Luís de Camões. – Vol. III das Obras Completas, com pref. e notas do Prof. Hernâni Cidade. 4.ª ed., Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1985. [1.ª ed., 1946], p. 259-264.





2020/08/22

Uma vossa me deram... – carta, de Lisboa a um seu amigo, de Luís de Camões


Imagem in: "Epistolário Camoniano" / Missiva.pt


Uma vossa me deram...

 

Uma vossa me deram, a qual pelo descostume me pôs em tamanho espanto, que me voltou o contentamento de saber novas de quem tanto desejo, mas com esta vos culpo do esquecimento que de mim tivestes, em me não escreverdes antes o que passa nessa boa Coimbra.

 

Entre algumas novas que na vossa me dais, vi que nela tratais mal a vida rústica, como são as águas claras, árvores sombrias, bosques saudosos, aves que cantam, e outras saudades de Bernaldim Ribeiro, quae vitam faciunt beatam. Não vos nego a enveja que delas vos tenho, e queixo-me do pouco conhecimento que delas tendes, pois me dizeis que já vos enfadam.

 

A troco destas novas eu vos darei outras, tão contrárias dessas, como vos esta carta dirá.

 

Primeiramente sabereis, que os homens vivem cá da mão do mundo, o que é despor cravos, ou rosas, ir ver a vinha se a rói a lagarta, rir das rústicas palavras dos pastores, festejar os seus amores não fingidos. E quem há de exercitar suas vidas de maneira que floresçam em boas obras, por que a lagarta das más línguas não roa as vidas alheias, trazem sempre as palavras aparadas para falarem com se prezarem disso, cousa que eu tenho por grande trabalho – andar a descrição pendurada em os amores fingidos, que os vossos pastores lá não usaram, porque vereis cá dama tão dama que, por o ser de muitos, que se a um mostra bom rosto, porque lhe quer bem, ao outro o não amostra ruim, por que lhe não queira mal. Estas digo que são como o Camaleão, que toma a cor de qualquer lugar em que o põem.

 

Derredor de cada uma destas vereis uma dúzia de parvos tão confiados, que cada um jurara que é o mais favorecido; um vereis encostado à espada com o sombreiro até os olhos, e a parvoíce até os geolhos, a cabeça entre os ombros, capa curta, as pernas compridas, nunca lhe falta uma conteira azulada que luz ao longe. Estes quando andam carregam nas pernas, e quando vão pelo sol, olham a sombra, e se se vêm bem dispostos, dizem que teve Narciso de se enamorar de si; têm o andar pausado, torcem os sapatos pera dentro; outros trazem sempre Boscão na mão, falam pouco, e tudo saudades, na conversação enfadonhos, pelo que cumpre a gravidade do amor. Nestes assim fazem as alcoviteiras seu ofício, e os esfolam, com palavras doces, e esperanças largas, recados falsos, hoje vos falam pela greta da porta, como me não falou, estava mal disposta, sentiu a sua mãe, porque esta é a isca com que Celestina apanhava las cien monedas a Calisto, com uma sobreinfusa.

 

Outras damas há cá, que ainda que não sejam letradas, são fermosas e menos trabalhosas, como são as Beatas de São Domingos, e outras que conversam os Apóstolos. Estas se queixam de viúvas honestas, ou de casadas, que têm seus maridos no Cabo Verde, e as por casar, e outras que andam fazendo devoção que lhes traga Deus seus maridos, de cuja vinda elas fogem, e nunca lhe[s] escapa as quartas-feiras a Santa Bárbora, sextas a Nossa Senhora do Monte, dias do Espírito Santo.

 

Umas dizem que jejuam a pão e água, outras a três folhas de oliveira, outras não comem cousa que padeça morte, e desta impressão são umas que fazem ir e vir uma nau à Índia em três dias; grandes capelos, hábitos de sarja, contas na mão, e o cu ladrão, porque debaixo disto, achareis mantéus debruados, gravins lavrados, gibões brancos e justos. Estas não se servem com músicas suaves nem vestidos lustrosos, nem com passeios, mas com peitas grosas, e cruzados amarelos, porque por dinero baila el perro, e palavras e plumas in vanum laborauerunt.

 

Os Cupidos destas não são uns capuzes frisados, e uns pelotes com petrinas ao olivel do embigo, e pantufos de veludo, estes medram por sesudos afora as custas, que também amassam neste forno frades de São Francisco, que andam com as calças desatacadas e lombos roliços, e dos de Santo Elói, que têm que dar, ainda que o doutor Martin Vaz do Casal afirma que frades andam anexos a mulheres fidalgas, pela conversação das confissões, mas eu digo que jogam de todas as armas, porque todos somos del merino.

 

E quanto ao que toca a outras damas de aluguer, há muitos que se servem delas, e dirão muitos, que como não há nestas mais que pagar e andar, que não pode haver engano neste jogo. Digo que é ao contrário, por que vereis estar um rosto, que fará luxuriosa a castidade de Lucrécia, uma testa de alabastro, uns olhos de mordifuge, nariz de manteiga, uma boquinha de púcaro de Estremoz, mas o pueri, latet... se vos disserem que estas pelam quem as tem, dizei-lhe que mentem, por que muitos vi eu que não tinham nada de seu, que agora andam a cavalo e mula.

 

E alguns que conheceis e vos eu direi novas, a Maria Caldeira matou-a seu marido, que foi grande perda pera o povo, que amparava muitas órfãs e adubava muitos pagodes de Lisboa, afora outras obras de grandes respeitos,E por que esta senhora não vivesse muito tempo no outro mundo sem cartas de cá, por que partiu dali a alguns dias para lá Beatriz da Mota, vossa amiga.

 

Deste dilúvio algumas damas havendo medo destas se acolheram, determinaram ficar na Torre de Babilónia, aonde se acolheram, em a qual vos certifico que são já tantas as linguagens que cedo cairá, porque ali achareis Mouros, Judeus, Castelhanos, frades, clérigos, casados, solteiros, moços e velhos, e de todas as sortes. A esta Torre chamam alguns a Goleta, pela fortaleza, mas o filósofo João de Melo lhe chamou o Rompeu, por ser de três paus, scilicet: Francisca Gomes a Surradeira, Isabel Tarifa, Antónia Brás, a bola é Maria da Rosa; eu a crismei daí a poucos dias, e lhe pus nome o Mal-cozinhado, porque sempre se acha ali de comer, mal ou bem, tudo é vianda.

 

Destas senhoras os rostos são novos e as camas são velhas. Digo eu, que são Ninfas de água, porque não deitam mais que a cabeça fora, e porque estas são mais em Lisboa que em outras partes, porque afora os seus rostinhos bonitos, chamam-lhe[s] cá patinhas folio[n]as, porque bailam e cantam bem, que não hão inveja aos que el-Rei mandou chamar, os pagodes que fazem estas são da Seita de Epicúrio, que punha sua bem-aventurança no comer e beber, mas digo eu que o faziam, porque estas não eram ainda vindas.

 

Nesta casa se acham continuamente muitos Cupidos valentes, aos quais por diversas alcunhas chamam Matadores, Matistas, Matantes, matarises, e outros nomes derivados destes, porque sempre os achareis com cascos, rodelas gladiis et fustibus como se Nosso Senhor outra vez houvera de padecer, porque eu não lhe acho outra desculpa, nem causa. Confesso-vos que estes me fazem fazer outro tanto. Estes na prática, dir-vos-ão mis arreos son las armas, mas eu sei vos dizer, que se

 

na paz mostram coração,

na guerra mostram as costas,

porque ali dizem que torce a porca o rabo.

 

Ora como vos parece, Senhor, que se pode viver entre estes, que não seja melhor essa vida que dizeis que vos enfada, e essa quietação branda, com dormir à sombra de uma árvore, ao tom da corrente de um rio, e ao canto dos passarinhos ouvindo sua doce harmonia, em braços com os Sonetos de Petrarca, e Éclogas de Vergílio, onde vedes aquilo que ledes?

 

Se vos a vós, Senhor, essa vida enfada, ainda a troco pela minha e vos tornarei o que for bem, e não vos esqueça de me escreverdes mais vezes que esta pois sabeis o gosto que tenho de ver cartas vossas, com novas da saúde dessa pessoa cujas mãos mil vezes beijo, Vale.

 

 

 

Fonte:

1.     [...]

2.     Cf. Carta III, in Autos e cartas / Luís de Camões. – Vol. III das Obras Completas, com pref. e notas do Prof. Hernâni Cidade. 4.ª ed., Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1985. [1.ª ed., 1946], p. 249-257.






2020/08/21

Desejei tanto uma vossa... – carta, mandada da Índia a um amigo, de Luís de Camões




Desejei tanto uma vossa...

"Carta I. Mandada da Índia a um amigo" (1598)
“Carta II, (Da Índia)" (H. Cidade, 1946, 4.ª ed. 1985)


Desejei tanto uma vossa, que cuido que pela muito desejar, a não vi. Porque este é o mais certo costume da fortuna, consentir que se deseje o que mais presto há de negar. Mas por que outras naus me não façam tamanha ofensa, como é fazerem-me suspeitar que vos não lembro; determinei de vos obrigar agora com esta: na qual pouco mais ou menos vereis o que quero que me escrevais dessa terra. Em pago do qual, de antemão vos pago com novas desta, que não serão más no fundo de uma arca para aviso de alguns aventureiros, que cuidão que todo o mato é orégãos, e não sabem que cá e lá más fadas há.

 

Despois que dessa terra parti, como quem o fazia para o outro mundo, mandei enforcar a quantas esperanças dera de comer até então, com pregão público por falsificadoras de moeda. E desenganei esses pensamentos que por casa trazia, por que em mim não ficasse pedra sobre pedra. E assim posto em estado que me não via senão por entre lusco e fusco, as derradeiras palavras que na nau disse foram as de Cipião Africano: “Ingrata pátria, non possidebis ossa mea”. Porque quando cuido que sem pecado, que me obrigasse a três dias de Purgatório, passei três mil de más línguas, piores tenções, danadas vontades, nascidas de pura enveja, de verem su amada yedra de si arrancada, y en otro muro asida, da qual também amizades mais brandas que cera se acendiam em ódios que demanda esperavam, e o lume que me deitava mais pingos na fama que nos couros de um leitão. Então ajuntou-se a isto acharem-me sempre na pele a virtude de Aquiles, que não podia ser cortado senão pelas solas dos pés, as quais de mas não verem nunca, me fez ver as de muitos, e não enjeitar conversações da mesma impressão, a quem fracos punham mau nome, vingando com a língua o que não podiam com o braço. Enfim, Senhor, eu não sei com que me pague saber tão bem fugir a quantos laços nessa terra me armaram os acontecimentos, senão com me vir para esta, onde vivo mais venerado que os touros da Merciana, e mais quieto que a cela de um frade pregador.

 

Da terra vos sei dizer que é mãe de vilões ruins, e madrasta de homens honrados. Porque os que se cá lançam a buscar dinheiro, sempre se sustentam sobre a água com[o] bexigas. Mas os que sua opinião deita, a las armas, Mouriscote, como [a] maré corpos mortos à praia. Porque sabei que antes que amadureçam se secam. Já estes que tomavam esta opinião de valentes às costas, crede que nunca

 

Riberas del Duero arriba

Cabalgaron Zamoranos,

Que roncas de tal soberbia

Entre si fuesen hablando;

 

E quando vêm ao efeito da obra salvam-se com dizerem que se não podem fazer tamanhas duas cousas como é prometer e dar.

 

Informado disto, veio a esta terra João Toscano, que como se achava em algum magusto de rufiões verdadeiramente, que ali era su comer las carnes crudas, su beber la viva sangre. Calisto de Siqueira se veio cá mais humanamente, porque assim o prometeu em uma tormenta grande em que se viu. Mas um Manoel Serrão, que, sicut et nos, manqueja de um olho, se tem cá provado arrazoadamente. Porque fui tomado por juiz de certas palavras de que ele fez desdizer a um soldado, o qual pela postura de sua pessoa, era cá tido em boa conta.

 

Se das damas da terra quereis novas, as quais são obrigatórias a uma carta, como marinheiros à festa de São F[rei] Pero Gonçalves: sabei que as Portuguesas todas caem de maduras, que não há cabo que lhe tenha os pontos se lhe quiserem lançar pedaço. Pois as que a terra dá, além de serem de rala, fazei-me m[ercê] que lhe faleis alguns amores de Petrarca ou de Boscão; respondem-vos uma linguagem meada de ervilhaca, que trava na garganta do entendimento, a qual vos lança água na fervura da mor quentura do mundo. Ora julgai, Senhor, o que sentirá um estômago costumado a resistir às falsidades de um rostinho de tauxia de uma dama lisbonense, que chia como pucarinho novo com a água, vendo-se agora entre esta carne de selé que nenhum amor dá de si, como não chorará las memorias de in illo tempore? Por amor de mim, que às mulheres dessa terra digais de minha parte, que se querem absolutamente ter alçada com baraço e pregão, que não receiem seis meses de má vida por esse mar, que eu as espero, com procissão e pálio, revestido em pontifical, adonde estoutras senhoras lhe irão entregar as chaves da cidade, e reconhecerão toda a obediência a que por sua muita idade são já obrigadas.

 

Por agora não mais, senão que este Soneto que aqui vai, que fiz à morte de D. António de Noronha, vos mando em sinal de quanto dela me pesou. Uma écloga fiz sobre a mesma matéria, a qual também trata alguma cousa da morte do Príncipe, que me parece melhor que quantas fiz. Também vo-la mandara para a mostrardes lá a Miguel Diaz, que pela muita amizade de D. António folgaria de a ver, mas a ocupação de escrever muitas cartas para o Reino me não deu lugar. Também lá escrevo a Luís de Lemos, em resposta doutra que vi sua, se lha não deram, saiba que é culpa da viagem na qual tudo se perde. – Vale.

 

Em flor vos arrancou de então crescida

Ah, senhor Dom António, a dura sorte!

Donde fazendo andava o braço forte

A fama dos antigos esquecida.

 

Ũa só razão tenho conhecida

Com que tamanha mágoa se conforte;

Que pois no mundo havia honrada morte:

Que não podíeis ter mais larga vida.

 

Se meus humildes versos podem tanto

Que co engenho meu se iguale a arte,

Especial matéria me sereis.

 

E celebrado em triste e doce canto,

Se morrestes nas mãos do fero Marte,

Na memória das gentes vivereis.

 

 

 

Fonte:

1.     Rimas / Luís de Camões. Lisboa, 1598, 191v-193v.

2.     Carta II, in Autos e cartas / Luís de Camões. – Vol. III das Obras Completas, com pref. e notas do Prof. Hernâni Cidade. 4.ª ed., Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1985. [1.ª ed., 1946], p. 243-248.

3.     Luís de Camões – Lírica Completa, ed. Maria de Lurdes Saraiva. Lisboa: INCM. – II Sonetos, 2.ª ed. revista, 1994, p. 250.

 



Arquivo cronológico

Etiquetas

#EstudoEmCasa@ (1) © Direitos de reprodução (1) 024 (1) 10 de junho (4) 10 de junho 2023 (1) 10 de junho 2024 (4) 10 de junho 2025 (1) 10 de junho de 2020 (1) 1000 Vezes Camões (1) 12.º ano (1) 16.° Seminário Aberto do Projeto Estranhar Pessoa (1) 1670 (1) 1853 (1) 1872 (1) 1880 (1) 1909 (1) 1920 (1) 1922 (1) 1923 (1) 1924 (2) 1969 (1) 1969;Guiné BIssau (1) 1972 (11) 1972 Teatro (3) 1973 (1) 1980 (5) 1981 (2) 1982 (1) 1987 (1) 1989 (1) 1991 (1) 1995 (2) 1998 (1) 2 (1) 2002 (1) 2005 (1) 2008 (2) 2012 (1) 2014 (1) 2015 (3) 2016 (3) 2017 (4) 2018 (3) 2019 (5) 2020 (5) 2021 (2) 2022 (43) 20225 (1) 2023 (12) 2024 (391) 2024 Teatro (7) 2024Camões e a Música (1) 2025 (195) 2025 Teatro (10) 20252024 (1) 2026 (8) 21 micro-retratos de Camões (1) 24 de julho (1) 35 Anos da Secção Luís de Camões (SGL) (1) 4 de maio (1) 4.º centenário da morte de Camões (1) 450 anos da publicação de Os Lusíadas (11) 460 anos de Camões em Macau (1) 460 anos de Camões na Ásia (1) 500 anos de Camões e a Defesa Nacional (1) 500 anos de Camões… Porquê? (1) 500 anos de Vasco da Gama (1) 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso (1) 500 anos do nascimento de Luís de Camões (1) 9.º ano (1) A Arte no tempo de Camões (3) A Barraca (1) A Bela e o Monstro (1) A ciência no séc. XVI (2) a Cristo atado à coluna (1) A época de Camões: contexto historico-literário (1) A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama (1) A História repete-se (podcast) (1) A Ilha da Madeira n'Os Lusíadas (1) A língua de Camões: Galiza e Portugal (1) A língua que se escreve sobre o mar – Camões 500 anos (1) A Lisboa de Camões (2) A maravILHA dos Amores (1) À memória de Camões (1) A música no tempo de Camões (2) A Odisseia de Camões (1) A oficina de Camões (1) À Pala de Camões (1) A Santarém do tempo do Renascimento (1) A Viagem da Camélia (1) A viagem do espanto (1) A Vingança de Agamenom (1) A. Sinai (1) AAPA - Associação de Amizade Portugal-Arménia (2) ABC feito em motes (1) Abdeljelil Larbi (1) Abílio Hernandez Cardoso (1) Academia das Ciências de Lisboa (5) Ação de formação (4) Accademia Nazionale dei Lincei (1) Acerca de poesia lírica (1) Acervos camonianos (3) ACL (2) ACMJPC - Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (1) Ações de Formação (3) Açores (4) Adamastor (2) ADEPAC (1) AE Nuno Álvares Castelo Branco (1) Aeroporto (1) Afonso Cruz (1) Afonso Reis Cabral (1) After Xavier — Representations of Christianity in India and beyond (1) AGENDA (24) Agenda Camões | 2023 (1) Agenda Camões 500 anos (1) Agenda Camões 500 anos | 2024 (12) Agenda Camões 500 anos | 2025 (13) Agenda Camões 500 anos | 2026 (1) Agenda Camões 500 anos | AGO. 2025 (1) Agenda Camões 500 anos | DEZ. 2025 (1) Agenda Camões 500 anos | NOV. 2025 (1) Agenda Camões 500 anos | OUT. 2025 (1) Agenda Camões 500 anos | SET. 2025 (1) Agenda Cultural de Lisboa (1) Agostinho da Silva (1) Agostinho de Campos (1) Agrupamento de Escolas de Pinhel (1) Agrupamento de Escuteiros de Margaride (1) Aguarela (1) AIL Porto 2024 (1) AJM - Associação dos Jovens Macaenses (1) Albano António Cabral Figueiredo (1) Alberto Oliveira Pinto (1) Alberto Pimenta (1) Álbum (1) Alcobaça (3) Alemanha (1) Alentejo (1) Alexandra Lourenço Dias (1) Alexandra Markl (1) Alexandre Honrado (2) Alexandre Tchudinov (1) Alexsandro Menez (1) Alfabeto camoniano (1) Alface (1) Alma Azul (1) Almada (1) Álvaro Júlio da Costa Pimpão (1) Álvaro Siza Vieira (1) Alviela (1) Amadeu ferreira (tradutor) (1) Amadeu José Ferreira (1) Amadora (1) Amadora BD 2024 (1) Amar Camões (1) Amaro della Quercia (2) Âmbito Cultural (1) Américo de Miranda Soares (1) Amor (6) Ana Cristina Cruz (1) Ana Isabel Buescu (1) Ana Isabel Dias (harpa) (1) Ana Luísa Amaral (1) Ana Maria Magalhães (1) Ana Zanatti (1) André Carrilho (2) André Gago (4) André Henriques (1) Anfitriões (2) Ângelo Rodrigues (1) Angola (2) Angra do Heroísmo (1) Anísio Franco (1) Annabela Rita (2) Anne Gallut-Frizeau (1) Ano Camões 1880 (1) Antena 1 (rádio) (1) Antena 2 (2) Antiepopeia (1) Antologia (2) Antologia poética (5) Antologias (1) António Apolinário Lourenço (1) António Aresta (1) António Augusto de Carvalho Monteiro (3) António Carlos Cortez (6) António Duarte (escultor) (1) António Faria (1) António Fernandes de Sá (1) António Fonseca (7) António Gaspar (1) António Gedeão (1) António Graça de Abreu (1) António José Saraiva (4) António Manuel Couto Viana (2) António Prates (1) António Telmo (2) António Vitorino D’Almeida (1) ANTT (3) APH (1) Apresentação de livro (4) aqui e agora (1) AQUILEIDA: a trilogia de Aquiles e mais onze odes de Luís de Camões (1) Aquiles Estaço (2) Aquilino Ribeiro (2) ARCO (1) Arménia (3) Arquivo e Biblioteca da Madeira (1) Arquivo Histórico Municipal de Coimbra (1) Ars Lusitana (1) Arte (10) Arte Minima (1) Arte poética (1) Arte renascentista portuguesa (1) Arte urbana (1) Arthur Lee-Francis Askins (1) Artur de Jesus (1) As Artes entre as Letras (1) as Descobertas... e Nós (LP) (1) As perguntas do Rei e as respostas de Camões (1) As peripécias de Luís de Camões (1) As plantas na obra poética de Camões (1) As plantas na obra poética de CamõesCentro Cultura Raiano (1) As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões (3) Assírio & Alvim (1) Assis Ângelo (1) Associação Casa-Memória de Camões (1) Associação Portugal Brasil 200 Anos (2) Assuntos Épicos (1) Astrologia (1) Astronomia (2) Astronomia dos Lusíadas (2) Atas (16) ATEF (1) Ateliê (1) Ateliê Marcos Muge (1) Atelier 200: Babel (1) Atividade Top (1) Atividades para o ensino-aprendizagem de Camões (4) Atualizar Camões: cruzamentos interdisciplinares (1) Aude Plagnard (1) audiolivros (1) Auditório Maestro Frederico de Freitas (1) Aula (1) Aula aberta (2) Aurelino Costa (1) Aurélio Mesquita (1) Aurelio Vargas Díaz-Toledo (1) Auto das Anfitriês (livro) (1) Auto das Anfitriês (teatro) (1) Auto do Labirinto (1) Autobiografia (1) Autorretrato (1) Avaliação (1) Aveiro (1) Aveiro 2024 (1) azul-cobalto (1) Azulejo (3) B. Xavier Coutinho (1) Babel e Sião (1) Baco (1) Banco de Portugal (1) Banda Sinfónica da Armada (1) Bandas de música (1) Baptista Bastos (1) Barbara Spaggiari (1) Barroco (2) Base de dados (1) BD (6) BDMII (1) Beira (Moçambique) (3) Beja (1) Belmiro Fernandes Pereira (1) Bertrand (1) BGUC (10) bibliografia passiva - bibliografias (1) bibliografia passiva - coletâneas (1) Bibliografia passiva - dicionários (2) Bibliografia passiva - monografias (2) Bibliografias (2) Biblioteca camoniana de D. Manuel II (5) Biblioteca da Ajuda (1) Biblioteca da Casa de Mateus (1) Biblioteca David Mourão-Ferreira (1) Biblioteca de Castilla-La Mancha (1) Biblioteca de Mondim de Basto (1) Biblioteca Municipal António Salvado (1) Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva (1) Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova (1) Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere (1) Biblioteca Municipal de Oeiras (1) Biblioteca Municipal de Paredes (2) Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (3) Biblioteca Municipal de Redondo (1) Biblioteca Municipal de Santarém (1) Biblioteca Municipal de Torres Novas (1) Biblioteca Municipal de Viseu (1) Biblioteca Municipal Florbela Espanca (1) Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca (1) Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira (1) Biblioteca Palácio Galveias (5) Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (1) Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (1) BIG (1) Biografar Camões (1) Biografia (39) Biografia - Coimbra (1) Biografia - documentos (3) Biografia - local de nascimento (2) Biografia - nascimento (2) Biografia - poemas (1) Biografia 2024 (1) Bissau (1) Blogue RBE (1) BN do Luxemburgo (1) BNE (1) BNP (15) Boas Festas! (2) Bocage (1) Booksmile (1) Borba (2) Borba Beer Fest 24 (1) Borderlovers (2) Bordéus (1) Botânica (1) Botânica e Literatura (1) Braga (1) Bragança (1) Braille (1) Brasão da família Camões (1) Brasil (18) Brian Leong (1) Brotéria (revista) (1) Bruno Ferreira (ilustrador) (1) Bustos (5) Ca (1) Cabo Verde (3) Cabrela (1) CAE da Figueira da Foz (2) Calçada portuguesa (1) Caldas da Rainha (1) Câmara Municipal de Cascais (4) Câmara Municipal de Lisboa (2) Câmara Municipal de Paredes (1) Camilo Castelo Branco (1) Camilo Pessanha (2) Caminhada (1) Caminho marítimo para a Índia (1) Camões (4) Camões - CCP em Vigo (1) Camões - CLP de Belgrado (1) Camões - entre a história e a lenda (1) Camões - escritor de língua portuguesa ou em língua portuguesa? (1) Camões - Mensagens para os mensageiros (1) Camões - Recursos para Celebrar (1) Camões – CCP em Maputo (2) Camões @ Harvard (1) Camões | 500 Anos (livro) (1) Camões 500 anos (3) Camões 500 anos depois (1) Camões 500 anos depois (expo) (1) Camões 72 (1) Camões após o Naufrágio (1) Camões aqui e agora (1) Camões at 500: A Celebration at UMass Dartmouth (1) Camões criador de personagens (1) Camões e a Arménia (2) Camões e a Bibliofilia (1) Camões e a Ciência do seu tempo (1) Camões e a Índia (2) Camões e a Madeira (1) Camões e a Música (7) Camões e a Ópera (4) Camões e a Pandemia (1) Camões e a sua época (1) Camões e a tentação biográfica (1) Camões e Baco (1) Camões e Chaves (1) Camões e Couto (1) Camões e Goa (2) Camões e Macau (4) Camões e Moçambique - Recursos (1) Camões e o Cinema (6) Camões e o Orientalismo (1) Camões e o Porto (1) Camões e o Renascimento Português (1) Camões e o Teatro (4) Camões e os Clérigos (1) Camões e os Lusíadas 1872/2022 (1) Camões e os Românticos (1) Camões e os saberes (1) Camões e Outros Contemporâneos (1) Camões e Pessoa (1) Camões e Santarém (1) Camões em Chaves (1) Camões em Macau (7) Camões em Moçambique (3) Camões em Pessoa (1) Camões eos Astros (1) Camões I.P. (6) Camões Imago poetae (1) Camões na Ásia (1) Camões na Biblioteca Camilo Pessanha do IPOR (2) Camões na Biblioteca Camilo Pessanha do IPOR - Referências (1) Camões na Escola (6) Camões na Escola e no Mundo (1) Camões na FOLIO (1) Camões na Ilha de Moçambique (1) Camões na voz de poetas açorianos (1524-2024) (1) Camões nas Línguas Eslavas (1) Camões nas Sanjoaninas 2025 (1) Camões no Oriente (1) Camões no Parque dos Poetas de Oeiras (1) Camões no Portal de Literatura hispano-portuguesa (1) Camões no RTP Ensina (1) Camões nos exames (1) Camões nos países lusófonos (1) Camões o príncipe dos poetas (1) Camões Palavras de Fogo (1) Camões Pequeno (1) Camões pilar de identidade cultural (1) Camões poeta e viajante (1) Camões Sem Parar (encontros) (1) Camões solitário (desenho) (1) Camões Universal (exposição) (1) Camões: 500 Anos de História e de Lenda (1) Camões: A Legacy Reimagined (1) Camões: erros meus má fortuna amor ardente (2) Camões: No poet is an island (1) Camoinz Hépyco-Lyrico (1) Camoniana cronológica (2) Camoniana digital (1) Camonianas (6) Camonistas (53) Canção (1) Canção de câmara (1) Cancioneiro Camoniano (1) Cancioneiro musical (2) Cândido Oliveira Martins (1) Cânone (1) Cantão (1) Cantar Camões (1) Cantata (2) Canto Redondo (3) Capela Ultramarina (2) Caricatura (2) Carlos Avilez (2) Carlos Cunha (1) Carlos Drummond de Andrade (1) Carlos Fiolhais (1) Carlos Maria Bobone (4) Carlos Morais José (1) Carlos Reis (2) Carlos Vaz Marques (2) Carlota Simões (3) Carolina Figueiredo (1) Carolina Michaëlis de Vasconcelos (1) carta (1) Carta imaginária de Garcia de Orta (1) Carta VI (1) Cartas (6) Cartaz (1) Carteiras de fósforos (1) Cartoon (1) CAS - Centro de Artes de Sines (1) Casa (1) Casa da Cidadania da Língua (1) Casa da Esquina (1) Casa de Mateus (2) Casa de Portugal em Macau (1) Casa Garden (1) Casa-Museu Elysio de Moura (1) Cascais (4) caso (1) Castelo Branco (3) Castro (1) Catálogos (3) Catarina Nunes de Almeida (1) Cátedra Fidelino de Figueiredo (2) Cátedras Camões (2) Cátia Moreso (1) CCB (3) CCP da Beira (2) CCP do Luxemburgo (2) CECHAP (2) CEHu (3) CEHUM (2) CEL - Centro de Estudos Lusíadas (1) Celebrações (1) Celebrando Camões (1) Celestina (3) Celestina em Lisboa (1) Celina Veiga de Oliveira (1) Celorico de Basto (1) CEM - Centro de Estudos Mirandinos (5) centenário de Pierre de Rosard (1) Centro Ciência Viva (1) Centro Cultural do Cartaxo (1) Centro Cultural Português - Paris (1) Centro de Artes de Caldas da Rainha (1) Centro de Artes de Sines (1) Centro de Estudos do Século XIX (1) Centro de Formação Nova Ágora (1) Centro de História Jaime Cortesão (1) Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial - Beja (1) CEP Santa Barbara (1) CER - Centro de Estudos Regianos (1) Cerâmica de Alcobaça (1) Cerveja (1) Cerveja Super Camões (1) César Viana (3) CET da FLUL (1) Ceuta (1) CFAE Beira Mar (2) Chamada de c omunicações (1) Chaves (7) China (2) China em Construção (revista) (1) Christophe Marinheiro (1) Ciclo Camoneano (1) Ciclo Camoniano (1) Ciclo de Conferências Camonianas (7) Ciclo de debates (4) Ciclo de Encontros (1) Ciclo de palestras (2) Ciclo Poem(A)r (1) Ciclo poemar consigo (1) Cidade global (1) CIEC (24) CIEC - Constância (1) CIEC (acerca do) (1) CIEPG (1) CILB (1) CIN (4) Cinco Séculos de Camões: Celebrar o Engenho e a Arte (1) Cine-Teatro Avenida (1) Cinema (5) Cinemateca (2) Citações (1) CITCEM (1) Clássicos (1) Clássicos em cena (1) Cláudio Jordão (1) Cleber Vinicius do Amaral Felipe (1) Cleonice Berardinelli (3) CLP de Coimbra (2) CLP em Goa (1) Clube de Expressão Dramática do AE Conde de Oeiras (1) Clube de Leitura (1) Clube de Regatas Vasco da Gama (1) Clube do Autor Editora (1) Clube Gondomarense (1) CML (5) Códice Varejão (1) Coimbra (12) Coimbra Rede de Museus (1) Coleção camoniana (3) Coleção Disse (1) Coleções camonianas (3) Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2) Coliseu Porto Ageas (1) Colóquio (9) Colóquio “A Filosofia em Portugal no tempo de Camões” (1) Colóquio 1972 (1) Colóquio 2023 (1) Colóquio 2024 (3) Colóquio 2025 (9) Colóquio Artes e Letras (revista) (1) Colóquio Camões - A Global Poetry For All Seasons (1) Colóquio Camões e os mistérios da Cavalaria - Hermética e Gibelinismo (1) Colóquio Gil Vicente na mudança dos tempos (1) Colóquio internacional (6) Colóquio Internacional Sá de Miranda e a História Literária (2) Colóquio Mulheres excecionais do século XVI (1) Colóquio Um dia de Camões 2022 (1) Colóquio/Letras (1) Colóquios (3) Colóquios dos simples e drogas e coisas medicinais da Índia de Garcia de Orta (1) Comemorações oficiais do V Centenário do nascimento de Luís de Camões (1) Comemorções Oficiais 2024 (1) Comentadores (2) Comentário (1) Comentários (2) Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1) Comissário-Geral adjunto da Comissão para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões (1) Como ler Camões hoje (1) Companhia Certa (1) Companhia Nacional de Espetáculos (1) Companhia Rey Colaço Robles Monteiro (1) Companhia Teatro a Metro (1) Concerto (12) Concerto 500 anos de Camões (1) Concerto Atlântico (1) Concerto Coral-Sinfónico (1) Concerto de Música de Câmara (1) Concerto falado (1) Concurso - Camões um poeta genial (1) Concurso 500 anos de Camões (1) Concurso de fotografia (1) Concurso Literário (2) Concursos (4) Condecorações (1) Conferência (13) Conferências (19) Confraria (1) Confraria Camoens (1) Congress Os Lusíadas na escola e na sociedade (1) Congresso (5) Congresso 2025 (2) Congresso 2026 (1) Congresso Anual da APH 2025 (1) Congresso da AIL (1) Congresso Internacional do Meio Milénio de Camões (14) Congresso Internacional dos 450 anos de Os Lusíadas (1) Congresso Internacional Meio Milénio (5) Congresso Internacional Reescrever o século XVI (1) Congresso Macau (1) Congresso Navigating 450 years of Os Lusíadas (1) Congresso Os Lusíadas na Escola (3) Congresso Os Lusíadas na escola e na sociedade (1) Congressos (9) Conservatório – Escola das Artes da Madeira (1) Constância (7) Consulado-Geral de Portugal em Cantão (1) Consulado-Geral de Portugal em Estugarda (1) Contemporânea (revista) (1) Contemporâneos de Camões (2) Contemporâneos de CamõesFrancisco Rodrigues Lobo (1) Contextos (3) Conto (1) Contra (Rodrigo Gonçalves) (1) Contra um bicho da terra tão pequeno (1) Contraponto (2) Conversa (1) Conversas Camonianas (1) Conversas dos Capuchos (2) Cooperativa Arte-Via (1) Cooperativa ÁRVORE (1) Cópia "fidelíssima" (1) Cópia digital restaurada (1) Coplas breves (1) Correntes d’Escritas (1) Cortejo de Solitários (exposição) (1) Covilhã (1) CPS California (1) Crioulo (1) Cristina Paiva (1) Cristina Pires dos Santos (1) Croner de Vasconcellos (1) CTT (3) Curiosidades (2) Curso (1) Curso - Camoniando na Poesia e na Arte (1) Curso de Formação (4) Curso de Literaturas em Língua Portuguesa (1) Curso online (1) Curso Redescobrir Camões (1) Cursos (11) D. António de Noronha (1) D. Gastão Coutinho (1) D. Gonçalo Coutinho (1564-1642) (1) D. Manuel II (4) D. Quixote (1) Da Arte de Ler... Camões (1) Dagoberto Markl (2) Dália Dias (2) Dalila Carvalho (1) Dança (2) Dança Antiga (1) Daniel Oliveira (1) Daniela Gorjão (1) Daniela Pereira (1) Danny Susanto (1) David Fernandes Dias (1) David Mourão-Ferreira (2) De Luís de Camões (1) Deana Barroqueiro (1) Debate (4) Decifrar o século de Camões (1) Defesa Nacional (1) Departamento de Ciências da Vida (U. Coimbra) (1) Descobrimentos (3) Descobrimentos Portugueses (1) Descobrimentos Portugueses (painel de azulejos) (1) Desvendando a Narrativa Iniciática d'Os Lusíadas (1) Deuses (1) Deutsche Oper Berlin (1) Dia da Poesia 2024 (2) Dia de Camões (3) Dia de Camões 2024 (1) Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas (1) Dia do Património e das Misericórdias (1) Dia Internacional dos Museus (1) Dia Mundial da Escrita à Mão (1) Dia Mundial da Língua Portuguesa (1) Dia Mundial da Poesia (1) Dia Mundial do Livro 2024 (1) DIAITA (1) Diálogo Camões - António Gedeão (1) Diálogo imaginado (3) Diálogos Interculturais Portugal-China (1) Diana Costa (1) Diário da Lagoa (1) Diário da República (1) Dias de Camões (2) Dicionário de Luís de Camões (3) Dicionário de Luís de Camões - Índice por temas (1) Dicionário dos Primeiros Livros Impressos em Língua Portuguesa (1) Didática (33) Didática e as TIC (1) Dinamene (1) Diogo de Couto (1) Diogo Ramada Curto (3) Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (1) Discurso (1) Divindades (1) Dizer Poesia (6) DLAB (1) DMLP (1) Do Amor e da Glória em Camões (1) Documentário (4) DOLCIMELO (1) Domingos António de Sequeira (2) Dossiê temático (1) Dramatização (1) Draw (Frederico Campos) (1) Drogas (1) Duncan Fox (1) É desta que leio isto (Clube de leitura) (1) E-Primatur (1) E.U.A (1) Eclipse (1) Edição (2) Edição audio (2) Edição Crítica (2) Edição das Rimas (1) Edição dos "piscos" (1) Edição dos sonetos (1) Edição ensaio (2) Edição escolar (1) Edições 2025 (5) Edições camonianas 2024 (5) Edições camonianas 2025 (2) Edições d'Os Lusíadas (1) Edições da obra de Camões (2) Edições de colecionador (1) Edições dos 500 anos (1) Edições INAPA (1) Ediçõescamonianas 2025 (1) Editar Camões (1) Editio princeps (1) Editora Rei dos Livros (1) Eduardo Lourenço (1) Eduardo Ribeiro (5) Educação (1) efeméride (3) Efemérides (574) El Corte Inglés (1) El Corte Inglês (7) El Rei Seleuco (1) El-Rei Seleuco (2) Elisa Vilaça (1) em Almagro (1) em Castelo Branco (1) Em memória de Nuno Júdice (1949-2024) (1) Emanuel Paulo Ramos (1) Emanuela Nicoli (1) Emiro Martínez-Osorio (1) Emmanuel Pereira Filho (1) Empório Musical (rádio) (1) Encontro interdisciplinar (1) Encontro Mundial das Cátedras Camões (1) Encontros (9) Encontros camonianos com ênfase na Didática (1) Encontros camonianos com ênfase na Didática. (2) Enrique Mazzola (1) Ensaio (2) Ensinar Camões no século XXI (1) Ensino (2) Ensino de Camões (5) Ensino de Os Lusíadas (2) Entrevista (3) Épica (1) Episódio de Inês de Castro (1) Epistolário Magno (6) Epistolografia (11) Época (2) Epopeia (1) Epopeia …? Rima com baleia! (1) Epopeia 2007 CD (1) Era Uma Voz (1) Ernest Slingeneijer (1) Erotismo (1) Erros meus má fortuna amor ardente (teatro) (1) Escape Room (1) Escola Luís de Camões (1) Escola Profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros (1) Escola Secundária de Camões (1) Escolas (1) Escrever como Camões (2) Escultura (9) Escultura de Camões na Taipa (1) Escultura ibérica (1) Esoterismo (1) Espanha (2) Espetáculo (1) Essai sur la poésie épique (1) Estação de Poesia (Açores) (1) Estátuas (1) Estêvão Rodrigues de Castro (1) Estranhos pássaros de asas abertas (1) Estrutura de Missão (2) Estrutura de Missão para as comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões (4) EstudoEmCasa (1) Estudos Camonianos - cursos (17) Estudos Camonianos em Macau (1) Estudos Camonianos na Galiza (1) Estudos Camonianos no Brasil (3) Estugarda (1) ÉTER – Produção Cultural​ (1) Eu curto... eu gosto dos Lusíadas (1) Eugénio de Andrade (1) Eunice Muñoz (1) Évora (1) Ex-libris (1) Exames (1) Expansão Portuguesa (1) Exposição (35) Exposição "Camões e a Música" (1) Exposição “Collage/Décollage” (1) Exposição 1934 (1) Exposição 1972 (2) Exposição 1972 TS Luís (1) Exposição 1980 (1) Exposição 1995 (2) Exposição 2019 (2) Exposição 2020-21 Coimbra (1) Exposição 2021 Macau (1) Exposição 2022 BGUC (1) Exposição 2022 MASM (1) Exposição 2022 Matriz Portuguesa (1) Exposição 2022 Ponta Delgada (1) Exposição 2022 Santarém (1) Exposição 2022 Santiago do Cacém (1) Exposição 2022 VPA (1) exposição 2024 (22) Exposição 2024 ARCO (1) Exposição 2024 Matriz Portuguesa (1) Exposição 2025 (14) Exposição 2025 Coimbra (1) Exposição 2025 Ponta Delgada (1) Exposição 2026 (1) Exposição A biblioteca de Gaspar Frutuoso (1) Exposição bibliográfica (9) Exposição bibliográfica 2024 (2) Exposição bibliográfica 2025 (6) Exposição bibliográfica e iconográfica 2025 (1) Exposição Congresso Os Lusíadas na Escola (1) Exposição de fotografia (2) Exposição digital (1) Exposição filatélica (1) Exposição Gil Vicente 2023 (1) Exposição iconográfica (8) Exposição na Biblioteca de Castilla-La Mancha (1) Exposição O Rosto de Camões e Outras Imagens (1) Exposição Pessoa/Camões (1) Exposição poética (1) Exposição Universal da Matriz Portuguesa (2) Exposição virtual (1) Exposições (11) Expresso (4) Ezra Pound (1) Fábio Vianna Peres (3) Fabrizio Boscaglia (1) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (1) Fado (3) Fado Camões (3) Falação (2) Fantoches (1) Fátima Vieira (1) Fausto (1) FBA (1) FBN (1) FCG (1) Federico Bertolazzi (1) Feira do Livro do Funchal (1) Felgueiras (2) FeLiCidade (2) Felipe de Saavedra (30) Fenda (editora) (1) Fernando António Baptista Pereira (1) Fernando Lopes-Graça (1) Fernando Marques (escultor) (1) Fernando Pessoa (2) Fernão Gomes (1548-1612) (5) Fernão Mendes Pinto (1) Ferreira-Mendes Portuguese-American Archives (1) Festa da Poesia de Matosinhos (1) Festa do Avante! (1) Festa dos Pequenos Leitores (1) Festas do Centenário de Camões (1) Festival Alcobaça Inspira (1) Festival ao Largo 2025 (1) Festival das Artes QuebraJazz (2) Festival de Almada (1) Festival de Música Capuchos (3) Festival de Ópera de Óbidos (1) Festival de Torres Novas (1) Festival Literário (1) Festival Literário Internacional do Interior (1) Festival Literário Internacional do Interior (Moçambique) (1) Festival Literário Poesia à Mesa (1) Fevereiro 2025 (1) Fido Nesti (2) Figueira da Foz (4) figura (1) Figuração (1) Figurações de Camões na Literatura Portuguesa dos sécs. XX e XXI (1) Filatelia (5) Filipa Araújo (3) Filipa Araúnjo (1) Filipa Leal (1) Filipa Lopes (1) Filipa Medeiros (2) Filipa Melo (1) Filipa Oliveira (1) Filipa Pinhão (1) Filipe Rocha da Silva (1) Filme de animação (2) Filomena Oliveira (1) Filomena Viegas (1) FLII - Palavras de Fogo 2025 (1) FLIM (1) FLO - Festival Literário de Ovar (1) Flora e Fauna (2) Florbela Espanca (1) FLUC (2) FLUL (6) FLUP (7) FNAC (1) FOLIO (1) Fome e Saciedade em Camões (1) Fortuna (1) Fortuna Caso Tempo e Sorte (2024) (1) Forum Estudante (1) Fotografia (3) Foz Literária (1) Fracisco Niebro (1) Francesco Francia (pintor) (1) Francisco Aires Mateus (1) Francisco Álvares de Nóbrega (1) Francisco de Holanda (1) Francisco de Sá de Miranda (3) Francisco José Resende (1) Francisco José Viegas (1) Francisco Malva (1) Francisco Maria Bordalo (1) Francisco Marques (1) Francisco Simões (2) François Philippe d'Orléans (1) Frederico Lourenço (6) Friedrich Von Flotow (1) Funchal (5) Fundação Biblioteca Nacional (2) Fundação BN do Brasil (1) Fundação Cidade de Lisboa (1) Fundação Cultursintra FP (4) Fundação da Casa de Bragança (3) Fundação Eng. António de Almeida (2) Fundação Joaquim Nabuco (1) Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (1) Fundação Memorial da America Latina (1) Fundação Portuguesa das Comunicações (1) Fundação Rui Cunha (3) Futebol (1) Futuros camonistas chineses (1) Gago Coutinho e Sacadura Cabral (1) Galeria Ratton (1) Galeria São Mamede (1) Galiza (1) Garcia de Orta (2) Gaspar Frutuoso (2) Gastronomia (1) génio (1) GEO – Gabinete de Estudos Olisiponenses (1) Gerrit van Honthors (pintor) (1) getLISBON (1) Giacomo Meyerbeer (1) Gil Vicente (1) Gilberto Mendonça Teles (1) Gilda Santos (3) Glaciar (1) Goa (5) Godofredo de Oliveira Neto (1) Gomes Eanes de Zurara (1) Gonçalo Borbinha (1) Gonçalo M. Tavares (2) Gonçalo Salvado (3) Gondomar (1) Gorjões (1) Governo da República Portuguesa (4) Gradiva (1) Grande Entrevista (RTP3) (1) Grandes coleções camonianas (3) Grémio Literário (1) Grupo 300 (1) Grupo Corpo (1) Grupo de Pesquisa Reescrever o século XVI (2) Gruta de Camões em Macau (2) Guerra & Paz (2) Guerra Junqueiro (1) Guião (2) Guião da biografia (1) Gustavo Sumpta (1) Haikai (1) Hanói (1) Helder de Macedo (1) Helder Macedo (4) Hélder Macedo (1) Hélio Alves (2) Hélio J. S. Alves (2) Henri de Saint-Georges (1) Henrique Barrilaro Ruas (1) Henrique Levy (1) Henrique Manso (1) Henrique Monteiro (1) Herança clássica no teatro camoniano (1) Herberto Helder (1) Hermeneutica (1) Hermética (1) Hernâni Cidade (1) Hispanic Society Museum & Library (1) História da Arte Portuguesa (1) homoerotismo (2) Hugo van der Ding (2) Humanismo (1) Humanitas (1) Humanitas (revista) (1) Humberto Mendes (1) Humor (2) I Colóquio de Literatura Madeirense (1) I Jornada Camões imago poeta (2) I.P. (1) IAVE (1) Ibrahim Aybek (1) Icon - Camoes et son esclave mendiant (1) Iconografia (63) iconográfica e medalhística sobre Camões (1) Idanha-a-Nova (1) IHGRN (1) II Colóquio Luso-Espanhol (1) II Jornada Camões imago poeta (1) III Congresso do Meio Milénio do Nascimento de Camões (1) Ilha de Moçabique (1) Ilha de Moçambique (1) Ilha dos Amores (3) Ilha Terceira (1) Ilustração (5) Ilustração de "Os Lusíadas" (1) Ilustrador - Rubens Belli (1) Imagem2024 (1) Impressão no século XVI (1) In Memoriam (1) INCM (2) Incunábulos (1) Índia (4) Índias (romance) (1) Índico (1) Indonésia (3) Indonésio (1) Inéditos (3) Inês de Castro (1) Inês Fonseca Santos (1) Inês Vaz (1) Infografia (1) Inst. de Astrofísica e Ciências do Espaço (1) Instalação artística (1) Instituições (1) Instituto Confúcio (UAveiro) (1) Instituto Cultural de Macau (2) Instituto Valor e Verdade (1) International Club of Portugal (1) Investigação (1) IPOR (5) IPOR celebra Luís de Camões (3) Ípsilon (revista) (1) Irene Silveira Almeida (1) Irina Kokhlova (1) Irineu Franco Perpétuo (1) Isabel Alçada (1) Isabel Almeida (6) Isabel Barroso Soares (1) Isabel Cadete Novais (1) Isabel Correia (1) Isabel Ponce Leão (3) Isabel Rio Novo (15) Isaue Ferreira (1) Itália (1) Itapecuru Mirim (1) Itinerário (1) IV Centenário da Estada de Luís Vaz de camões na Ilha de Moçambique (1) IV centenário da morte de Luís de Camões (1) IV Centenário da Publicação d'Os Lusíadas (1) IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas" (3) Ivo Mé (1) J. Slauerhoff (1) Jaime Cortesão (1) Jaime Gralheiro (1) Janeiro 2025 (1) Jantar (1) Jantar de Gala (1) Jardim-Horto de Camões (1) Jau (2) Jennifer Smith (1) Jerónimo Corte-Real (1) JL (2) JL - descartável Educação (2) Joana Almeida (1) João Correia (1) João Cutileiro (1) João de Barros (2) João Domingos Bomtempo (3) João Fernandes (1) João Francisco Vilhena (2) João Garcia Miguel (1) João José Alves Dias (2) João Luis Roth (1) João Maria Carvalho (1) João Micael (4) João Morgado (4) João Paulo Oliveira e Costa (1) João Paulo Santos (1) João Paulo Santos (piano) (1) João Pedro Azul (1) João Pedro Marques Morgado Ferreira de Oliveira (1) João R. Figueiredo (2) João Reis Ribeiro (1) João Soares de Brito (1) Joaquim António Gonçalves Guimarães (1) Joaquim Chanças (1) Joaquim Coelho (1) Joaquim de Carvalho (1) Joaquim Nabuco (1) Joel Cleto (1) Jogar (2) Jogo de cartas de Os Lusíadas (2) Jóia de Camões (1) Jóia de Pessoa (1) Jorge Chichorro Rodrigues (1) Jorge de Sena (4) Jorge Fernandes da Silveira (1) Jorge Ferreira de Vasconcelos (1) Jorge Luís Borges (1) Jorge Paiva (5) Jorge Reis-Sá (1) Jorge Salgueiro (1) Jornada (1) Jornada de estudos Sorbonne Nouvelle (1) Jornadas en conmemoración del V Centenario (1) Jornal O Mundo (1) Jornal O Século (1) Jornal Ponto Final (1) Jornal Tribuna de Macau (1) José Afonso Botelho de Andrade (1) José Anjos (1) José António Gomes (1) José António Proença (1) José Augusto Cardoso Bernardes (20) José Augusto Seabra (1) José Aurélio (2) José Barbosa Machado (1) José Cabrita Saraiva (1) José Camões (4) José Carlos Ary dos Santos (1) José Carlos Canoa (3) José Carlos Seabra Pereira (5) José Cid (1) José Costa (designer) (1) José Craveirinha (1) José de Almada Negreiros (2) José de Guimarães (2) José do Canto (2) José Geada Sousa (1) José Hermano Saraiva (2) José Jorge Letria (1) José Luís Ferreira (1) José Luíz Tavares (1) José Malhoa (1) José Manuel Costa Alves (1) José Manuel Diogo (1) José Manuel Sobral (1) José Manuel Tedim (1) José Manuel Ventura (1) José Maria de Sousa Botelho (1) José Maria Rodrigues (1) José Miguel Martínez Torrejón (1) José Movilha (1) José Neves (2) José Régio e Camões (1) José Ruy (3) José Saramago (2) José Tolentino Mendonça (1) José V. Pina Martins (1) José Valle de Figueiredo (2) José Vianna da Motta (1) Joseph Chalakkal Davees (1) Joseph Roussiès (1) Josiah Blackmore (1) JTM (1) Julião Machado (il.) (1) Júlio Pomar (1) Jun Shirasu (1) Junho 2025 (1) Junho mês de Portugal (em Macau) (1) Junta de Freguesia do Areeiro (1) Junta de Freguesia do Parque das Nações (1) Katia Andrade (1) Keith Jarrett (1) Kenedi Santos Azevedo (1) Kenneth David Jackson (2) King's College London (2) Kit Kelen (1) Kyoko Koiso (1) L'Africaine (1) Lagoa (1) Lagoa Henriques (1) Lagoas - Açores (1) Lagos (3) Lançamento de livro (2) Landeg White (1) LATE (1) Latitudes da Língua Portuguesa (1) Lego (1) Leitão de Barros (3) Leitura de Os Lusíadas (1) Lembra-te Angola (1) Leonardo Coimbra (1) Leonor Calvão Borges (1) Ler Camões (1) Ler Camões - Na Web (1) LER Livros e Leitores (revista) (1) Leunam Siarom (1) Levoir (editora) (1) Leya (1) Li Bai (poeta) (1) Li Junbao (1) Lia Gama (2) Liberati (1) Library of Congress (1) Lídia Jorge (1) Lima de Freitas (1) Lina (2) Lina (fadista) (1) Língua (2) Língua sérvia (1) Lisboa (3) Lisboa quinhentista (2) Lisboa renascentista (2) Literatura de cordel (1) Literatura infanto-juvenil (6) Litografia (1) Livraria lello (1) Livraria Miguel de Carvalho (1) Livro infantil (4) Livro infantojuvenil (1) Loraine Ethel Barreto-Alberto (1) Lourenço do Rosário (1) Lourenço Pereira Coutinho (1) Luanda (1) Luciana Salles (1) Luciano Milici (1) Luciano Pereira da Silva (1) Luís António Verney (1) Luís de Camões - o futuro do passado (1) Luís de Camões - uma voz escrita! (1) Luís de camões (turismo) (1) Luís de Camões at the Library of Congress (1) Luís de Camões na China (1) Luís de Camões: Fabuloso Verdadeiro (1) Luís Fernando de Sá Fardilha (1) Luís Gonzaga Gomes (3) Luís Lucas (1) Luís M. Faria (1) Luis Maffei (6) Luís Mendonça/Gémeo Luís (1) Luís Teles (1) Luiz Fagundes Duarte (1) Luiz" (peça) (1) Luiza Nóbrega (4) Lurdes Rodrigues da Silva (1) Lusíadas 1972 (1) Lusíadas 1990 (1) Lusíadas 1994 (1) Lusíadas 2002 (1) Lusíadas 2024 (2) Lusíadas I-65 (1) Lusíadas trad. francesa (1) Lusiné Brutyan (1) Luso-Brasilidades: Práticas e Trânsitos (1) Lusofonia (1) Lusófonia (1) Luzia Maria Martins (encenação) (1) Macau (27) Macau Closer (revista) (1) Macau e a gruta de Camões (2) Macau) (1) Madeira (1) Madrigais Camonianos II (2) Maestro Pascoal (1) Mafalda Milhões (1) Mafra (2) Maicon Tenfen (1) Maneirismo (1) Manoel de Oliveira (2) Manuel Alegre (3) Manuel Bandeira (1) Manuel Correa (1) Manuel da Silva Ramos (1) Manuel de Faria e Sousa (8) Manuel de Faria e Sousa e a Lírica Camoniana (1) Manuel Ferro (4) Manuel Matos Nunes (1) Manuel Morais (1) Manuel San-Payo (1) Manuel Severim de Faria (1) Manuel Viegas Abreu (1) Manuscritos (1) Maputo (2) Mar (1) Mar Alegre (1) Mar de Camões (espetáculo musical) (1) MAR Shopping Matosinhos (1) Maratona de leitura (3) Marcelo Sandmann (1) Marcia Arruda Franco (10) Márcio Muniz (1) Marco Oliveira Borges (1) Marcos Lázaro (2) Marcos Muge (3) Marcos Neves (1) Margarida Calafate Ribeiro (1) Margarida Mouta (1) Maria (1) Maria Alberta Menéres (1) Maria Antónia Jardim (2) Maria Azenha (1) Maria Bochicchio (8) Maria de Lurdes Saraiva (2) Maria do Céu Fraga (10) Maria do Rosário Pedreira (1) Maria Isabel Morán Cabanas (1) Maria João Fernandes (1) Maria João Lopes (1) Maria João Lopo de Carvalho (3) Maria Micaela Ramon Moreira (2) Maria Teresa Leite Neves (1) Maria Teresa Nascimento (4) Maria Vitalina Leal de Matos (2) Marinheiros da Esperança (1) Mário Cesariny (1) Mário Cesariny e Camões (1) Mário Cláudio (1) Mário Máximo (1) Mário Rui Silvestre (2) Mário Saa (1) Marisa Filipe (1) Marta Pereira da Costa (1) Martim de Albuquerque (1) Martinho Soares (1) MASE - Festival de Música Antiga da Serra da Estrela (1) Matriz Portuguesa (11) Mauricio Matos (1) Maurício Matos (2) Maurizio Perugi (1) ME - DGIDC (1) Medalhística (1) Meio milénio (4) Memórias Literárias (1) Mercedes Blanco (1) Mês de Camões (série de Eduardo Ribeiro) (1) Mesa-redonda (6) Metropolitano de Lisboa (1) Michael Murrin (1) Miguel Corrêa Monteiro (1) Miguel Real (1) Miguel Torga (1) Mikhail Travtchetov (1) Mil vezes Camões (1) Milton Dias Pacheco (1) Milton Pacheco (1) Ministério da Cultura (2) Ministério do Tempo (1) Mirandês (1) Mircea Eliade (1) mito (1) Mito camoniano (1) Mitografia camoniana (1) Mitologia e História em Os Lusíadas (1) MNAA (2) MNMC (1) MNTD (1) Moçambique (10) Moda (2) Moeda de coleção (1) Mônica Genelhu Fagundes (1) Monnaie de Paris (1) Morgado de Mateus (4) Morte de Camões (1) Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro (1) Mosteiro dos Jerónimos (1) Mostra documental (1) Mote (1) Movimento Ler Camões (1) MU.SA (4) Mudança (1) Multimédia (1) Município de Lagos (1) Município de Mira (1) Município de Pinhel (1) Mural (1) Museo Nacional del Teatro (1) Museu de Marinha (1) Museu da Chapelaria (1) Museu das Comunicações (1) Museu de Arte da Bahia (1) Museu de Arte de Macau (MAM) (1) Museu do Louvre (1) Museu do Oriente (1) Museu Hermético Português (1) Museu Nacional de Machado de Castro (1) Museu Nacional do Traje (1) Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (1) Museu Nacional Machado de Castro (1) Museu Nacional Soares dos Reis (1) Museu Padre José Rafael Rodrigues (1) Música (46) Música Antiga (8) Música clássica (5) Música erudita (2) Musicamera Produções (1) Músicos do tejo (1) Na Língua de Camões (teatro) (1) Nacionalismo (1) Não chateies o Camões! Faz-lhe antes um chapéu (1) Natália Correia (2) Natália Luiza (2) Natália Luíza (1) Natália Nunes (1) Natércia Freire (1) Nathalie Afonso (1) Natureza (2) Navegando com Luís de Camões (1) Navegar - Camões (1) Negócio d'Ócio (1) Nelson Cerqueira (1) Nílson Ferreira (1) Ninfas (1) No Reino da Água o Rei do Vinho (1) Noite das Ideias 2025 (1) Noites no Logradouro (1) Non ou vã glória de mandar (1) Norberto Nunes (3) Notícias (1) Nova Acrópole Oeiras-Cascais (1) Nova Águia (revista) (2) Nova Águia 34 (1) Nova Águia 36 (1) Nova Deli (1) Numismática (4) Nuno Brito (1) Nuno Cardoso (1) Nuno da Rocha (compositor) (1) Nuno Júdice (6) Nuno Meireles (1) Nuno Miguel de Almeida (1) Nuno Pereira (1) Nuno Santos (1) Nuno Vieira de Almeida (3) o anti-herói (1) O Auto dos Zarolhos (1) O banquete de Camões (1) O céu d'Os Lusíadas (1) O Dia (Brasil) (1) O dia do nascimento de Camões (2) O épico e o lírico no seu tempo e na atualidade (1) O Homem que se Julgava Camões (1) O Livro do Império (1) O Rosto de Camões (1) O Rosto de Camões (exposição) (1) O Sacramental (1423) (1) O Setubalense (1) O sexo no século de Camões (1) O tempo de Camões. Camões no nosso tempo (1) O Trinca-fortes (1) O último canto - Camões e o Destino (ópera) (3) O Vasto Império do Coração (1) O Velho do Restelo 2014 (filme) (1) Óbidos (2) Óbidos - Latitudes 2024 (1) Obituário (2) Obras completas (1) Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa (1) Observador (1) Odes (2) ões - CCP em Nova Deli (1) Oferta Formativa (2) OfertaFormativa (1) Oficina (3) Oficina criativa (1) Oficina de Paleografia (1) Oficinas Educativas (1) Olga Ovcharenko (1) Oliveira de Azemeis (1) Olivença (2) Onde a terra se acaba (1) Onde Vaz (1) Onésimo Teotónio Almeida (2) Onqotô (1) Ópera (7) Operafest (2) Opinião (1) Ordem de Camões (2) Oriente (2) Orienting Os Lusíadas @ 450 (1) ornal Tribuna de Macau (1) Orphika (1) Orquestra Municipal de Sintra (1) Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (1) Ortografia (1) Os Descobridores do Amor (1) Os Lusíadas (8) Os Lusíadas - edição escolar (1) Os Lusíadas - principais episódios (1) Os Lusíadas - texto Alvará régio (1) Os Lusíadas - texto Canto I (1) Os Lusíadas - texto Canto II (1) Os Lusíadas - texto Canto III (1) Os Lusíadas - texto Canto IV (1) Os Lusíadas - texto Canto IX (1) Os Lusíadas - texto Canto V (1) Os Lusíadas - texto Canto VI (1) Os Lusíadas - texto Canto VII (1) Os Lusíadas - texto Canto VIII (1) Os Lusíadas - texto Canto X (1) Os Lusíadas 1572 (8) Os Lusíadas 1580 (2) Os Lusíadas 1584 (2) Os Lusíadas 1609 (1) Os Lusíadas 1613 (1) Os Lusíadas 1639 (1) Os Lusíadas 1670 (1) Os Lusíadas 1817 (2) Os Lusíadas 1878 (1) Os Lusíadas 1940 (miniatura) (1) Os Lusíadas 1972 (1) Os Lusíadas 2002 (1) Os Lusíadas 2016 (2) Os Lusíadas 2020 (1) Os Lusíadas 2021 (3) Os Lusíadas 2022 (4) Os Lusíadas 2024 (2) Os Lusíadas 2025 (1) Os Lusíadas com uma perna às costas (1) Os Lusíadas como nunca os ouviu (3) Os Lusíadas Contados às Crianças (1) Os Lusíadas em BD (4) Os lusíadas em turco (1) Os Lusíadas Ilustrados (1) Os Lusíadas itinerário de um desejo (expo) (1) Os Lusíadas no Programa do 9.º ano (1) Os Lusíadas século XXI (1) os lusíadas: romance 1977 (1) Os lusófilos europeus no panorama finissecular (1) Ovar (1) P2 (revista do Público) (1) Paço Ducal de Vila Viçosa (1) Padre Manuel Teixeira (1) Paisagens sonoras do Renascimento (1) Palácio Nacional de Mafra (1) Palácio Silveira Menezes (1) Palavra Cantada - Associação de Cultura (1) Palavras Cruzadas (programa) (1) Palazzo Boilleau (1) Paleografia (1) Palestra (7) Palestras (1) Palma de Maiorca (1) Pandemia (1) Para Camões Livro-CD chinês (1) Para um cancioneiro musical de Luís de Camões (1) Parágrafo (supl. literário) (1) Paris (1) paródia (1) Parque da Pena (1) Patrycja Gabriel (1) Paula Moura Pinheiro (3) Paulina Sá Machado (1) Paulo Braz (1) Paulo Jorge da Silva Pereira (2) Paulo Loção (1) Paulo Osório (1) Paulo Pires (1) Paulo Pires do Vale (1) Paulo Sá Machado (bibliófilo) (1) Paulo Seabra (1) Paulo Silva Pereira (2) Pavilhão de Portugal (1) PCP (2) Peddy-paper (1) Pedro Alaim (2) Pedro Baptista (1) Pedro Craveiro (1) Pedro e Inês (2) Pedro Gastão Mesnier (1) Pedro Lamares (1) Pedro Mariz (1) Pedro Martins (1) Pedro Pousada (1) Pedro Proença (2) Pedro Serra (3) Pedro Sousa Pereira (1) Pensar (com) Camões e (Re)Descobri-lo na atualidade (1) Pepetela (1) Pequim (1) Percursos (4) Percursos no rio (1) Peregrinação de Fernão Mende Pinto adaptada (1) Perfomance (1) Periódicos (16) Pessoa e o V Império (1) Photomaton (1) Pierre de Rosard (1) Pinhel (1) Pintura (1) Pintura renascentista (1) Pirata Camões (espetáculo) (1) Pisa (1) Placa evocativa (1) Planear o ensino de Camões (1) Planetário do Centro Ciência Viva de Constância (1) Planetário do Porto (1) Plantas (1) Platonismo (2) PNL (1) Podcasts (2) Pode Um Desejo Imenso (1) Poema-homenagem (17) Poentes Olisiponenses (1) Poesia (6) Poesia - 2 Ottobre (1) Poesia e Natureza (1) Poesia épica (1) Poesia hispano-portuguesa (1) Poesia lírica (4) Poesia quinhentista (1) Poesia visual (1) Poeta da Fé (1) Poetria (1) Poetry Slam (1) Polémicas (1) Poligrafia (1) Pomonas (2) Ponta Delgada (4) Ponte de Lima (1) Porquê ler Camões? (1) Porque quem não sabe arte não na estima? (1) Portal de Literatura hispano-portuguesa (1) Portalegre (1) Portingaloise (1) Porto (7) Porto de Encontro (1) Porto de Mós (1) Porto Editora (2) Portugal em Selos (1) Postal-ilustrado (1) Póvoa de Varzim (1) Praça Luís de Camões (1) Práticas didáticas (1) Práticas didáticas co Camões (1) Prémio (2) Prémio Atividade Top (1) Prémio Camões 2023 (1) Prémio Literário Luis Vaz de Camões (1) Prémio Luís de Camões (2) Prémios (1) Presidência da República Portuguesa (1) Presidência do Conselho de Ministros (1) Prisões (1) Professores (1) Programa 500 anos (3) Programa 500 anos - Macau (1) Programa de apoio à tradução (1) Programa televisivo (1) Programação oficial (3) Projeto Estranhar Pessoa (1) Público (jornal) (2) Que farei com este livro? (1) Quem foi Camões? (1) Questões de género na obra camoniana (1) Quetzal (1) Quinta da Regaleira (2) Quinta do Portal (1) Radicais Livres (programa de rádio) (1) Rádio Cairo (1) Rafael Bordalo Pinheiro (1) Rafael Custódio Marques (1) Rafael Nogueira (1) Rafaela Oliveira (1) Rainer Furch (1) Rap (1) Raquel Henriques da Silva (4) Rascunhos secretos (1) RBE (10) RCnA (2) RCnA&A (4) RDP África (1) Re-ler Camões hoje (1) Real Gabinete Português de Leitura (4) Receção - Traduções (4) Receção criativa - Arte (1) Receção criativa - Biografia (1) Receção criativa - Digital (1) Receção criativa - Ficção (3) Receção criativa - Poesia (8) Receção criativa - programa televisivo (1) Receção criativa - Romance (7) Receção criativa - Teatro (11) Receção criativa - Vídeo (1) Receção criativa -Música (1) Receção crítica - Camonistas AaZ (17) Receção crítica no séc. XVII (1) Receção crítica no séc. XX e XXI - Camonistas AaZ (15) Receção crítica no séc. XX e XXI - Dissertações e teses académicas (2) Receção crítica no séc. XX e XXI - Encontros académicos e respetivas atas (1) Receção crítica no séc. XX e XXI - Obras de referência (1) Receção crítica no séc. XXI - dissertações e teses (1) receção crítica no séc. XXI - ensaio (1) Receção de Camões (2) Receção de Camões em Itália (1) Receção de Camões na anglofonia (1) Receção de Camões na Literatura Inglesa (1) Receção de Camões na Literatura Sulafricana (1) Receção de Camões na Rússia (1) Receção em Holandês (1) Receção italiana (1) Receção na Camões na Literatura Americana (EUA) (1) receção noutras línguas (2) Receção noutras línguas - italiano (2) Receção noutras línguas - línguas eslavas (1) Receção sérvia (1) Receção sueca (1) Recensão-crítica (2) Recitação (13) Recital (9) Recital de canto e piano (1) Recital de Poesia e Harpa (1) Recriações artísticas (1) Recursos didáticos (10) Recursos didáticos - Atividades (4) Recursos didáticos - encontros (2) Recursos didáticos - Referências (3) Rede Camões na Ásia (1) Rede Camões na Ásia e África (2) Rede de Bibliotecas de Lisboa (1) Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (1) Rede de Bibliotecas Escolares (1) Rede de Camões na Ásia (1) Rede EPE do Camões (1) Redondilha - No monte de Amor andei (1) Redondilha - Quem ora soubesse (1) Redondilhas (5) Redondilhas - Índice (1) Redondo (1) Reedição (4) Reescrever o séc. XVI (1) Refracções Camonianas na Novíssima Poesia Portuguesa do Século XXI (1) Refrações Camonianas (2) Refrações Camonianas em Artistas do Século XXI (1) Regina dos Santos Duarte (1) Regional (1) Renantique (1) Renascimento (4) Renascimentos na Europa do século XVI (1) Requiem (2) Retratação (1) Retrato de Luís de Camões (6) Retrato pintado a vermelho (3) Revista Aquae Flaviae (1) Revista Araticum (1) Revista Camões (Camões I.P.) (1) Revista Camões (Ed. Caminho) (1) Revista CULT (1) Revista de Cultura (RC (1) Revista do Brasil (rádio) (1) Revista E (Expresso) (2) Revista Fios de Letras (1) Revista Investigações (1) Revista Ocidente (1) Revista Panorama (1) Revista Sábado (1) Revista Visão (1) RGPL (1) Ricardo Belo de Morais (2) Ricardo Cardoso Reis (1) Ricardo de Carvalho (2) Ricardo Espírito Santo (1) Ricardo Gama (1) Richard Francis Burton (1) Richard Zenith (1) Rimas 2023 (1) Rita Marnoto (12) Roberto Alagna (1) Roberto Gigliucci (trad.) (1) Rodrigo José Rodrigues (1) Roger Bismut (1) Roger Lee de Jesus (1) Romagem à gruta de Camões (1) Romance histórico (2) Rota das Letras (3) Rota do Românico (3) Roteiro Camoniano (1) Roteiros (2) RTP (5) RTP Ensina (1) RTP Play (1) RTP1 (1) RTP2 (3) RTP3 (1) Rui Afonso Mateus (1) Rui David (1) Rui de Luna (4) Rui Manuel Afonso Mateus (1) Rui Manuel Loureiro (1) Rui Mateus (1) Rui Sanches (1) Rui Tavares de Faria (1) Rui Vieira Nery (1) Ruy Castro (1) S. João da Madeira (2) Sá de Miranda (2) Sabores da Escrita (2) Sala Camões (Cantão) (1) Salamanca (1) Salão do Livro Antigo 2024 (1) Sandra Celas (1) Sandra Galante (1) Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1) Santanário (1) Santarém (4) Santidade (1) Santo Agostinho (1) São Carlos (1) São Francisco de Xavier (1) São Tomé (1) Sara Augusto (2) Sara Costa (1) Sara Figueiredo Costa (2) Sarau (3) Sátira (1) Scarlett Ma (1) Seara Nova (1) Secção Luís de Camões (1) Secundino Cunha;Correio da Manhã (1) Segréis de Lisboa (1) Seia (1) Selos (1) Seminário (2) Seminário Internacional Sôbolos Rios que Vão (1) Seminários (5) Senado Federal (1) Sentir Património (1) Sérgio Franclim (autor) (1) Sérgio Guimarães de Sousa (1) Sérgio Guimarães Sousa (1) Serigrafia (1) Serralves (1) Sérvia (1) Serviços de Pediatria (1) Sessão Literária (1) Sessão político-cultural (1) Sessão solene de abertura de ano letivo (1) Sete Lágrimas (1) Setúbal (1) Severino G. de Oliveira (1) Severino Rodrigues (1) Sevilha (1) Sexo (1) Sexualidade (1) Shailesh Dabholkar (1) Sheila Hu (2) SIC - Nós e os Clássicos (1) Sílex - revista de letras e artes (1) Sílvia Santos (1) Silvina Pereira (1) Silvina Rodrigues (1) Simbolismo (1) Simon Park (1) Simpósio (3) Sines (1) Sinfonia n.° 3 "Dos Lusíadas" (1) Sintra (4) Site oficial das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões (1) Sítio oficial (1) Slam Camões (1) SNS - Serviço Nacional de saúde (1) Soares dos Reis (1) Soares Teixeira (1) Sob o signo de Camões - exposição de livro galego (1) Sob(re) o olhar de Camões (1) Sobre os rios que vão (1) Sociedade de Geografia de Lisboa (6) Sociedade de Instrução Tavaredense (1) Sociedade Martins Sarmento (1) Sol (jornal) (1) Solar Condes de Resende (1) Soneto - Aquela triste e leda madrugada (1) Sonetos (13) SONETOS - Índice (1) Sónia Talhé Azambuja (1) Sophia (1) Sophie Koch (1) Spencer Low (1) Stuart Carvalhais (1) Suécia (1) Susana Gaspar (3) Susana João Carvalho (1) Tágides (1) Tânia Bailão Lopes (1) TAP (1) Teatro (23) Teatro Águia de Ouro (1) Teatro 2024 (1) Teatro 2025 (2) Teatro à Solta (grupo) (1) Teatro Carlos Alberto (1) Teatro D. Maria II (2) Teatro do Botão (2) Teatro Estúdio de Lisboa (TEL) (1) Teatro Experimental Flaviense (1) Teatro Maizum (2) Teatro Municipal Baltazar Dias (1) Teatro Municipal de S. Luís (1) Teatro Nacional de São Carlos (1) Teatro Nacional São João (1) TEC (3) tempo e sorte: biografia de Luís de Camões (1) Teófilo Braga (3) Teresa Carvalho (2) Teresa Nobre de Carvalho (1) Tertúlia (3) Testemunhos (17) The Legacy of Luís de Camões (1) The Lusiadas 2016 (1) The war trumpet (1) Timor (1) Todas as Palavras (programa RTP3) (1) Tomar (1) Toronto (1) Torre dos Clérigos (1) Torre Literária (1) Torres Novas (1) Torres Novas no Tempo de Camões (1) Tradução (9) Tradução de Os Lusíadas 2024-2025 (1) Tradução de Os Lusíadas para árabe (1) Tradução italiana de Os Lusíadas 2022 (1) Tradução italiana de sonetos (1) Traduções (12) Traduções em mirandês. Ls Lusíadas (2) Traduções para chinês (2) Traduzir Camões em Kerala (1) Tragédia do Príncipe João (1) Traje (1) Transforma-se o amador na cousa amada (2) Travessia aérea ao Brasil (1) Tributo a Luís de Camões através do Fado (1) Tricentenário de Camões (1) Tudo acerca da biografia de NOVO 2024 (1) Tuna Camoniana (1) Tunísia (1) Turismo UC (1) Turquia (1) TV (1) TVI - Diário da Manhã (1) U. Berkeley (1) U. NOVA (1) UAb (2) UAL (1) UAM (1) UBI (3) UCCLA (1) UCSB (1) UEA (1) ULisboa (1) Um ano de Camões (2) Um Dia para Camões em Braga (1) Um dia para Camões em Coimbra (1) Um dia para Camões em Leiria (1) Um Dia para Camões em Ponta Delgada (1) Um Dia para Camões em Portalegre (1) Um dia para Camões em Setúbal (1) Um Dia para Camões em Vila Real (1) Um Dia para Camões em... (9) Um dia para Camões no Funchal (1) um épico de outrora (1) Um verso de Camões por dia (nem sabe o bem que lhe faria) (1) Uma Viagem ao Centro do Canône (1) UNESCO (1) União das Freguesias de Faro (1) Universidad Autónoma de Madrid (1) Universidade Autónoma de Lisboa (2) Universidade Complutense (1) Universidade das Ilhas Baleares (1) Universidade de Aveiro (1) Universidade de Coimbra (4) Universidade de Hanói (2) Universidade de Macau (2) Universidade de Salamanca (2) Universidade de Santiago de Compostela (1) Universidade do Minho (2) Universidade do Porto (1) Universidade Federal Fluminense (1) Universidade Lúrio (1) UNL (1) Ursula Beau (2) USP (1) UUSP (1) V Centenário do nascimento de Aquiles Estaço (2) Vahe Mkhitarian (1) Vai chatear o Camões (teatro) (1) Valeria Tocco (1) Valter Hugo Mãe (1) Vamos falar de Luís de Camões (1) Vanda Anastácio (5) Vanda Marques (1) Vania Pinheiro Chaves (1) Vaqueiros (1) Varazim Teatro (1) Vasco da Gama (2) Vasco da Gama - o Mar Infinito (1) Vasco da Gama (ópera) (1) Vasco Graça Moura (2) Vassili Jukovski (1) Velho do restelo (1) Veneza (1) Ver na Terra o Paraíso: Camões 500 anos (1) Vértice (revista) (1) Vi claramente visto (1) Via Atlântica (1) Viagem (1) Viajar com… Luís de Camões (2) Victor Hugo Marreiros (1) Vídeo (3) Vídeo educativo (1) Vídeo imersivo (1) Videonferência (1) Vigo (1) VIII Encontro Nacional de Literaturismo (1) Vila Nova da Barquinha (1) Vila Real (1) Vila Viçosa (4) Vilancetes (1) Vilar de Nantes (1) Vinho (1) Vinte Poemas para Camões (1) Virgílo C. Dias (1) Viseu (2) Viseu Cultura (1) Visita guiada (3) Visita Guiada (programa) (1) Visita Guida (programa) (2) Vítor Aguiar e Silva (4) Vitor Gonçalves (1) Vítor Serrão (11) Vivolego (1) Voltaire (1) Vox Angelis (2) Wai Pok Man (1) Wang Quanli (1) Webinário (3) Wilhelm Levick (1) Workshop (1) World Heritage Festival (1) XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (1) xposição 2025 - Lisboa (1) XVIII Seminario Internacional “La Corte en Europa” (1) XXV Colóquio de Outono 2023 (1) Yao Jingming (1) Yara Frateschi Vieira (1) Zecca paim (2) Zhang Weimin (3) zombaria (1) Zulmira Santos (4)