28 de novembro de 2022

Descobrir o repertório do teatro clássico português com Silvina Pereira e o Teatro Maizum na 7.ª edição dos Clássicos em Cena


7.ª edição dos Clássicos em Cena

iniciativa do Teatro Maizum

com direcção de Silvina Pereira

















O Teatro Maizum realizou mais um Laboratório de Teatro Clássico Português, com atrizes e atores de várias gerações, tendo em vista a 7.ª Edição dos Clássicos em Cena, que decorreu de 21 a 27 de novembro de 2022, na Galeria Sá da Costa, no Chiado lisboeta.




Na 2.ª feira, dia 21, às 17h00, na Galeria Sá da Costa, aconteceu a leitura encenada das três únicas tragédias portuguesas conhecidas do Século de Ouro português: “A Vingança de Agamenom” de Anrique Aires Vitória, a “Tragédia do Príncipe João” de Diogo de Teive e a “Castro” de António Ferreira. Estas três obras dramáticas constituem, pois, o corpus trágico clássico português. 


  x



Diz-nos Silvina Pereira, atriz, encenadora, dramaturgista e a organizadora do evento:
“Representar as tragédias de Diogo de Teive, de António Ferreira ou as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos é permitir uma visão alargada e multifacetada de um labor teatral de autores e obras, que refletem no campo dramático a luz e sombra do seu tempo. Trata-se de escritores que partilharam, a um dado momento o mesmo espaço geográfico, a mesma visão do mundo onde a razão e a tolerância seriam os regentes da vida humana.
Neste mar revolto do nosso tempo assistimos atónitos ao «desvairado confronto dos mundos» e, enquanto isso, os textos clássicos teimam em sobreviver, resistindo e dialogando com o nosso presente.
O Teatro Clássico Português é um legado único, um património que devemos conhecer e revisitar. Dar-lhe palco e espetadores.”


Algumas fotografias do dia 27, com a leitura encenada das 3 peças:



 






+

Teatro Maizum