2 de setembro de 2022

Era uma vez … Pedro e Inês - visita guiada organizada pela C.M. de Coimbra

Pedro e Inês na Quinta das Lágrimas
imagem do filme de António Ferreira, apresentado em 2018


Era uma vez … Pedro e Inês

Dia 1 Setembro | 15h00


"Visita guiada aos espaços evocativos dos amores de Pedro e Inês, cujo tema histórico se manteve vivo no imaginário colectivo, ao longo de séculos, através da sua lenda. 

A Quinta das Lágrimas, cenário dos amores proibidos do príncipe D. Pedro e de D. Inês de Castro, inspirou Luís Vaz de Camões na obra maior da literatura portuguesa, Os Lusíadas, perpetuando no tempo os encontros e desencontros deste lendário amor. 

Episódio ímpar da história de Portugal que melhor define o sentimento português, traduzido na palavra Saudade, e que tantos autores inspirou nas diferentes áreas artísticas, como seja: a literatura, a música, a escultura, a pintura, a arquitetura, entre outros.

Com esta visita guiada, Coimbra mostra-se uma vez mais como lugar central na história de Portugal ao perpetuar o lendário amor e o seu romantismo, envolvendo o visitante num dos mais belos episódios de amor da história universal, potenciando e valorizando desta forma alguns dos mais emblemáticos lugares desta cidade.

Esta visita é gratuita sendo o ponto de encontro na entrada de visitantes na Quinta das Lágrimas (Rua José Vilarinho Raposo)."



Fonte:
Coimbra. Câmara Municipal - Câmara Municipal de Coimbra promove quatro visitas guiadas em Setembro, in Campeão das Províncias : Semanário no Papel - Diário Online, 30.08.2022.