2022/01/07

Exposição camoniana no Teatro Municipal de S. Luís, em 1972


Exposição Camoniana 

Lisboa, Teatro Municipal de S. Luís, no Salão da Plateia



por Irisalva Moita:

“Respeitando uma tradição que muito o honra, não quis, também, o Município da capital deixar de participar, embora modestamente, nas comemorações do 4.º centenário da publicação de Os Lusíadas.

Além de ter prestado a sua colaboração, cedendo o salão nobre dos Paços do Concelho para a sessão solene camoniana do dia 21 de junho, com a presença do Chefe do Estado e do Governo, em que foi conferencista o Prof. Aguiar da Silva, e concorrido com as espécies que lhe foram solicitadas para a Exposição Iconográfica, Bibliográfica e Medalhística comemorativa do 4.º centenário da publicação de “Os Lusíadas”, registou o significativo acontecimento, mandando cunhar uma medalha, encomendada ao escultor Matos Simões, promovendo um concerto camoniano no Teatro Municipal de S. Luiz (14 de dezembro) e tomando a iniciativa de organizar uma pequena exposição no Salão da Plateia do mesmo Teatro, documentando, através de estampas, xilogravuras, medalhas, manuscritos, espécies bibliográficas, etc., pertencentes aos seus arquivos, o papel que tem cabido a Lisboa e ao seu Município nas mais significativas homenagens que o País tem consagrado a Camões. 



Medalha comemorativa do 4.º centenário da publicação de Os Lusíadas
mandada cunhar pela C. M. L. segundo modelo de Matos Simões, 1972. 


Promoveu ainda o Município, integrado no mesmo ciclo das comemorações, a publicação de duas obras: Estudos Camonianos (colectânea de estudos de autores diversos, versando temas camonianos relacionados com a cidade de Lisboa) e o opúsculo intitulado Camões em Lisboa e Lisboa em Os Lusíadas, do Prof. Hernâni Cidade [...]”.”


*Fonte:
MOITA, Irisalva – Lisboa e o seu município nas comemorações camonianas, in Revista municipal. Publicação cultural da Câmara Municipal de Lisboa. Ano XXXIII, n.ºs 134-135 (trimestres de 1972), p. 27-28. – [Artigo total, p. 15-30].





As duas publicações referidas:





Estudos Camonianos. – “Contribuição da Câmara Municipal de Lisboa para as comemorações do IV centenário da publicação de Os Lusíadas". – Lisboa: Câmara Municipal, 1972.

– Contêm a reprodução de dois estudos de Hernâni Cidade (“Lisboa e Os Lusíadas na formação da Pátria” – conferência do Prof. Dr. Hernâni Cidade na abertura da Exposição Camoniana da CML com que foram inauguradas as grandes festas da Cidade em 9 de junho de 1934. Lisboa: s.n.; “A vida de Camões em Lisboa” – Adaptação, autorizada pelo autor, de parte do Cap. I de (1936) Luís de Camões: I o lírico. Lisboa: Imprensa Nacional, 1936 / 3.ª d., 1967) e uma coletânea de textos de diversa autoria sobre "O problema da casa onde morou e faleceu Camões" e O problema da data da morte Camões".









Camões em Lisboa e Lisboa nos Lusíadas Hernâni Cidade. 
– “Contribuição da Câmara Municipal de Lisboa para as comemorações do IV centenário da publicação de “Os Lusíadas”. 
– Lisboa: Câmara Municipal, 1972.