2025/12/07

Oficina - As narrativas e os roteiros digitais como ferramentas pedagógicas no ensino e na aprendizagem de Camões

Atividade do programa do Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI

Quando: 28 nov. 2025 | A partir das 11h30
Local: FLUC, anf. III



 “As narrativas e os roteiros digitais 
 como ferramentas pedagógicas no ensino 
  e na aprendizagem de Camões”  

  OFICINA SOBRE CAMÕES NO ENSINO BÁSICO  

Maria Nazarete Catré e Leonor Gonçalves, 
Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

 Os recursos digitais na abordagem a Camões

"No atual contexto educativo, a integração de recursos digitais no processo do ensino e da aprendizagem assume um papel cada vez mais relevante, proporcionando novas formas de abordagem, mais dinâmicas, interativas, diferenciadas, inclusivas e propiciadoras da aquisição de competências-chave que cada cidadão deve ter, para enfrentar os desafios da sociedade atual.

Permanecendo o estudo da obra de Luís de Camões um pilar essencial na formação literária dos alunos do ensino básico, na medida em que representa uma oportunidade para desenvolver a leitura crítica e interpretativa, as narrativas e os roteiros digitais de leitura, realizados na e com a Biblioteca Escolar, destacam-se como ferramentas pedagógicas que, ao promover, simultaneamente, a literacia da leitura, a literacia dos media e da informação, podem estar ao serviço desse estudo.

Esta abordagem, por um lado, está alinhada com o Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, que valoriza a biblioteca como um espaço de articulação curricular e de promoção de competências leitoras, assim como com o Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho, que incentiva a utilização de metodologias interdisciplinares centradas no aluno, entre as quais as que são proporcionadas pelos recursos digitais, promovendo as competências do século XXI, tal como definido pela UNESCO, em 2017, no âmbito de uma Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pela OCDE, em 2018, para O Futuro da Educação e das competências 2030. 

Por outro lado, as narrativas e os roteiros digitais de leitura favorecem o trabalho colaborativo, envolvendo alunos e professores na construção conjunta do conhecimento, contextualizando a obra de Camões nos seus aspetos históricos, sociais e culturais. No que concerne especificamente aos roteiros digitais, ao integrarem texto, imagem, vídeo, hiperligações e recursos multimédia, na viagem que oferecem por espaços físicos e simbólicos relevantes, proporcionam uma abordagem imersiva e contextualizada, estimulando o interesse, a curiosidade e o envolvimento dos alunos na vida e obra camonianas.
in Resumos das oficinas pedagógicas:
Camões no Ensino Básico – 28.11.2025 | [PDF]
Congresso Internacional “Ensinar Camões no Século XXI”

 ÁLBUM 


...





para saber +




Página principal do Congresso neste Diretório:
Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade, 27 a 29 nov. 2025
Comissão Executiva: Filipa Araújo, Martinho Soares, Rui Mateus.
Com o alto patrocínio da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos 
do Nascimento de Camões e da Reitoria da Universidade de Coimbra.





Redação: 6.12.2025