Atividade do programa do Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI
Quando: 28 nov. 2025 | A partir das 11h30
Local: FLUC, sala TP2
“Bora lá navegar? – Camões glosado e ilustrado”
OFICINA SOBRE CAMÕES NO ENSINO BÁSICO
Navegar com Camões
"Quando pensamos no verbo que melhor caracteriza toda a cosmovisão do período em que Camões viveu, a escolha recairá, invariavelmente, sobre o verbo “navegar”, porque foi através da navegação, e do contacto que proporcionou com outras culturas, que a literatura e a cultura portuguesas ganharam uma projeção global.
Navegar significou, metaforicamente, conhecer, experimentar, aprender, refletir sobre os diversos caminhos que se abriram aos navegadores portugueses.
Ora, é esta ideia que colocámos em prática neste nosso projeto em que, os alunos, quais indómitos nautas, se predispuseram a descobrir a obra épica de Luís de Camões através de processos criativos que envolveram a prática da leitura, da escrita e da ilustração.
A viagem só foi possível graças ao esforço e empenho dos alunos e professores e contou com
várias etapas:
- Sensibilização para a importância das Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Camões junto de toda a comunidade educativa, que incluiu reuniões de trabalho com professores de vários departamentos;
- Planificação dos trabalhos a realizar, depois de auscultados professores e alunos;
- Realização do trabalho a desenvolver em sala de aula;
- Divulgação dos trabalhos através dos canais digitais da Biblioteca Escolar (Facebook, Instagram, Blogue e canal YouTube).
O projeto “Bora” lá navegar? - Camões glosado e ilustrado teve como destinatários os alunos do 9.º ano de escolaridade e visou dar a conhecer aos alunos a obra épica de Camões, de acordo com o Programa da disciplina de Português, promovendo competências do domínio da interpretação e reinvenção do texto camoniano. É um projeto transversal às disciplinas de Português e de Educação Visual, que incentiva a criatividade e a autonomia dos alunos, colocando em prática a máxima de Camões “saber de experiência feito”.
Depois de “navegarem” pela epopeia Os Lusíadas, o projeto proporcionou a todos os alunos, outras “navegações”, alicerçadas na sua vivência pessoal e na capacidade para encontrar instrumentos que conduziram a novas leituras do épico. Glosar não foi sinónimo de replicar, antes um ponto de partida para novos textos e pensamentos, porque “Navegar é preciso”.
in Resumos das oficinas pedagógicas:
Camões no Ensino Básico – 28.11.2025 | [PDF]
Congresso Internacional “Ensinar Camões no Século XXI”
ÁLBUM
...
para saber +
Página principal do Congresso neste Diretório:
Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade, 27 a 29 nov. 2025
Comissão Executiva: Filipa Araújo, Martinho Soares, Rui Mateus.
Com o alto patrocínio da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos
do Nascimento de Camões e da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Redação: 6.12.2025

