2025/10/22

"A página perdida de Camões", romance de suspense de Luciano Milici

 

A página perdida de Camões:
o enigma d'Os Lusíadas

 LIVRO DE SUSPENSE

de Luciano Milici

Ilustrações de Valdivan Milici

Brasil: Editora Évora, 2012



"O jovem pesquisador, mestre em enigmas e fã de literatura, Santiago Porto, 
recebe de uma misteriosa e bela mulher a missão de desvendar 
a história real do poeta Luis Vaz de Camões 
e encontrar o seu maior segredo: a página perdida, 
um fragmento inédito de Os Lusíadas
procurado por seitas e homens perigosos 
desde a publicação da epopeia há 440 anos. 
Oculta por enigmas, anagramas e charadas, 
sua descoberta pode revelar 
a localização da lendária Máquina do Mundo."

Amostra do romance


Trailer da obra no Youtube


A enigmática e aventureira vida de Camões

"Não é preciso conhecer Camões para ler este livro. Mas é impossível não se interessar por ele após terminá-lo. Poeta, fanfarrão, galante e herói, Luís Vaz de Camões amou intensa-mente, sem pudores ou medo. Amou a pátria, as mulheres, a vida e as letras. O que mais sobrou para ser amado?

Sua vida, envolta em mistérios, abre brechas à ficção. Cada passo conhecido do Príncipe dos Poetas Portugueses permite o desdobramento em inúmeras possibilidades que, bem correlacionadas e entrelaçadas, alimentam a imaginação e a fantasia.

Como em O jardim das veredas que se bifurcam, do mestre Jorge Luis Borges, no qual cada caminho escolhido é a realização de todos os outros simultaneamente, a vida de Camões dá ao autor de ficção espaço para questionamentos que, por si sós, desencadeiam realidades interessantes, ordenadas e - paradoxalmente - caóticas: Por onde andou o poeta? Por que esteve preso tantas vezes?

Como perdeu seu Parnaso, obra inédita e rara? Como pode conhecer tanto sobre astronomia, filosofia e ciências? Amou todas as mulheres cujas identidades protegeu em seus poemas por meio de anagramas? Como exatamente perdeu seu olho? Por que enfrentou o empregado real Gonçalo Borges, que já se encontrava em batalha injusta contra dois misteriosos mascarados? Quem eram esses dois homens sinistros em pleno dia de Corpus Christi? Deixou mesmo sua amada Dinamene morrer para salvar seus manuscritos?

Estudiosos, literatos e historiadores defendem suas próprias versões a respeito de cada detalhe da vida de Camões. Com o propósito de entreter, comemorar os 440 anos da publicação do primeiro exemplar de Os Lusíadas e mostrar, a quem ainda não conhecia, o lado rock'n'roll do poeta, misturei cons-pirações, serial killer, mistérios seculares verdadeiros, poesia, aventura e muita música. Então, ocultei segredos milenares, incluí citações, referências, enigmas numéricos, anagramas, homenagens e sarcasmo com a antiga fórmula clássica - usada pelo próprio Camões - do imitatio/transformatio para compor esta narrativa, que se passa nos dias presentes, mas que altera radicalmente o passado, abrindo, ao leitor, novas possibilidades, teorias e correlações que, se não podem ser desmentidas, caminham juntas com a vida aceita de Camões. Por que não?

Aceite este convite para reinventarmos juntos a aventureira, misteriosa e enigmática vida do maior poeta da língua portuguesa, e ajude o jovem Santiago Porto, o protagonista, a encontrar a página perdida de Camões."
Luciano Milici
Da Introndução




Luciano Milici
é um escritor brasileiro,
guionista, ghostwriter e criador de conteúdos, 
conhecido pela criação de "Setealém".
Conta-se que em 1994, Milici teria tido uma experiência extraordinária
num autocarro, o qual o teria conduzido para um lugar chamado "Setealém". 
A partir desse relato, seria criada a lenda urbana, agora famosa na internet.

Especializado em histórias de terror e suspense, 
é autor dos livros A página perdida de Camões (2012) 
e Diário de um Exorcista (2013). 
Este último foi adaptado para um filme lançado na Netflix.




para saber +



Luciano Milici | Facebook





Redação: 21.10.2025