🎓 REFERÊNCIAS E 🛠 RECURSOS DIDÁTICOS
Legenda:
- 🎓 Referências contendo essencialmente reflexões e problematizações de temáticas camonianas.
- 🛠 Instrumentos e propostas de atividades para abordagem/leitura dos textos camonianos.
- 🚻 O ensino da língua e da literatura / textos camonianos a estrangeiros.
- 🌏 O ensino da literatura/textos camonianos e as TIC / Multimedia.
- ⌛ ... no séc. XXI.
- 🏗 Projeto.
Consultar também no Sonhar em Português:
AA.VV
- 🎓 ⌛AA.VV (2025) Congresso Internacional Ensinar Camões no Século XXI, 28 e 29 NOV. 2025, sexta-feira e sábado, das 09:30 às 18h00, na Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraComissão Executiva: Filipa Araújo; Martinho Soares; Rui Mateus. Orga. Faculdade de Letras da U. Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (CIEC), Centro de Literatura Portuguesa (CLP), Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH). - Com o alto patrocínio da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Camões e da Reitoria da Universidade de Coimbra.
- 🎓 ⌛ AA.VV (2024) Os Lusíadas na escola e na Sociedade: 450 anos [Atas do Congresso homónimo]. Coord. de Maria do Céu Fraga, Rui Tavares de Faria e Madalena Teixeira da Silva. Ponta Delgada: Letras Lavadas edições - Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores. | Apresentação da obra. | Na livraria.
- 🎓 AA.VV (2022) Os Lusíadas na escola e na sociedade, congresso realizado no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, de 26 a 28 de outubro de 2022. Comissão Organizadora: Maria do Céu Fraga, Madalena Teixeira Silva, Rui Tavares de Faria. Org. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
- 🎓 AA.VV (2022) Os Lusíadas na Escola. - Congresso, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 18 e 19 de novembro de 2022. Org. Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha.
- 🎓 AA.VV (1998) V Fórum Camoniano: O ensino de Camões: práticas e propostas. - [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação Casa-Memória de Camões em Constância. Constância: CIEC. / Lisboa: Cosmos. – [82, [4] p. (23cm). ISBN 972-762-128-7].
- 🎓 AA.VV (2001) IX Forum Camoniano: A projecção universal de Camões: o ensino de Camões hoje. – [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação da Casa-Memória de Camões; coord. Ana Tavares. Lisboa: Colibri / Constância: Associação da Casa-Memória de Camões em Constância. – [ISBN 972-772-413-2].
- 🏗LEPLE: Literatura no Ensino de Português como Língua Estrangeira, projeto coordenado pela Professora Ana Maria Machado, sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e que "tem como principal objetivo introduzir a leitura extensiva de contos retextualizados da literatura portuguesa dos séculos XIX-XXI, no ensino de Português como língua estrangeira".
- 🎓 AA.VV (2013) Revista de Estudos Literários [online]. Vol. 3: Ensino da Literatura (jul. 2013), coord. deste n.º por Cristina Mello e Ana Maria Machado.Coimbra: FLUC∕CLP.
- 🎓 AA.VV (2000) Didáctica da língua e da literatura: actas / do V Congresso Internacional de Didáctica... ; org. Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras de Coimbra, Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura. Coimbra : Almedina, 2000. - [O Congresso foi em 1998, as atas são de 2000].
- 🎓 AA.VV (1999) Ensino da literatura: reflexões e propostas a contracorrente. Org. Maria Isabel Rocheta & Margarida Braga Neves. Lisboa: Cosmos / Dep. de Literaturas Românicas da FLUL.
A
I. Alarcão
- ALARCÃO, I. (2001) A Leitura como meio de desenvolvimento linguístico: implicações para uma didáctica da língua estrangeira, in Intercompreensão, nº1, ESE de Santarém, 53-82.
- ALARCÃO, I. (2008) Desafios actuais ao desenvolvimento da Didáctica de Línguas em Portugal, in BIZARRO, Rosa (org.), Ensinar e aprender línguas e culturas estrangeiras hoje: que perspectivas?. Porto: Areal Editores, 10-14.
- ALARCÃO, M. L. (2005) Motivar para a leitura: estratégia de abordagem do texto narrativo. Lisboa: Texto Ed..
Marie-Claude Albert
- 🎓 🛠 ALBERT, Marie-Claude & Marc Souchon (2000) Les textes littéraires en classe de langue [Excerto: PDF]. Paris: Hachette, FLE.
- 🎓 ALBERT, Marie-Claude (1991) De l'Utilisation des textes en français langue étrangère: apport de la réflexion sur les typologies textuelles, Cahiers du CRELEF, n° 32, Université de Besançon, 71-94.
***
- 🌏 🎓 Água, Ana Lúcia Freilão (2010) A comunicação com textos literários e as tecnologias de informação e comunicação na web 2.0: um estudo de caso no ensino básico português [PDF]. - Dissertação de mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares. Lisboa: U. Aberta. - 115, [76] p.
***
Carlos Ascenso André
- André, Carlos Ascenso (2016) Uma língua para ver o mundo: olhando o Português a partir de Macau. Macau: Instituto Politécnico.
- (2012) A literatura e o ensino da língua portuguesa, in Actas do 1.º Fórum internacional de ensino da língua portuguesa na China. Macau: Instituto Politécnico de Macau / Fundação Macau / U. Estudos Estrangeiros de Pequim, 20-34.
***
- Antunes, Maria de Fátima Carvalho da Silva (2009) A leitura em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira [PDF]. - Dissertação de Mestrado. Porto: FLUP.
***
- ARON, Thomas (1982) Littérature et réfèrent; a propos de l'enseignement de la littérature française à des étudiants étrangers, Études de linguistique appliquée, n° 45, 71-79.
- 🎓 Associação de Professores de Português (dez. 2013) Parecer sobre o programa e metas curriculares de português do Ensino Secundário [PDF] - Lisboa.
- 🛠 Augusto, Sara & Christiano, C. C. (2017) Português com textos 1: Poemas para o Ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
- 🛠 Augusto, Sara & Christiano, C. C. (2018) Português com textos 2: Textos Narrativos para o Ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
B
- Barrocas, Fernanda (2001) O texto literário na aula de português língua estrangeira: da estranheza do deslumbramento, Revista Aprender, vol. 25 (2002) - Ensinar e aprender línguas hoje, 18-21.
- 🎓 🛠 Barros, Baltazar Firmino (2021) Interdisciplinaridade entre a História e Literatura: o conhecimento da História de Portugal a partir d’Os Lusíadas. - Dissertação de Mestrado em Ensino de português e de espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientador: José Henrique Manso. - Covilhã: UBI.
- BRAIT, Beth (2000) Língua e literatura: uma falsa dicotomia, Revista da Anpoll, n.º 8, p. 187-206.
José Augusto Cardoso Bernardes
- 🎓BERNARDES, José Augusto Cardoso (2024) Camões na Escola: celebrações e desafios, in JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias / Descartável “Educação: Camões na Escola”, n.º 1401 (de 12 a 25 jun. 2024), p. 1-3.
- 🎓 ⌛ (2024) “Os Lusíadas (ainda) hoje", Introdução ao volume de atas: FRAGA, Maria do Céu (ed.) Os Lusíadas na Sociedade e na Escola. Ponta Delgada: Letras Lavradas e Centro de Estudos Humanísticos da U. Açores, 5-13.
- 🎓 (2022) Edições escolares: as que existem e as que faltam, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 2-3.
- 🎓 (2022) Conferência: “O Ensino de Camões nas Escolas Portuguesas”, 14 .12.2024, às 15 horas, na sala do DEPER, FLUP. Org. Zulmira Santos, Luís Fardilha, Isabel Morujão, Paula Almeida Mendes.
- 🎓 (2022) “Os Lusíadas e a necessidade de acolhimento”, comunicação, in Os Lusíadas na Escola. - Congresso, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 18 e 19 de novembro de 2022. Org. Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha.
- 🎓 🛠 (2022) A oficina de Camões: apontamentos sobre Os Lusíadas [LIVRO] Coimbra: Imprensa da Universidade.
- 🎓 (2019) A oficina de Camões (apontamentos sobre Os Lusíadas), in Revista de Estudos Literários, n.º 9 - A historicidade da literatura (2019), Coimbra: FLUC - CLP, 289-321.
- 🎓 Bernanardes, José Augusto Cardoso e Rui Afonso Mateus (2013), A Literatura e o Ensino do Português [LIVRO : PDF]. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- 🎓 (2012) O ensino de Camões: aproximações a um problema maior, in José Cândido Martins e Maria do Céu Fraga (orgs.), Camões e os Contemporâneos. Braga/Ponta Delgada: CIEC, U. Açores e U. Católica Portuguesa, 17-35 [ou 35-50?]. - Texto reprod., com o mesmo título, em A oficina de Camões, Coimbra: Imprensa da Universidade, p. 211-252.
- 🎓 (2011) Os estudos literários na Universidade, in João Amadeu Carvalho da Silva, José Cândido de Oliveira Martins & Miguel Gonçalves (orgs.) Pensar a literatura no séc. XXI. Braga: Faculdade de Filologia, 27-52.
- 🎓(2010) Cultura literária e formação de professores, in Colóquio de Didática língua e literatura. Coimbra: FLUC, 29-62.
- 🎓 (2010) Sá de Miranda e o cânone literário escolar, in José Cândido Martins e Sérgio Guimarães de Sousa (orgs.) Sá de Miranda: estética e ética. Guimarães: Opera Omnia, 17-43.
- 🎓 (2007) Literatura e Ensino: entrevista com José Augusto Cardoso Bernardes, por Marinete Luzia Francisca de Souza, in Polifonia, v. 24, n.º 36 (jul-dez. 2017), Cuiabá-MT, p. 181-188.
- 🎓 (2005) Como abordar a literatura no Ensino Secundário: outros caminhos. Porto: Areal Ed.
- 🎓 (2002) História literária e ensino da literatura, in Cristina Mello et alii (coords.), II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. Coimbra: Almedina, 15-39.
- 🎓 (2000), A investigação e a didáctica da lírica de Camões [PDF], in Didática da língua e da literatura: atas, Coimbra: Livraria Almedina, 745-762.
- 🎓 (2000) As estâncias finais d’Os Lusíadas ou “Nunca ouvido canto” de Camões, in Mathésis, n.º 9, Viseu: Universidade Católica Portuguesa, Departamento de Letras, p. 69-84. – texto reprod. em A oficina de Camões, Coimbra: Imprensa da Universidade, p. 117-137, agora com o título “O nunca ouvido canto de Camões e as estâncias finais de Os Lusíadas”.
- 🎓 (1999) Os Lusíadas e a pedagogia dos valores, in Separata das I Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, Coimbra: ILLP (1999), p. 123-145.
- 🎓 (1999) História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. II - Humanismo e Renascimento. Lisboa: Verbo.
- 🎓 (1998), A investigação e a didáctica da lírica de Camões, in Actas da V Reunião Internacional de Didática da Língua e da Literatura, Coimbra: Livraria Almedina, p. 745-762.
Rosa Bizarro
- 🛠 Bizarro, Rosa & Lola Geraldes Xavier (2017) Contos em Português: ler para aprender em PLE. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
- 🎓 Bizarro, Rosa (2008) Linguística e Literatura: uma relação produtiva na aula de LE, in Isabel Margarida e Olívia Figueiredo (Orgs.) O fascínio da linguagem: atas do Colóquio de homenagem a Fernanda Irene Fonseca. Porto: FLUP, 355-364.
- (2006) O ensino-aprendizagem da leitura, in BIZARRO, Rosa, Autonomia de Aprendizagem em Francês Língua Estrangeira. Porto: Edições U. Fernando Pessoa, 137-273.
António Afonso Borregana
- 🛠 BORREGANA, António Afonso (1989) Análise de Os Lusíadas. 2.ª ed., Setúbal: ed. de autor.
- 🛠 (1995) Os Lusíadas de Luís de Camões: o texto em análise. 2.ª ed., Lisboa: Texto. / 4.ª ed., 2.ª tir., 1998. / 5.ª ed., 1998. / 6.ª ed., 2.ª tir., 2003; 3.ª tir., 2005; 4.ª tir., 2006; 5.ª tir., 2007.
- 🛠 (1998) Camões lírico: o texto em análise. 4.ª ed., Lisboa: Texto. / 5.ª ed., 2001.
***
- BOURDET, Jean-François (1999) Lire la littérature en Français langue étrangère: lecture, apprentissage, référence , Études de linguistique appliquée, n° 115, 329-348.
- Branco, António (2001) O programa de Literatura Portuguesa do Ensino Secundário: o último reduto? [PDF], Revista Portuguesa de Educação, 14, n.º 2 (2001), U. Minho Braga.
- Branco, António (1999) Pedagogia do cânone literário escolar: Adequação e violência, rejeição e desejo.
Helena Carvalhão Buescu
- 🎓 BUESCU, Helena Carvalhão(2013) Experiência do incomum e boa vizinhança: literatura comparada e literatura-mundo. Porto: Porto Editora.
- 🎓 (2011) Literatura, cânone e ensino, Revista de Estudos Literários, nº 1 - Os Estudos Literários em Portugal no Século XX (jul. 2011), coord. do número por António Apolinário Lourenço; Osvaldo Manuel Silvestre, Coimbra: FLUC - CLP, 59-83. [Confirmar se foi na revist de Coimbra!]
- 🎓 (1999) Ensinar literatura: reflexões e uma proposta de programa”, in Maria Isabel Rocheta e Margarida Braga Neves (orgs.) Ensino da literatura: reflexões e propostas a contracorrente. Lisboa: Cosmos / Dep. de Literaturas Românicas da FLUL, 69-80.
***
- 🛠 BUESCU, Maria Leonor Carvalhão (1984) Apontamentos de Literatura Portuguesa. Porto: Porto Ed. – [Com variantes no subtítulo – para os alunos dos liceus; segundo o programa para o 10.º e 11.º anos de escolaridade. – Existem edições de 1964, 1966, 1971, 1977 (2.ª ed.), 1980 (3.ª ed.) e uma ed. revista de 1993. - Diponho da ed. de 1984.]
C
Avelino Soares Cabral
- 🛠 CABRAL, Avelino Soares (1997) Camões épico: introdução à leitura de “Os Lusíadas”: 10.º ano. Mem Martins: Sebenta. – [Série “Cadernos de Português”].
- 🛠 CABRAL, Avelino Soares (1997) Camões lírico: 10.º ano. Mem Martins: Sebenta. – [Série “Cadernos de Literatura”].
***
- 🎓 Calvino, Ítalo (1991) Porquê ler os Clássicos? - Trad. José Colaço. Lisboa: Teorema. | 1994 | 2009 | 1.ª ed. Alfragide: D. Quixote, 2015.
- Cardoso, Abílio Hernandez (1996) A letra e a imagem: o ensino da literatura e o cinema, in Discursos, 11-12, 15-35.
- Carvalho, Arcângela (2012) Ensino da Literatura e da Língua: duas faces da mesma moeda?, Centro de Investigação e Publicações, ESE Almeida Garrett.
- 🎓 Carvalho, Jorge Vaz e (2020) Porquê ler os clássicos. Lisboa: U. Católica Editora, 2020. - 43 p.
- Castño, Joana Filipa Abreu de (2009) O literário no ensino a distância de Português Língua Estrangeira: um post. - Dissertação de Mestrado. Lisboa: FCSH/UNL.
- 🎓 Castro, Rui Vieira de (2001) A «questão» de Os Lusíadas: acerca das condições de existência da literatura no Ensino Secundário”, Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, n.º 16 - "Diacrítica 1986-200", 75-103.
Carlos Ceia
- 🎓 CEIA, Carlos (2010) O professor na caverna de Platão: as recentes políticas para a formação de professores em Portugal e o futuro da profissão. Lisboa: Caleidoscópio.
- (2009) "Didáctica da literatura", verbete, in E-Dicionário de Termos literários de Carlos Ceia [online], 30.12.2009.
- 🎓 (2002) O que é ser professor de literatura? Lisboa: Colibri.
***
- CICUREL, Francine (1991) Lectures interactives en langue étrangère. Paris: Hachette. - V. Recensão-crítica por Véronique Gocel em Journal of French Language Studies, Cambridge University Press, 1993.
- Ciria, C. (2013) La minificción como herramienta didáctica en la adquisición de la competencia literária, El Cuento en Red: revista electrónica de teoría de la ficción breve, nº 27 (Primavera 2013), 38-44.
- Clüver, Claus (2001) Estudos interartes: introdução crítica, in Helena Buescu, João Ferreira Duarte e Manuel Gusmão (orgs.), Floresta encantada. Lisboa: Dom Quixote, 333-382.
- Coelho, Eduardo Prado (1979) A Letra Litoral: ensaios sobre a literatura e seu ensino. Lisboa: Moares.
Jacinto Prado Coelho
- 🎓 COELHO, Jacinto Prado, coord. (1980) Problemática da leitura: aspetos sociológicos e pedagógicos. Lisboa: INIC / CLEPUL.
- 🎓🛠 (1978) D'Os Lusíadas à Mensagem, in Actas do I Congresso Internacional de Estudos Pessoanos. Porto: Brasília Ed., 307-315.
- (1976) A literatura ensina-se?, in Ao contrário de Penélope. Lisboa: Bertrand, 45-71.
- 🎓 (1975) Ensino da literatura e crítica literária. - Separata de palestra proferida no dia 25.03.1973 no Rotary Clube. Figueira da Foz: Mar Alto.
***
- Cogollo, L. (2012) El microrrelato como recurso didáctico en el desarollo de la competencia literária. - Dissertação de Mestrado. Suécia, Stockholms Universitet.
- 🎓 Coimbra, Gonçalo Alexandre Moura (2019) A possibilidade de cânone no ensino de literatura em contexto de Português como Língua Estrangeira [PDF]. - Dissertação de Mestrado em PL2 e PLE. Orient. Ana Maria Martinho. Lisboa: FCSH - UNL.
- 🎓 CORDEIRO, Heloísa Maria Freire de Oliveira (2008) Correm turvas as águas deste rio": Camões no ensino secundário, hoje. – Dissertação de mestrado em Ensino e Investigação em Literatura Portuguesa. Orientação: José Augusto Cardoso Bernardes, Coimbra: FLUC.
- 🌏 🎓 Cordón-García, J. (2018) Leer escuchando: reflexiones en torno a los audiolibros como sector emergente, Anuario ThinkEPI, 12, 170-182.
Amélia Maria Loureiro Correia
- Correia, Amélia Maria [Loureiro?!] (2016) Camões no cânone escolar: paradigmas e leituras(s), Limite, Vol. 10, n.º 1 (2016), 179-199.
- 🎓 ⌛ CORREIA, Amélia Maria Loureiro (2010) (Re)pensar a literatura na escola do século XXI. - Tese de doutoramento em Literatura Portuguesa: Investigação e Ensino. Coimbra: FLUC. - Nota: Acesso indisponível, o texto está embargado!
***
- 🎓 Correia, Ana Marília Salvado (2014) Relatório de Estágio O estudo de Luís Vaz de Camões no 3º ciclo e no ensino secundário. - Covilhã: Universidade da Beira Interior: Artes e Letras. Orientação: José Henrique Rodrigues Manso.
***
- Costa, Paulo Lampreia (2003) Os textos literários nos programas escolares (1895-…): o lugar do texto vicentino, in Adágio, 34/35, p. 98-105.
R. Costa
- Costa, R. (2008) Sobre a micro-ficção (comunicação). Encontro sobre micro-ficção, Casablanca, 23 maio 2008.
- Costa, Rui & André Sebastião, org. (2008) Primeira antologia de micro-ficção portuguesa. Vila Nova de Gaia: Exodus.
D
- Dias, Ana Paula (2013) Língua, Cultura, Aprendizagem: contributos para uma abordagem intercultural ao ensino do Português Língua Estrangeira em Macau, Revista SIPLE, vol. 3, n.º 2 (oct. 2013).
- Dionísio, João (2008) Defesa e ilustração de um cânone escolar, in Carlos Reis (dir.) Atas da conferência internacional sobre o ensino do Português. Lisboa: Ministério da Educação / Direção-Geral da Inovação e do Desenvolvimento Curricular, 209-215.
- 🎓 Dionísio, Maria de Lourdes (2000) A construção escolar de comunidades de leitores. Coimbra: Almedina.
- 🎓 Droit, Roger-Pol Droit (2011) Voltar a ler os clássicos. Lisboa: Temas e Debates / Círculo de Leitores.
- 🎓 Duarte, Regina dos Santos (2025) "Porquê ler Camões? Entre o desejo e a realidade", in Expresso online, 24.02.2025.
Isabel Margarida Duarte
- 🎓Duarte, Isabel Margarida e Olívia Figueiredo, coords. (2012) O Português: língua e ensino. Porto: FLUP.
- 🎓 Duarte, Isabel Margarida (2007) Ensino da Língua Portuguesa em Portugal: o texto, no cruzamento dos Estudos Linguísticos e Literários [PDF], Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 2, nº. 1.
- 🎓(2005) É possível ler Os Lusíadas no Ensino Básico, separata de Gramática e humanismo: atas do colóquio de homenagem a Amadeu Torres, II, Braga: Faculdade de Filosofia da U. Católica Portuguesa, 361-377.
***
- 🎓 S. Doubrovsky, S. & T. Todorov, eds. (1971) L’ Enseignement de la littérature. Plon. | Reed., Paris: Hermann Éditeurs, 2012 [Excertos: PDF]. - V. Compte-rendu par Steen Jansen.
E
- Estelle, Riquois (2010) Exploitation pédagogique du texte littéraire en FLE: un equilibre fragile, in 11º Recontres des chercheurs en didactique des littératures, Genebra, mar. 2020.
- Esteves, J. M. (1991) O lugar do texto literário no ensino do Português como língua estrangeira, in Actas do Seminário Internacional Português como LE. Macau, Instituto Português do Oriente, 139-147.
F
Rui Tavares de Faria
- 🎓 🛠 Faria, Rui Tavares de (2022) Revisitar os Clássicos no Ensino Secundário: propostas de relação intertextual e interartística, Boletim de Estudos Clássicos [online], n.º 67 (2022), 133-150.
- 🎓 (2020) Jornadas de Estudos Clássicos em Ponta Delgada – promover o mundo greco-romano: da universidade ao ensino secundário, Boletim de Estudos Clássicos [online], n.º 65 (2020), 177-180.
***
- Farina-Gravanis, L. (2009) Le texte littéraire en langue étrangère: un passeur de gué entre les cultures, in Actes du coloque international des 4 et 5 juin 2009 – La place de la littérature dans l’enseignement du FLE. Athènes: Université d’Athènes, 201-216.
- 🎓FERREIRA, Ana Maria Dias (1998) Literaturas no ensino da língua: algumas propostas pedagógico-didácticas. - Dissertação de doutoramento. Lisboa: FLUL.
- Ferreira, Daniel & Isabel Margarida Duarte (2021) O texto literário na aula de PLE: algumas considerações e uma proposta para a didatização do conto “Bibliotecas” de Valter Hugo Mãe, Linguarum Arena - Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto, vol. 12, 29-44.
- 🎓 Fonseca, Fernanda Irene (2000) Da inseparabilidade entre o ensino da língua e da literatura, in Reis, Carlos et al. (org.) Didáctica da Língua e da Literatura: atas, vol. 1, Coimbra, Almedina, 37-45.
- 🎓 Fraga, Maria do Céu (2000) Para uma didática/pedagogia renovada de Os Lusíadas, in Didáctica da Língua e Literatura: atas. Coimbra: Almedina, vol. II, 999-1006.
G
- 🎓 Galisson, Robert (1991) De la langue à la culture par les mots. Paris: CLE International.
- 🎓 Gagliardi, Caio (2013) O ensino da literatura clássica à luz do seu diálogo com a modernidade [PDF], Revista de Estudos Literários [online]. Vol. 3: Ensino da Literatura (jul. 2013), coord. deste n.º por Cristina Mello e Ana Maria Machado, Coimbra: FLUC∕CLP, p. 97-110.
A. B. García Benito
- 🛠 García Benito, A. B. (2018) Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito, de Ondjaki: proposta didática para trabalhar com textos literários nas aulas de PLE (Nível C1) com hispanofalantes, in M. Ellison et al. (orgs.) As línguas Estrangeiras no Ensino Superior: Propostas didáticas e casos em estudo. Porto: Flup e-Dita, 9-33.
- 🛠 García Benito, A. B. (2011) Mia Couto: autor intercultural para la clase de portugués lengua extranjera, in F. Villalba & J. Villatoro (eds.) Educación Intercultural y Enseñanza de Lenguas, Vol. 1 - ed. digital, 35-45.
***
- 🎓 Gonzalez, Iolanda Ogando (2019) A literatura nas aulas de PLE: para aprender e comunicar sobre a memória cultural portuguesa, Diacrítica, vol. 32, n.º 2 (2019), 211–237.
- 🎓 González, Neide T. Maia (1990) La utilización del texto literario en las clases de lengua extranjera, in SILVA, Pedro Câncio da (org.) Língua, literatura e integração hispano-americana. Porto Alegre: SEC, Editora da UFRGS, 116-123.
J
- Jorge, Lídia (1989) Espaço para a literatura nas escolas, Diário de Notícias, 15.01.1989.
- Jáimez Muñoz, S. (2003) El uso de textos literarios en la enseñanza de inglés en la educación secundaria. - Tese de doutoramento, Universidad de Granada.
- Jurado Morales, J. & Zayas Martínez, F. (2002) La literatura en la enseñanza del español como lengua extranjera: propuesta metodológica y aplicaciones didácticas de textos de la literatura española contemporánea. Cádiz, Espanha: Universidad de Cádiz.
K
Claire J. Kramsch
- Kramsch, Claire. J. (2006) From communicative competence to symbolic competence, The Modern Language Journal, vol. 90, n.º 2, 249-252.
- 🎓 Kramsch, Claire (1993) Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press.
- Kramsch, C. J. (1985) Literary texts in the classroom: a discourse, The Modern Language Journal, vol. 69, n.º 4, 356-366.
***
- Kredátusová, M. (s.d.) The benefits of extensive reading in EFL. - Dissertação de mestrado. Faculdade de Pedagogia da Universidade de Masaryk.
L
- Lagos Arciniegas, E., Ruiz Faustino, C. C. & Pélaez Matallana, S. (2005) La literatura y la enseñanza de lenguas, Poligramas 22, 139-154.
- Lazar, G. (1993) Literature and language teaching: a guide for teachers and trainers. New York: Cambridge University Press.
- Li, Xueqing (2020) Uma proposta pedagógica para o ensino das literaturas dos países de língua portuguesa na China: teoria da estética da recepção em prática, Revista Linguagem & Ensino, vol. 23, n.º 2.
Ângela Filipe Lopes
- Lopes, Ângela Filipe (2020) O continuum leitura-escrita: efeitos da compreensão leitora sobre a produção escrita em português L2 no nível C. - Tese de Doutoramento em Ciências da Linguagem. Porto: FLUP.
- Lopes, Ângela Filipe, Maria da Graça L. C. Pinto (2020) O contributo da literatura para o processo de aprendizagem da L2: o recurso à crónica de imprensa, Interfaces, vol. 11, n.º 4, 207-224.
- 🎓 Lopes, Silvina Rodrigues (1999) O ensino da literatura como aproximação ao paradoxo, in Incidências, 1, p. 17-25.
- 🎓 🛠 Luscher J.-M. (2009) L’enseignement de la littérature selon la perspective actionnelle. Que pourrait être une «tâche littéraire»?, Le français à l’université, vol. 14, n.º 2 (2009), Montréal: AUF - Agence universitaire de la francophonie.
M
Ana Maria Machado
- Ana Maria Machado (anamacha@fl.uc.pt) é coordenadora do 🏗 projeto LEPLE: Literatura no Ensino de Português como Língua Estrangeira, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
- 🎓 Machado, Ana Maria (2002) Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva.
- Machado, Ana Maria & Anabela Fernandes (2019) As retextualizações literárias no ensino de Português língua estrangeira: resultados de uma primeira experiência [PDF], Diacrítica, vol. 32, n.º 2, 93-114.
- Machado, Ana Maria; Anabela Fernandes & V. Costa (2018) A literatura no ensino de português língua estrangeira: discussão de um projeto, Tejuelo, vol. 27, 5-20.
- https://doi.org/10.17398/1988-8430.27.5
***
- Magalhães, Catarina Gomes Monteiro (2016) Um lugar para o texto literário na aula de PLE [PDF]. - Relatório de Mestrado em PL2 / PLE. Orient. Luís Fernando de Sá Fardilha. Porto: FLUP.
- 🎓 ⌛ MARNOTO, Rita – A leitura de Os Lusíadas: anacronismo e atualização, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 1-3.
Rui Manuel Afonso Mateus
- 🎓 MATEUS, Rui Manuel Afonso (2013) Fundamentos e práticas da adaptação de clássicos da literatura para leitores jovens. - Tese dout. em Literatura de Língua Portuguesa (Investigação e Ensino). Orientação: Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre. Coimbra: FLUC.
- 🎓 (2013) Os Lusíadas (en)light(ened): a adaptação como estratégia de mediação dos clássicos em contexto escolar [PDF], Revista de Estudos Literários [online]. Vol. 3: Ensino da Literatura (jul. 2013), coord. deste n.º por Cristina Mello e Ana Maria Machado, Coimbra: FLUC∕CLP, p. 111-133.
***
- 🎓 Matos, Maria Vitalina Leal de (1987) Reflexões sobre a literatura e o seu ensino, in Ler e Escrever. Lisboa: INCM, 9-30.
- 🎓 Mello, C. (1992) Línguas e Literaturas, Revista da Faculdade de Letras do Porto, Universidade do Porto, 65-79.
Margarida Vieira Mendes
- 🎓MENDES, Margarida Vieira (1999) Didáctica da Literatura: um espaço devido na Faculdade de Letras, in Maria Isabel Rocheta e Margarida Braga Neves (eds.) Ensino da Literatura. Lisboa: Cosmos.
- 🎓 (1997) Didáctica da Literatura, in Biblos - Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, vol. 2, Lisboa: Verbo, 143-147.
Mafalda Moço
- Moço, Mafalda & Inocência Luciano dos Santos Mata (2015) O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa, Via Atlântica, São Paulo, n.º 28, 45-54.
- Moço, Mafalda (2011) O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. - Dissertação de Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa: Metodologia do ensino de PLE – PLE 2 / Dinâmicas Interculturais. Lisboa: FLUL.
***
- Morel, A. (2012) Littérature et FLE: état des lieux, nouveaux enjeux et perspective, in Actes du II(ème) Forum Mondial HERACLES, 141-148.
- Mota, Fernanda (2010) Literatura e(m) ensino de língua estrangeira [PDF], Fólio - Revista de Letras, vol. 2, n.º 1 (jan.-jun. 2010) - A inovação: na Literatura, na Língua e na Aprendizagem, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 101-111.
N
- 🛠 Nabais, Sandra Sofia Esteves (2012) Caminhos para a intertextualidade no triângulo Eneida – Lusíadas – Mensagem: uma leitura didática. - Relatório apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português e das Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação: Graça Videira Lopes & Manuel Rodrigues. Lisboa: FCSH da UNL.
O
- 🎓 OLIVEIRA, Carolina Santos (2011) Ensinar a literatura em contexto de português língua estrangeira a alunos universitários italianos [PDF]. - Dissertação de Mestrado em EPL2 e EPLE. Orinet. Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho Carver Gale. Lisboa: FCSH - UNL.
P
- PAPO, Éliane & Dominique Bourgain (1989) Littérature et communication dans la classe de langue: une initiation à l'analyse du discours littéraire. Hatier-Credif, coll. LAL.
- Paran, Amos (2008) The role of literature in instructed foreign language learning and teaching: an evidence-based survey, Language Teaching, vol. 41, n.º 4, 465-496.
- 🎓 Pardal, Eugénia da Conceição Calado Rodrigues (2013) Camões lírico na aula de Português à luz da cultura clássica. - Relatório (Despacho Reitoral n.º 137/2011) equivalente a Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Orient. Cristina Mello Doutora Cláudia Cravo. Coimbra: FLUC.
- 🎓 Pereira, José Carlos Seabra (1992) Para (re)definir e ensinar Literatura, in Máthesis, n.º 1, 171-191.
- Pires, P., coord. (2011) [nanoescritas ] antologia de micro-ficção portuguesa: 24 vozes para 24 cigarros… Portugal: Editor Paulo Pires.
Jean PEYTARD
- 🎓 PEYTARD, Jean & Sophie Moirand (1992) Discours et enseignement du français, Hachette Français langue étrangère.
- PEYTARD, Jean (1991) Variations de l'écriture, ou la littérature comme enseignement de la langue, Les Cahiers de l'ASDIFLE, n° 3, « Les enseignements de la littérature », in Actes des 7e rencontres (janvier 1991), 47-56.
- PEYTARD, Jean. et al. (1982) Littérature et classe de langue, HatierCredif.
- 🎓 PEREIRA, Maria Helena Rocha (1986) Reflexões sobre o ensino de Os Lusíadas, Boletim de Estudos Clássicos, n.º 5, da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e do Inst. de Estudos Clássicos, Coimbra: Imprensa da Universidade, 73-83.
- 🎓 ⌛ PINHEIRO, Daniela – Haverá lugar para Os Lusíadas na sala de aula do século XXI?, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 3-4.
- Pinheiro-Mariz, J. (2014) Lendo obras-primas pelos caminhos da adaptação: por uma formação literária em língua estrangeira, in J. Pinheiro-Mariz (ed.) Em busca do prazer do texto literário em Aula de Línguas [ed. kindle]. Jundiaí, Brasil: Paco Editorial.
- 🎓 PIRES, Maria da Conceição Mateus (2003) Modos de ler Camões lírico no ensino secundário. - Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas. Orientação: João Carlos Firmino Andrade de Carvalho. - Faro: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, U. Algarve. - Bibliografia, p. 347-371.
- 🛠 🌏 ⌛ PORTUGAL. RBE - Rede de Bibliotecas Escolares. - “Camões, Engenho e Arte”. - Programa de comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões a realizar a partir das bibliotecas escolares, em articulação com as diferentes estruturas das escolas. | Blogue RBE, 4.08.2024. || GUIÃO do projeto da RBE “Camões, Engenho e Arte”. - Diretório de Camonística, 7.09.2024.
- PORTUGAL. Departamento do Ensino Secundário (2000), Revisão curricular no ensino secundário. Cursos Gerais e Tecnológicos – I. Lisboa: Ministério da Educação
- PORTUGAL. Departamento do Ensino Secundário (1997) Encontros no secundário. Documentos de apoio ao debate -1. Lisboa: Ministério da Educação.
- PORTUGAL. Ministério da Educação (1997) Desenvolver, consolidar, orientar. Documento orientador das políticas para o ensino secundário. Lisboa: Ministério da Educação.
- Price, Ada (2009) New books from old: turning classics into comics, in Publishers Weekly [online], 21.12.2009.
R
Micaela Ramón
- 🎓🛠 Ramón, Micaela (2022) O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas [PDF], Diacrítica, vol. 36, n.º 2 (2022), 267–276.
- 🎓 Ramon, Micaela & Aida Lemos (2005) O lugar do texto literário não contemporâneo na aula de Português [PDF], Línguas e Letras, vol. 6, n.º 10 (1.º sem. 2005), 195-203.
***
- Regufe, Vanessa Isabel Ferreira (2016) O contributo da microficção para o ensino-aprendizagem de unidades fraseológicas: o uso do microconto na aula de PLE [PDF]. - Relatório de Mestrado em PL2 / PLE. Porto: FLUP.
- Reis, M. (2012). Da leitura à oralidade: Desenvolvimento da expressão oral a partir de contos breves no nível A2. (Relatório de Mestrado em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em: <https://hdl.handle.net/10216/66479>, acedido em 28 de junho de 2021.
Carlos Reis
- 🛠 Reis, Carlos (2015) Rimas e os Lusíadas, Luís de Camões: inclui História trágico-marítima: leituras orientadas, 10.º ano. Porto: Porto Ed. – Contém bibliografia, p. 158-159. – V. descrição aqui.
- 🎓 (2005) A construção de memória: a literatura como dualidade e conflito, in separata História(s) da Literatura - Actas do 1º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas. Coimbra: Almedina, 169-182.
- 🎓 (1992) Didáctica da Literatura, in ADRAGÃO, José Victor; REIS, Carlos, Didáctica do Português. Lisboa: U. Aberta, 113-157.
- 🎓 (1992) Reflexões genéricas sobre o estatuto da didática da literatura, in O Professor, n.º 26 (3ª série, mai-jun.), Lisboa.
***
- 🛠 REZENDE, Cecília (2022) Saber Os Lusíadas: uma guia para compreender Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Lisboa: Edições Viera da Silva.
- 🎓 🛠RIBEIRO, Marilène Jesus Silva (2006) Um estudo dos clássicos no ensino básico: Os Lusíadas de Luís de Camões e a sua adaptação às crianças e ao povo por João de Barros. – . Orient. Maria Luísa de Castro Soares. Vila Real: UTAD.
S
Gabriela Pereira Tavares Sándor
- 🎓 Sándor, Gabriela Pereira Tavares (2016) A literatura oral tradicional lusófona no ensino/aprendizagem do PLE [PDF]. - Dissertação de Mestrado em PL2/PLE. Orient. Luís Fardilha. Porto: FLUP.
***
- 🎓 Santoro, Elisabetta (2007) Da indissociabilidade entre o ensino de língua e de literatura: uma proposta para o ensino do italiano como língua estrangeira em cursos de Letras [PDF]. - Tese de doutoramento em Letras. Orient. José Luiz Fiorin. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da U. São Paulo.
- 🎓 Santos Neto, João Leonel (2019) Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio. - Monografia de conclusão da Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. Orient. Abdoral Inácio da Silva. - Cajazeiras, Paraíba, Brasil: Universidade Federal de Campina Grande. - 44 f.
- Sanz González, F. (1995) La literatura en la clase de lengua extranjera: ¿una presencia incómoda?, Didáctica, vol. 7(, n.º 1, 119-132.
- 🎓 SARAIVA, António José (1997) Luís de Camões: estudo e antologia. 3.ª ed., Lisboa: Europa- América.
- Sell, J. P. A. (2005) Why teach literature in the foreign language classroom?. Encuentro, 15, 86-93.
Rosa Maria Sequeira
- 🎓 🚻 Sequeira, Rosa Maria (2013) A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural [PDF], in Machado, Ana Maria e Mello, Cristina (orgs.) Revista de Estudos Literários, n.º 3 - O Ensino da Literatura (jul. 2013), Coimbra: FLUC - CLP, 211-229.
- 🎓 🚻 (2012). A comunicação intercultural é uma utopia?, in Peter Petrov etl al. (eds.) Avanços em literatura e cultura portuguesas: século XX, vol. 3. Santiago de Compostela/Faro: Associação Internacional de Lusitanistas e Através Editora, 303-316.
- 🎓 🚻 (2003) O poder e o desejo: o ensino da literatura a estrangeiros na universidade [livro - PDF]. Lisboa: Ministério da Educação.
Cristina Serôdio
- 🎓 Serôdio, Cristina (2000) O ensino da literatura: concepções e práticas, in Didáctica da Língua e da Literatura: actas, vol. 1, Coimbra: Almedina, 467-473.
- 🛠 Serôdio, Cristina (1999) Práticas de tratamento escolar de Camões lírico, in Maria Isabel Rocheta & Margarida Braga Neves, Ensino da literatura: reflexões e propostas a contracorrente. Lisboa: Cosmos/ Dep. de Literaturas Românicas da FLUL.
Vítor Aguiar e Silva
- 🎓 SILVA, Vítor Aguiar e, org. (2011) Dicionário de Luís de Camões. Lisboa: Caminho.
- 🎓(2010) Teses sobre o ensino do texto literário na aula de Português, in As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da Literatura e a política da Língua Portuguesa, Coimbra: Almedina, 207-216. (Confirmar texto original em: Diacrítica, 1998-1999, p. 13-14).
- 🎓 (2010) "'O naufrágio' de Os Lusíadas no ensino secundário, in As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da Literatura e a política da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 249-254. - Texto publicado originalmente no jornal Público, 01.09.2001.
- 🎓 (2010) A poesia no ensino, in As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da Literatura e a política da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 255-258.
- 🎓 (2008) Horizontes de uma nova interdisciplinaridade entre os Estudos Literários e os Estudos Linguísticos, in Carlos Reis (coord.) Actas da Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Desenvolvi-mento Curricular,19-32.
- 🎓 (2003) A epopeia, Os Lusíadas e as leituras antológicas, Ariane, n.º 18-19-20 (2003/5). – Texto datado de “Braga, março de 2004” na sua reprod. em A lira dourada e a tuba canora: novos ensaios camonianos, Lisboa: Cotovia, 2008, 93-107.
- 🎓 (2002-5) Variações sobre o cânone literário, Ave Azul - Revista de Arte e Crítica, (Verão 2002-2005) Viseu.
- 🎓 (1998-99) As relações entre a teoria da literatura e a didáctica da literatura: filtros, máscaras e torniquetes, Diacrítica, 13-14.
* * *
- 🛠 SILVA, Lino Moreira da (2005) Tópicos para uma abordagem renovada de Os Lusíadas, na aula, I encontro de Leituras em Português. XX: I.E.P. da U. Minho.
Marc Souchon
- (2000) Souchon, Marc & M.-C. Albert - Les textes littéraires en classe de langue. Paris: Hachette.
- Souchon, Marc (1995) Pour une approche sémiotique de la lecturecompréhension en langue étrangère, SEMEN - Annales littéraires de l'Université de Besançon, n.° 10, p. 103-161.
- (1998) L'Appréhension de la relation scripteur-lecteur à partir de l'analyse des résumés d'un même texte fictionnel-littéraire, produits en situation langue maternelle et langue étrangère, in Actes du X colloque international ("Acquisition d'une langue étrangère: perspectives et recherches: pratiques discursives et acquisition des langues étrangères", Besançon, sept. 1996), réunis et présentés par M. Souchon, Besançon: Centre de Linguistique appliquée.
***
- 🛠 SOUSA, Andreia; Regina Carvalho (2019) Luís de Camões para exame: guia prático de preparação para o exame nacional, 12.º ano. Porto: Areal. ISBN 978-989-767-424-2.
- 🛠 SUCENA, Cecília; CHUMBINHO, Dalila (s.d.) Para estudar Os Lusíadas: Camões épico. S. João do Estoril: Edições Bonanza. – [“Sebenta de Português].
T
Maria Andresen de Sousa Tavares
- 🎓 TAVARES, Maria de Sousa (1989) A transmissão escolar dos valores literários: os textos consagrados, in Fátima Sequeira, Rui Vieira de Castro & Maria de Lourdes Sousa, orgs., O ensino-aprendizagem do Português: teoria e práticas. Braga: Universidade do Minho.
- (1989) Porquê o ensino da literatura nas Escolas Superiores de Educação, Diacrítica, n.º 3-4, Braga: Universidade do Minho, 99-109.
- (1989) A antologia: de seleta de autores a compêndio de conceitos, Diário de Notícias, 26.01.
***
- 🎓 Teles, Ana Filipa (2012) Ensinar literatura portuguesa na China, in Actas do 1.º Fórum internacional de ensino da língua portuguesa na China. Macau: Instituto Politécnico de Macau / Fundação Macau / U. Estudos Estrangeiros de Pequim, 170-177.
- 🎓 TORMENTA, José Rafael (2003) Manuais escolares de língua portuguesa: como conciliá-los com a reorganização curricular, in Didáctica das línguas e Literaturas em Portugal: Contextos de Emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento: actas do I Encontro Nacional da SPDLL. Coimbra: Pé de Página Editores, 257-260.
V
- 🎓Verdelho, Telmo (2013) A língua e a literatura: reflexões para uma pedagogia coalescente [PDF], Revista de Estudos Literários [online]. Vol. 3 - Ensino da Literatura (jul. 2013), coord. do n.º por Cristina Mello e Ana Maria Machado, Coimbra: FLUC∕CLP, p. 13-53.
W
- 🎓 Walter, Letícia (2014) A didática da literatura na perspectiva da formação de professores de língua portuguesa: reflexos e contributos para a escola e sociedade [PDF]. - Dissertação de Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino. Orient. Maria Cristina de Almeida Mello. Coimbra: FLUC.
X
Lola Geraldes Xavier
- 🌏 Castelo, Adelina; Lola Geraldes Xavier; Yun Liu (2024) Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE: estudo exploratório com aprendentes chineses [PDF], RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning, vol. 7, n.º 1 (jan.-jun. 2024).
- Xavier, Lola Geraldes (2022) Notas breves sobre a leitura de textos literários em aula de Português como língua estrangeira, revista STEM + L, n.º 2 (2022), 107-126.
- (2020) O texto literário em aula de PLE/PLNM: “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana, STEM + L, n.º 1 (2020), 62-84.
- (2019) Ler textos literários em aula de PLE: alguns pressupostos e interrogações, Diacrítica, vol. 33, n.º 3, 113-121.
- (2019) Diálogos entre língua e literaturas em português, in De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas, vol. V - Estudos da AIL sobre ciências da linguagem (língua, linguística, didática). Coimbra: Angelus Novus, 187-210.
- (2018) Contos africanos e brasileiros no ensino do Português como Língua Estrangeira, Forma Breve, n.º 14 (2018), 605-615.
- (2017) Um lugar para a literatura no ensino do Português como língua estrangeira na China [PDF], Portuguese language journal, vol. 11 (2017), 55-70
para saber +
Consultar também:
Redação: atualizado em 30.09.2025